Quando um bebê nasce, geralmente há uma série de mudanças para os pais se ajustarem. Um problema médico comum que encontramos é o refluxo em bebês. Como se identifica este problema e como se pode tratá-lo? É muito grave?
O refluxo é um desconforto comum experimentado por bebês que normalmente ocorre após comerem ou mamarem. Se o seu bebê está passando por isso, saiba que não está sozinho – mais da metade dos recém-nascidos têm refluxo. Estamos aqui para responder essas questões que ficam para que você possa ajudar seu bebê de maneira correta. Confira!
O que é o refluxo em bebês?
Muito comum nos primeiros meses de vida do ser humano, o refluxo ocorre quando o alimento, fluídos ou ácido do estômago voltam para o esôfago. É uma condição relacionada à gastroesofagite, onde o esfíncter entre o esôfago e o estômago é fraco ou incompetente, permitindo que o alimento “reflua” de volta. Este refluxo pode ser doloroso ou desconfortável para um bebê.
Sintomas
O refluxo pode ter sintomas diferentes para cada bebê, mas relacionamos aqui os mais frequente.
O sintoma mais comum é o bebê reclamar de dor ou desconforto durante ou após a alimentação. Alguns bebês também ficam irritados como resultado do refluxo, aumentando os choros e a irritabilidade.
Outros sintomas frequentes incluem náuseas, vómitos, regurgitação frequente, dificuldade em engolir, dificuldade em dormir, rejeição alimentar e respirar com dificuldade após a alimentação.
Causas de refluxo em bebês
A causa raiz do refluxo em bebês é o esfíncter incompetente ou fraco, o que impede que o alimento se mantenha no lugar no estômago.
Em alguns casos, o refluxo pode ser causado por problemas no sistema digestivo, como a síndrome do intestino curto, ou alergias alimentares. Outras vezes, também pode ocorrer por um problema de saúde mais sério, como a síndrome da banda amniótica.
Como tratar?
Há alguns procedimentos para ajudar o bebê a lidar com o refluxo, que incluem mudanças na dieta, na posição durante a alimentação e medicamentos específicos.
Alterações na alimentação podem ajudar a aliviar o refluxo. Alimentos mais leves, com pouco ou nenhum sal e gordura, ajudam a reduzir a quantidade de líquido que flui de volta para o esôfago. Outros alimentos ricos em fibra, como cereais e purês, também podem ajudar a reduzir o refluxo.
Mudanças na posição do bebê durante e após a alimentação, como mantê-lo na posição direita, também podem ajudar. O pequeno deve estar inclinado enquanto é alimentado, e depois deve ter a cabeça e o peito elevados (30 a 45 graus) por alguns minutos.
Além disso, existem medicamentos específicos que podem ajudar a aliviar o refluxo gástrico. Se o seu bebê tem sintomas graves de refluxo, é importante consultar o seu médico para obter ajuda.
Já aconteceu com seu filho?
Agora que já sabe o que é refluxo em bebês e quais são as causas, sintomas e tratamento deste distúrbio. É importante ter em mente que o refluxo é um desconforto comum experimentado pelos bebês, mas que pode ser tratado com algumas mudanças na dieta, mudanças na posição durante a alimentação e medicamentos específicos. Na necessidade, lembre-se que ir ao médico pode ser sempre a melhor opção.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.