A dificuldade em dormir é uma condição muito frequente entre os adultos, mas a insônia infantil também é uma realidade em muitas famílias, que ainda não sabem quais as causas e os fatores que dificultam o sono das crianças. De acordo com o Instituto do Sono, estima-se que 20% a 30% desse público, baixo dos 5 anos tenha problemas para dormir.
Uma criança que tenha a qualidade do sono afetada, tende a apresentar alguns incômodos ao longo do dia e a irritabilidade é a consequência mais comum, além da falta de atenção. Esse distúrbio infantil está mais relacionado com o lado comportamental infantil, por isso, estabelecer uma rotina mias regrada, principalmente no período noturno, pode mudar esse quando.
O que é insônia?
A insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar e manter um sono contínuo, podendo afetar tanto adultos como crianças. O problema das noites mal dormidas são as consequências durante o dia, interferindo o estado comportamental e cognitivo. Entre os prejuízos mais comuns, destacam-se o cansaço, irritação e a agressividade.
Manter a higiene do sono em dia não é fácil para um adulto, imagina para uma criança que tem muita energia. Um recém-nascido por exemplo, tende a dormir por um período maior e intercalar com os horários das mamadas.
Quais são as causas da insônia infantil?
Os problemas de insônia infantil variam de acordo com a idade das crianças. Geralmente os bebês que apresentam refluxo, cólicas ou gases, encontram dificuldades para dormir, bem como febres, crises alérgicas e emocionais, interferem na rotina.
Sintomas da criança com insônia
A qualidade do sono dos pequenos é muito importante para manter a saúde física e mental saudáveis. Os pais precisam ficar atentos aos sintomas e expressões das crianças, para entender indícios da insônia, sendo que as queixa mais comuns são:
- Dores de cabeça
- Irritabilidade excessiva
- Déficit de atenção
- Alterações no humor
- Falta ou excesso de apetite
- Cansaço excessivo
Os sintomas podem se intensificar quando não cuidado devidamente, resultando em obesidade infantil, consequências comportamentais, como baixa hiperatividade e piora no rendimento escolar. Já nas primeiras evidências, busque ajuda de um pediatria para um protocolo de tratamento mias assertivo, garantindo a qualidade de vida do pequeno.
Fatores que facilitam a insônia
Quando a hora de dormir se aproxima, muitos pais apelam para histórias, desenhos e outras alternativas que fazem as crianças se acalmarem. Porém, a insônia está relacionada a rotina que se leva. Aposte em um ambiente mais calmo, principalmente à noite. Outros fatores que interferem na higiene do sono são:
- Dispositivos eletrônicos
- Brincadeiras agitadas
- Ambientes muito iluminado
- Hábitos noturnos
Quando a qualidade do sono da criança é afetada, os adultos também sofrem as consequências, não só à noite, mas ao longo do dia. Além de um protocolo médicos, adote uma rotina pré-sono, envolvendo toda a família e garanta uma excelente noite de sono, principalmente para o seu baixinho.
Selecionamos algumas dicas essenciais, para você botar em prática ainda hoje manda a insônia infantil embora:
- Estabeleça um ritual pré-sono
- Aposte em refeições leves
- Habitue a criança a dormir no próprio quarto
- Faça pequenas leituras para o pequeno
- Mantenha as luzes e eletrônicos desligados
- Construa um ambiente mais tranquilo