Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Farmácias destacam-se na prevenção de perdas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Farmácias seguem como exemplo na prevenção de perdas

O varejo farmacêutico continua sendo um dos setores mais bem classificados quando o assunto é a prevenção de perdas. O faturamento das farmácias e drogarias sofreu um impacto de apenas 1,18% em 2023.

O que aponta a excelência é a mais recente edição da Pesquisa ABRAPPE de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela associação em parceria com a KPMG.

O estudo ouviu 201 empresários do varejo, representando atividades como a de atacado, artigos esportivos e calçados. As empresas analisadas somam quase 400 mil funcionários e mais de 14,5 mil lojas físicas.

O setor ficou abaixo da média geral e confortavelmente atrás dos supermercados convencionais (2,37%) e das perfumarias (2,33%).

Varejo farmacêutico investe em prevenção de perdas

Há uma bela razão para as farmácias e drogarias serem referência na prevenção de perdas – 91,67% das empresas do segmento mantêm um departamento exclusivo para a atividade.

“O período da pandemia representou um importante gatilho para o varejo farmacêutico. Com a aceleração na demanda por produtos relacionados à Covid e o fenômeno da digitalização, o setor viu-se obrigado a modernizar seus processos e assegurar um controle mais efetivo do mix”, entende Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

As empresas que não contam com uma área dedicada à prevenção de perdas (8,33%) justificam que o principal entrave é o custo considerado elevado para manter a operação.

Um resultado desse investimento pode ser visto na ruptura comercial (ausência do produto na loja), onde o canal farma é o segundo melhor colocado, atrás apenas do varejo calçadista.

Já na ruptura operacional (quando há o produto em loja, mas não está disponível para venda), as drogarias perdem uma posição, atrás de moda (1,82%) e outros (1,25), mas segue abaixo da média (2,37% contra 4,10%).

Varejo farmacêutico é um dos mais eficazes, mas merece atenção

Outro resultado dos investimentos em prevenção de perdas é a acurácia qualitativa do varejo farmacêutico. O índice chega a 92,07%, consideravelmente acima da média de 80,95% e atrás apenas do setor de eletromóveis e informática (94,52%).

Apesar de todos os insights positivos, o alerta foi ligado. Afinal, o índice de perdas subiu em comparação com a última edição, de 0,89% para os atuais 1,18%.

As quebras operacionais ainda representam a maior parte das perdas, 61,75%, mas caíram dos 68% registrados na última edição da pesquisa. O vencimento (data de validade do produto) é a maior causa de quebras operacionais, seguido pela perecibilidade (produto impróprio para consumo, independente da validade).

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress