fbpx
O maior canal de informação do setor

Farmácia dos EUA consolida-se como hub de saúde mental

1.035
Farmácia dos EUA consolida-se como hub de saúde mental
Foto: Divulgação Kroger

A pandemia deu vazão a um tema quase sempre visto como um tabu. A saúde mental passou a ser alvo de debates públicos e consolidou-se, inclusive, como um ativo para farmácias norte-americanas. CVS Health, Kroger e Walgreens são algumas redes que adotaram esse serviço e já colhem frutos com a retenção de clientes e a qualificação dos farmacêuticos.

A Kroger começou a fornecer serviços de saúde mental há seis anos por meio da The Little Clinic. Atualmente, esses serviços estão disponíveis para pacientes em nove estados. Marc Watkins, diretor médico da rede, disse que a saúde mental continua sendo subtratada. “Um em cada cinco norte-americanos tem um problema de saúde mental ao longo da vida. Depressão, ansiedade, estresse e insônia podem fazer parte de uma crise ainda maior”, afirma.

A CVS Health lançou o hub de saúde mental em janeiro de 2021 por meio de seus MinuteClinics e HealthHubs, onde assistentes sociais licenciados oferecem exames e aconselhamento a pacientes com necessidades comportamentais leves a moderadas. “Mais de 50 milhões de pessoas têm uma doença mental diagnosticada nos Estados Unidos”, relata Cara McNulty, presidente de saúde comportamental da Aetna, uma empresa da CVS Health. A rede mantém essa operação em 30 farmácias nas cidades de Filadélfia, Houston, Nova Jersey e Tampa.

Parcerias estratégicas

À medida que os varejistas prestam assistência a pacientes com distúrbios relacionados à saúde mental, eles também estão descobrindo que as colaborações com parceiros são cruciais. Um bom exemplo é a Walgreens. Em 2016, a rede lançou uma plataforma digital para prover acesso gratuito 24 horas por dia a exames do gênero, a partir de uma parceria com a Mental Health America.

A Walgreens Find Care, plataforma de saúde digital expandida da rede, garante acesso a uma variedade de provedores, incluindo cuidados de saúde mental. Além das parcerias e da colaboração, as três redes de farmácias também dispõem de sistemas de telessaúde e planos para pacientes que requerem um nível mais alto de atendimento.

Envolvimento dos farmacêuticos

Os hubs de saúde mental também vêm contribuindo para valorizar o papel dos farmacêuticos. Esses profissionais assumiram a incumbência de promover revisões abrangentes de medicamentos em todos os pacientes, para assegurar que não haja efeitos colaterais.

A Walgreens, aliás, firmou um acordo de cooperação exclusivo com o Conselho Nacional de Bem-Estar Mental e a Associação Americana de Farmacêuticos em 2019, para fornecer treinamento em primeiros-socorros em saúde mental para farmacêuticos e membros da equipe. O treinamento inclui a compreensão de fatores de risco e estratégias de como ajudar alguém em situações de crise.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/equilibrio-vita-reforca-lancamentos/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação