Tecnologia integra equipes a serviço da comunicação na farmácia

Solução estimula onboarding de colaboradores e acelera adaptação do time à cultura da companhia

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COMUNICAÇÃO NA FARMÁCIACosmos Pro, varejo farmacêutico, orientação empresarial, Procfit
Cosmos Pro oferece opções para treino, dúvidas e interação entre equipes / Foto: Freepik

Garantir a comunicação na farmácia de forma eficiente e sem ruídos é um diferencial que pode proporcionar resultados muito positivos para sua empresa. Afinal, um time só ficará alinhado se as mensagens forem transmitidas com velocidade, exatidão e assertividade,

Para entender como a tecnologia pode ser uma aliada na transmissão de informações dentro da rede, o Panorama Farmacêutico entrevistou com exclusividade a analista de marketing da Procfit, Beatriz Pimenta. Antes de mais nada, a especialista ressalta que a jornada da informação deve ser 360º.

 

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Plataforma pode ser ponte para comunicação na farmácia

Trajetória começa com o onboarding

Quando um novo colaborador chega à farmácia, ele precisa ser devidamente treinado. E essa é a primeira fase de sua trajetória apoiada pela tecnologia. “No Cosmos Pro, por exemplo, temos a ferramenta TAD, na qual o gestor pode centralizar todos os treinamentos necessários para a operação”, explica.

A TAD permite que a liderança da loja faça o upload de vídeos, promova testes e gere certificados para seus colaboradores. “Além disso, o RH consegue acompanhar o progresso do colaborador, identificando pontos fortes e, também aqueles a serem melhorados”, completa. Uma vez capacitado, chegou a hora de colocar esses conhecimentos em prática, mas sempre com uma “colinha” à mão.

Acesso centralizado facilita esclarecimento de dúvidas

Quem nunca foi capacitado para uma tarefa, mas, na hora de colocá-la em prática, acabou ficando com alguma dúvida? Para esse momento foi desenvolvida a ferramenta Base de Conhecimento, incorporada ao Cosmos Pro. “Por meio desse recurso, o gestor pode armazenar várias guias e documentos para esclarecer questionamentos que possam surgir no dia a dia da operação”, afirma.

A executiva destaca a facilidade de acesso como a principal vantagem do uso da ferramenta. “Centralizar esses protocolos em um único ambiente dispensa buscas infrutíferas em diversos canais de comunicação”, explica. “Além disso, em estruturas um pouco mais robustas, como pequenas e médias redes, a base garante que todos tenham acesso à mesma informação”, acrescenta.

Rede social corporativa fecha o pacote

Apesar de basicamente imprescindíveis para o sucesso da sua farmácia, as soluções abordadas até aqui não permitem uma interação direta entre os colaboradores. Para preencher essa lacuna, foi criada a Social. “Dessa forma, é possível gerar uma interação verdadeira entre os membros da equipe, onde qualquer um pode perguntar sobre melhorias, esclarecer dúvidas e até aplicações mais triviais, como compartilhar as fotos tiradas durante a confraternização. É o espaço perfeito para fomentar o espírito coletivo”, completa Beatriz.

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