Os suplementos nas farmácias movimentaram R$ 3,7 bilhões nos últimos 12 meses até fevereiro, segundo dados da Close-Up International. E a CL Distribuição quer tornar esses produtos ainda mais relevantes para o varejo farmacêutico por meio de uma marca exclusiva para o setor – a Top Labs.
A distribuidora, com base em Raul Soares (MG) e comandada pelo CEO Melquisedec Soares, que acumula quase três décadas no mercado farmacêutico, identificou uma lacuna para fabricar produtos de marca própria. “Notamos que a categoria de suplementos poderia ser mais bem trabalhada e customizada para o perfil do consumidor das farmácias”, detalha o executivo, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.
Lançada há dois anos, a Top Labs já está presente em 1,8 mil PDVs, distribuídos por nove estados em todas as regiões do país – Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo), Centro-Oeste (Mato Grosso), Nordeste (Bahia), Norte (Pará) e Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina). O objetivo é chegar ao Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins ainda neste primeiro semestre. Até o fim do ano, projeta também atuar em Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.
Suplementos nas farmácias e sob medida
Vendida exclusivamente nas farmácias, a Top Labs teve todo seu desenvolvimento pensado para esse canal. E uma das preocupações da CL Distribuição para dar visibilidade à sua marca de suplementos envolveu a layoutização desses produtos no PDV.
“Tradicionalmente as embalagens de suplementos são grandes, o que acaba exigindo muito espaço nas gôndolas e na área de estocagem. Por isso, adaptamos nossas volumetrias e potes, no qual também levamos mais vida à linha, gerando destaque nas gôndolas e visibilidade ao consumidor”, explica. Além de trabalhar com tamanhos menores, a fabricante também remodelou pesos padrão para o mercado, como o whey de 907 gramas.
Marca exclusiva quer trazer mais competitividade para o setor
Para Soares, o varejo farmacêutico é um terreno muito fértil para a suplementação esportiva, que, se bem trabalhada, pode mudar a realidade do negócio. “O tíquete médio para esses produtos é de R$ 300 a R$ 1 mil por consumidor. Quantas losartanas ou dipironas o dono de farmácia precisa vender para ter a mesma rentabilidade de um pote de whey?”, questiona.
“Contar com uma marca exclusiva possibilita que as farmácias se tornem mais competitivas. A operação de uma body shop é muito mais enxuta do que a de uma drogaria o que torna a competitividade desleal”, afirma. Para reforçar presença no segmento, a Top Labs investe em treinamentos junto às equipes do varejo. “Queremos que os balconistas e atendentes sejam peritos em suplementação esportiva, a exemplo do que acontece com a venda de medicamentos”, explica o CEO.
Além das capacitações, a companhia também oferece materiais de merchandising para a loja física e as redes sociais. “Temos, inclusive, um departamento exclusivo para apoiar nosso cliente a impulsionar publicações regionalmente, já que atuamos muito próximos das farmácias independentes e associativistas”, completa.
Empresa de olho na influência digital
Assim como os demais players do mercado de nutrição, a Top Labs explora a influência digital. “Atualmente trabalhamos com 280 influenciadores e cada um deles é vinculado a uma farmácia ou rede. São profissionais do meio esportivo, nutricionistas e atletas com conhecimento em suplementação e ascendência em suas regiões, que não divulgam simplesmente a nossa marca, mas também a farmácia local que está vendendo nosso produto. É um serviço totalmente personalizado e focado no sell-out”, afirma.
Planos para 2025
Soares também revelou quais os planos da Top Labs para 2025. Além de passar a atuar em uma nova subcategoria, a empresa também visa a chegar a novas farmácias. “Atualmente, temos 69 SKUs e, já no próximo ano, passaremos a atuar também com barras de proteína e produtos em gel para consumo imediato, que somarão outros 16 SKUs às nossas linhas. Em paralelo, também queremos chegar às grandes redes de farmácias”, declara.