Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Como os diversos tipos de sal influenciam sua saúde e paladar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Item fundamental nas cozinhas de lares e restaurantes, o sal é um dos condimentos mais consumidos no dia a dia dos brasileiros. Adicionado aos pratos, à mesa ou durante o preparo dos alimentos, acentua os sabores dos ingredientes e colabora com a saúde se consumido com moderação!

É considerado saudável que um adulto consuma até 5mg de sal por dia. Nessa quantia, o mineral, principalmente em sua forma integral (sem refinamento ou branqueamento pela indústria), promove diversos benefícios para o organismo como manter o equilíbrio da tireoide e o do PH dentro das células, além de ajudar o corpo a eliminar metais pesados como o cobre, alumínio e chumbo.

Entre tantas versões de sais disponíveis no mercado, a única característica em comum é a adição do iodo, uma exigência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É obrigatório que cada quilograma do produto contenha de 15 a 45 miligramas de iodo, prevenindo o desenvolvimento do bócio, uma doença que afeta a tireoide. Além disso, é importante entender um pouco sobre a característica de alguns deles e escolher a melhor opção para a saúde e o paladar.

Sal Refinado – Versão mais popular do mineral, esse sal é pobre em micronutrientes por conta do alto processo de industrialização que retira as impurezas, refina e branqueia os grãos. Incorpora-se facilmente aos alimentos em qualquer etapa do cozimento até a finalização dos pratos.

Sal Grosso – É uma granulação rústica do sal que pode se tornar refinado, por isso conserva mais micronutrientes, já que não passa por esse processo. É ideal para churrascos porque retém o sumo das carnes durante o preparo na brasa.

Sal Marinho – Encontrado em flocos, grãos finos e grossos, esse tipo de sal é considerado integral. Ele é extraído da superfície de lagos de evaporação, por isso seu preço é superior ao sal refinado, e com isso mantém seus micronutrientes.

Sal Rosa do Himalaia – Originado das minas de sal da região do Himalaia, na Ásia, o sal rosa é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. Rico em mais de 80 minerais que dão a ele o tom rosado, ele possui um sabor agradável e suave que combina com todos os tipos de alimentos.

Sal Cinza de Guérande – Extraído das salinas de Guérande, no norte da França, este sal é formado pela ação do mar, sol e do vento. A colheita desse mineral é artesanal. Realça o sabor de todos os alimentos, com destaque para as carnes, pois sua umidade facilita a penetração do sabor.

Especialista em temperos, a Smart, marca da Latinex, traz em sua linha algumas opções dos melhores sais do mundo, para enriquecer o sabor dos seus pratos e cuidar da sua saúde. Nos moedores, estão disponíveis opções com Sal Marinho e o Sal do Himalaia. Além dos moedores serem práticos e bonitos para a composição da mesa, os sais desses produtos são ideais para o dia a dia na preparação e tempero de alimentos.

A Smart também oferece o Sal do Himalaia fino em saleiro, além de embalagens em sachê nas granulações finas e grossas, para serem distribuídos nos saleiros e moedores de preferência. O Sal Cinza de Guérande da Smart é oferecido na granulação grossa, especial para o tempero de carnes. Além disso, a Smart também tem em sua linha a Pedra de Sal Rosa do Himalaia, que são placas cortadas à mão a partir de blocos de sal existentes nas minas da cordilheira. Essa opção é ideal para grelhar, cozinhar e servir os alimentos.

Fonte: Agência Estado

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress