Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Santa Maria teme ficar sem remédios contra toxoplasmose

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Mesmo após ter confirmado um surto de toxoplasmose há quase dois meses, Santa Maria ainda espera pelo lote de medicamentos para tratamento da doença prometido pelo Ministério da Saúde. O município soma 485 casos até o momento, o que configura o maior surto do mundo. Após diversas reuniões entre representantes da área da Saúde e de autoridades do Ministério Público para tratar da questão, o MP Federal enviou uma recomendação ao Ministério da Saúde, com prazo de 10 dias para resposta, que expirou hoje.

Por conta da falta de posicionamento, representantes do município e do Estado se reuniram para elaborar um documento a ser entregue ao MPF, expondo a situação atual do estoque de remédiospara toxoplasmose disponível na cidade. Conforme a secretária da Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, só há medicamento suficiente até o fim de junho. “Conseguimos atender a esses pacientes que temos diagnosticados no momento. Se, por exemplo, aumentar (o número de casos), não sabemos até quando conseguiremos manter os estoques”, admite a secretária.

Em casos como o de Santa Maria, em função do surto, a responsabilidade da distribuição de medicação fica por conta da União. Por conta disso, o prefeito do município, Jorge Pozzobom, viajou para Brasília algumas vezes em busca de ajuda financeira. Desde o primeiro encontro, em abril, o caráter do encontro já era emergencial. “Se naquela época já fomos em busca logo que descobrimos, agora a situação chega a um patamar muito preocupante. Estamos realmente assustados, pois tudo que estava ao nosso alcance já fizemos”, completa a secretária.

Para tentar auxiliar na busca por medicamentos, o prefeito liberou cerca de R$ 50 mil para a compra de dois lotes para atender, prioritariamente, as gestantes do município. Liliane relata que o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roberto Schorn, também vem auxiliando na busca. O próximo passo é uma representação judicial. O Ministério Público Federal afirmou a representantes do município, porém, que essa possibilidade ainda vai ser avaliada.

Consultado pela reportagem, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou.

Maior surto do mundo

A Prefeitura de Santa Maria e o governo do Estado divulgaram na sexta-feira passada que a cidade registra 485 casos confirmados da enfermidade (25 a mais que no levantamento anterior), sendo 41 deles em gestantes.

Ainda conforme os dados, foram notificados à Vigilância em Saúde de Santa Maria 1.176 casos de pacientes com sintomas da doença. Desse total, 825 atendiam à definição de caso suspeito e 351 ainda dependem de classificação. Do total de casos suspeitos, 185 foram descartados e 155 permanecem em investigação.

Atualmente, o surto de Santa Maria já é considerado o maior do mundo. O recorde anterior ocorreu entre 2001 e 2002 em Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, com 426 doentes. As causas da doença, transmitidas por um protozoário, ainda não se esclareceram.

Fonte: Jornal Regional Água da Serra

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress