A rotatividade na contratação de vendedores no varejo chega a 70% após um ano, segundo indicadores da plataforma de recursos humanos Sólides. As estatísticas mostram como os profissionais que ocupam essas vagas não atendem às expectativas da empresa em curto e médio prazo, além de exporem as falhas no processo de seleção.
Nesse cenário, fica o questionamento: como o pequeno e médio gestor de farmácias pode reforçar sua equipe tendo a certeza de que está montando um time para o longo prazo? Para isso, a tecnologia também desempenha um papel primordial.
Contratação de vendedores com tecnologia faz rotatividade cair 50%
Segundo Ana Cláudia Peixoto, gerente de gente na Sólides, o uso de plataformas que utilizam inteligência artificial pode impactar positivamente o processo de contratação de vendedores no varejo.
Isso porque esses sistemas conseguem comparar o perfil do candidato com as exigências da vaga, indicando assim os mais aptos para aquela função. Apesar de reconhecer a importância da tecnologia, a especialista destaca que ela não faz tudo sozinha.
“É claro que a inteligência artificial ajuda, mas não substitui o contato pessoal. Os processos precisam ser humanizados”, afirma. A gerente também destaca que usuários da solução conseguiram reduzir a rotatividade de colaboradores para 50%.
Consultor faz ressalva
No mesmo caminho de Ana Cláudia, o pesquisador do FGVcev, Olegário Araújo, ressalta a importância do contato humano na avaliação dos profissionais. “A tecnologia pode auxiliar na triagem, mas a etapa final do processo seletivo exige uma entrevista presencial bem apurada. Caso contrário, a empresa vai ter um empregado infeliz e improdutivo”, alerta.