Como preparar as farmácias para a pré-alta dos medicamentos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Como preparar as farmácias para a pré-alta dos medicamentos

Uma das épocas mais importantes no varejo farmacêutico é a pré-alta dos medicamentos. Trata-se do período que antecede o reajuste anual, que ocorre em abril, momento ideal para os gestores de farmácia se prepararem para organizar e repor os estoques e ajustar os preços no sistema.

Ainda mais este ano, pois além do aumento anual, os medicamentos também devem sofrer com as novas alíquotas de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

Onze unidades da federação aprovaram a elevação das taxas do imposto e devem gerar uma escalada nos preços, o que também pode impactar o varejo independente quando se pensa no orçamento que deve ser destinado à reposição do estoque”, explica Leandro Curado, diretor comercial da Farmacon.

Dicas para se preparar para a pré-alta dos medicamentos

  • Fazer um inventário do estoque permite à farmácia planejar suas compras e direcionar seus esforços para mais investimento em produtos com maior demanda e margem de lucro
  • Segundo a professora Teresa Cristina Zanon, diretora do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), tradicionalmente, o preço do reajuste é aplicado para o consumidor com os itens adquiridos no período de pré-alta, levando a um aumento de margem para o empresário
  • Para não afugentar o cliente com aumentos abruptos de uma vez só, o ideal é alterar o valor gradualmente, conforme o estoque for renovado
  • Produtos com maior giro, com margens mais altas, são boas opções para iniciar o levantamento de potenciais medicamentos a serem adquiridos pela farmácia
  • “Classes terapêuticas de fármacos de uso contínuo (volume) e classes de alto valor agregado (R$) são as mais sensíveis a maior estocagem das farmácias e obter aproveitamento com a pré-alta”, ressalta Teresa
  • O treinamento das equipes de balcão para a pré-alta em março é essencial para que eles possam manter o relacionamento com o cliente de forma a explicar sobre o que é o reajuste anual de medicamentos, apresentar as ofertas preparadas para a ocasião sem, contudo, incentivá-los a fazerem estoques indiscriminados

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress