Entenda como se preparar para uma fusão ou aquisição

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

COMO SE PREPARAR PARA UMA FUSÃOFusão, aquisição, orientação empresarial
Foto: Canva

Como se preparar para uma fusão ou aquisição é, definitivamente, a pergunta que vale um milhão. A bombástica notícia da última semana envolvendo EMS e Hypera Pharma, com direito a críticas públicas e ações em queda livre na bolsa de valores, demonstra como essa movimentação requer planejamento, cuidado e abertura ao diálogo. Sua empresa está pronta para esse passo?

Desde a seleção de documentos e a organização fiscal até as articulações com os novos sócios, farmácias de pequeno e médio porte devem garantir uma organização minuciosa para não transformar a operação em um prejuízo. Em entrevista à CNN, Judith Piza Varandas, especialista em fusões e aquisições, ressalta também a importância de levar em conta os riscos, as sinergias entre as empresas e a valorização da empresa no mercado antes de partir para as assinaturas e o aperto de mãos.

Por tradicionalmente terem estruturas e equipes mais enxutas, as PMEs precisam ter ainda mais apuro nesse momento. Para isso, a consultora indica seis premissas básicas.

 

Qual o principal obstáculo para bater a meta de vendas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Como se preparar para uma fusão? Comece pela gestão das contas

“É preciso que a empresa tenha suas informações financeiras organizadas, assertivas, completas e de fácil acesso, começando pelo histórico até aqui”, recomenda. Além disso, é importante ter dados sobre o momento atual, incluindo, por exemplo, qual é a rentabilidade do negócio, e entender quais são as alavancas de crescimento para o futuro

Tenha clareza sobre os objetivos

Para Judith, investir em uma fusão com urgência para obter capital em curtíssimo prazo pode fazer com que detalhes importantes sejam negligenciados. “A fórmula bem-sucedida começa com o empreendedor tendo clareza sobre seus objetivos, seja ele a venda total da empresa, a captação recursos para crescer, ou uma junção. Caso a farmácia tenha pelo menos dois sócios, eles devem definir com precisão os papéis que desejam ter após a transação

Tenha clareza sobre o valor da empresa

Com uma auditoria rigorosa, é possível avaliar os ativos da empresa, para que o valor de mercado durante um M&A seja o mais próximo da realidade. No caso das PMEs, que sofrem com problemas como a mistura de finanças pessoais e empresariais e ausência de indicadores claros para mensuração de resultados, uma pesquisa de mercado e concorrência também podem auxiliar no processo – e cooperar para que o valor estabelecido seja justo

Conheça bem seu comprador

Avaliar com cautela o histórico dos novos sócios e compradores pode determinar a confiabilidade da transação, além de detalhes como eficiência, trabalho em equipe e reputação. “Uma dica importante é conversar com outras empresas que já foram compradas por esse investidor, caso haja esse histórico, para entender se ele cumpre o que promete na fase de negociação”, aconselha

Paciência e flexibilidade

Judith recomenda sempre a contratação de um assessor financeiro, responsável por conduzir todas as etapas do processo. “Além disso, a assessoria jurídica ajuda o empreendedor a amarrar as pontas do contrato para garantir que não haverá surpresas no futuro”, acrescenta

Evite vazamentos

A divulgação de informações sigilosas pode destruir todo o processo de negociação. O caminho passa por estratégias como a criação de termos de confidencialidade e a definição de um só canal para interação entre os envolvidos, de sócios a clientes e colaboradores

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress