Muitas pessoas já ouviram falar sobre a doença de Alzheimer. Esta tem sido a causa mais comum de demência em adultos. Embora seja uma doença abrangente, compreender seus sintomas, tratamentos e prevenção podem ajudar a identificá-la e tratá-la adequadamente.
O que é a doença de Alzheimer?
A doença é degenerativa e acomete o cérebro. Ela é caracterizada por uma deterioração progressiva da função cognitiva, incluindo memória, julgamento, pensamento, linguagem e habilidades visuais e motoras.
Atualmente, esta é a principal causa de demência entre os adultos mais velhos, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que cerca de 10% dos adultos com mais de 65 anos de idade e 50% com mais de 85 anos tenham os sintomas da doença de Alzheimer.
E quais são esses sintomas?
Os sintomas variam, mas geralmente se manifestam de maneira gradual. Os primeiros podem incluir:
- Não lembrar eventos recentes ou de longa data;
- Perda de habilidades motoras;
- Dificuldades na execução de tarefas corriqueiras;
- Dificuldade em se localizar e usar palavras;
- Alterações de humor e comportamento;
- Agitação ou apatia
Tratamento
Atualmente, não há cura para a doença de Alzheimer, mas alguns tratamentos podem ajudar a prevenir ou retardar o progresso da doença. Estes tratamentos podem incluir:
- Medicamentos para tratar os sintomas;
- Terapia comportamental para ajudar a lidar com mudanças na personalidade e comportamento;
- Dieta e exercícios adequados para a saúde mental;
- Terapia ambulatória ou interna para melhorar a qualidade de vida;
- Terapia de luz para ajudar na estimulação cerebral
Fatores de risco e prevenção
Embora a doença seja neurodegenerativa, existem fatores de risco que podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Estes fatores incluem:
- Idade avançada
- Histórico familiar
- Uso de produtos químicos tóxicos
- Alta ingestão de gordura trans
Além disso, há um número de medidas que podem ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer, como:
- Controle e tratamento de problemas de saúde crônicos;
- Manutenção de um estilo de vida ativo;
- Envolvimento na atividade mental;
- Consumo de uma dieta saudável;
- Evitar o uso de substâncias químicas
Conclusão
Embora a doença seja desafiadora e fatal, os avanços na ciência, medicamentos e tratamentos estão contribuindo para o reconhecimento precoce e tratamento da doença.
Se você sente que pode ter alguns sintomas da doença de Alzheimer, o melhor é procurar o seu médico e fazer um exame completo para diagnosticar e tratar a doença.
Além disso, você pode tomar medidas preventivas para reduzir o risco da doença, como manter um estilo de vida ativo, se envolver em atividades cognitivas e seguir uma dieta saudável.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.