Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Casos positivos de Covid-19 aumentam em todo o Brasil

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

casos positivos de Covid-19

 

Levantamento da Abrafarma revela que o número de casos positivos de Covid-19 nos testes realizados nas farmácias saltou e 7,28% na última semana de março para 9,31% no dia 17 de abril, aumento de 27,9%. As informações são do O Globo.

Já os laboratórios do grupo Fleury, no início do mês, relatavam uma taxa de positividade de 5,03% que, no dia 25 de abril, havia subido para 12,68% — aumento de 152%. Nas unidades da rede integrada de saúde Dasa, entre o início do mês e o último dia 19, a taxa cresceu 65% — saindo de 5,92% para 9,8%. No mesmo período, houve redução de 21% no volume de testes realizados pela empresa.

Os números reforçam que é importante estar alerta, mas ainda não indicam que é um momento para preocupação como nos meses passados. Em janeiro, no pico da variante Ômicron, esse percentual chegou a 39,87% nas farmácias.

Redução de testes e aumento de casos positivos de Covid-19

De acordo com os dados da Abrafarma, farmácias e drogarias tiveram redução de 81% na quantidade de diagnósticos realizados no país entre janeiro e março. Como a quantidade de testes realizados é cada vez mais baixa, mesmo com a proporção dos resultados positivos aumentando, os números oficiais seguem em queda.

Enquanto a Abrafarma contabilizou em janeiro 2.469.631 testes realizados nas farmácias do país, em março foram apenas 467.735 — queda de 81%. A perspectiva é que abril termine com um número ainda menor, já que até a metade do mês foram registrados apenas 127.830 diagnósticos pela associação.

Outro fator que pode estar relacionado à redução dos testes em farmácias e laboratórios é o início da venda dos autotestes no Brasil, em março. Levantamento da Abrafarma, divulgado no início do mês, mostrou que quase 80% das pessoas que realizaram um teste em casa haviam obtido resultado positivo.

No entanto, a associação destaca que o número é relativo, uma vez que o registro do resultado é feito por meio de um QR code na embalagem do produto e fica à cargo da pessoa se ela envia ou não o diagnóstico, o que leva muitas pessoas a não contabilizarem o resultado, especialmente em casos negativos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress