Nada de super aplicativos ou plataformas robustas de comércio digital. Para quase seis entre dez profissionais do setor, o WhatsApp desponta como canal mais promissor para impulsionar as vendas online. É o que indicou a última enquete do Panorama Farmacêutico.
Dos 2.877 leitores que manifestaram opinião, 59% (1.699) apostam as fichas nessa plataforma. Somente 22% (639) veem mais potencial nos portais de e-commerce, enquanto 15% (425) entendem que a rota para crescer no universo virtual passa pelos marketplaces. Os apps receberam apenas 4% (114) das menções.
Mais de 130 milhões de contas formam o poderio do WhatsApp no Brasil, o que indica um grande mercado a ser explorado na visão de Anderson Tomaszewski, gerente de vendas da Oto, consultoria especializada em estratégias de CRM.
“Cerca de 83% dos consumidores usam o WhatsApp para comprar e o aumento dessa ferramenta está criando uma experiência personalizada, pois o cliente interage antes da decisão de compra. 90% do varejo brasileiro acontece na loja física porque há interação com o ser humano. E o WhatsApp fica no meio desta jornada, entre o físico e o online”, avalia.
Para Henrique de Campos Junior, pesquisador do Centro de Excelência em Varejo da FGV, o WhatsApp representa uma alternativa para farmácias com pouco fôlego para investimentos em transformação digital. “O PDV poderia orientar seu cliente sobre a utilização de produtos de higiene pessoal e beleza, por meio de uma live no Instagram, e usar o WhatsApp para reforçar a divulgação e “linkar” com alguma promoção, para retirada em loja”, exemplifica.
Nova enquete
Na nova enquete que está no ar, queremos saber como está o processo de retomada das atividades presenciais no setor, especialmente em relação às típicas confraternizações de fim de ano. Sua empresa planeja fazer esses eventos e em que formato? Ou nada está definido? Participe e colabore para o debate.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/venancio-dobra-oferta-de-salas-clinicas-em-dois-anos/