Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Vacina contra HIV entra em fase de testes nos EUA

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Vacina contra HIV

Uma nova vacina contra HIV entrou em fase de testes nos Estados Unidos. A ação foi anunciada nesta quarta-feira, dia 20, pela companhia de imunologia Vir Biotechnology.

A expectativa é de que os resultados da fase 1 dos testes sejam divulgados no segundo semestre de 2024. Cerca de 100 pessoas devem ser divididas em grupos, sendo três deles recebendo dosagens diferentes, e um quarto tomando placebo. As informações são do Estadão.

Carey Hwang, vice-presidente sênior de investigação científica da Vir Biotechnology, afirma que “O HIV é um grande desafio de saúde pública global, sem vacinas aprovadas, apesar de décadas de esforços de investigação”.

O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), parte dos Institutos Nacionais de Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates apoiam o ensaio.  “O início do primeiro ensaio clínico é um marco importante na busca pelo desenvolvimento de uma vacina contra o HIV, e estamos gratos a todos os nossos parceiros pelo seu apoio ao ensaio de fase 1”, agradece.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) afirmam que, aproximadamente 1,5 milhões de pessoas foram infectadas recentemente pelo vírus, sendo que 650 mil no mundo morreram de causas relacionadas à Aids em 2021.

VIR-1388, a nova vacina contra HIV

A própria empresa apresentou o início e o nome da vacina experimental contra o HIV, afirmando que “O primeiro participante foi dosado em um ensaio de fase 1 avaliando a segurança, reatogenicidade (capacidade de gerar reação) e imunogenicidade (resposta imune ao corpo) do VIR-1388, uma nova vacina experimental de células T para a prevenção do vírus da HIV”.

O imunizante é baseado na plataforma vetorial do citomegalovírus humano (HCMV), e tem como foco estimular a produção de células imunológicas (células T). Elas reconhecem diversas proteínas do HIV de maneira distinta às pesquisas antigas.

Financiado pelo governo federal, o ensaio da fase 1 está sendo realizado em locais nacionais e internacionais dentro da rede de ensaios de vacinas contra o HIV.

Segundo a companhia, ele é randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, e está avaliando a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de três doses diferentes da VIR-1388 em comparação com placebo.

“O ensaio foi concebido para 95 participantes com idades entre 18 e 55 anos, sem HIV, anticorpos específicos para o HCMV existentes, e com uma boa saúde geral”, explicou a Vir Biotechnology.

Vetor HCMV contra o HIV

“O HCMV permanece detectável no corpo durante toda a vida, o que sugere que tem potencial para transmitir e depois ajudar com segurança o corpo a reter o material da vacina contra o HIV durante um longo período de tempo, superando potencialmente a diminuição da imunidade observada com vetores de vacina de vida mais curta”, detalha a empresa.

O vetor é uma versão enfraquecida do vírus e pronta para entregar o material da vacina ao sistema imunológico sem adoecer o participante.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress