A fabricante de produtos de personal care Farmax acaba de fazer o maior M&A de sua história com a aquisição de 100% da Sanavita, um dos três maiores players de suplementos alimentares do País. As informações são do Brazil Journal. O valor da transação não foi revelado.
Com 40 anos de história, a Sanavita faturou R$ 80 milhões em 2022 e foi uma das pioneiras no mercado de suplementação alimentar no Brasil. Atualmente a companhia vende seus produtos principalmente pelo ecommerce e o chamado ‘canal verde’, formado por lojas de produtos naturais.
Farmax quer crescer em outros canais
Já a Farmax está presente em 94% das farmácias brasileiras e a ideia é passar a distribuir os produtos da Sanavita nessas lojas. O objetivo inicial é levar os produtos para até 10% da base de farmácias já no primeiro ano pós-aquisição e depois aumentar essa penetração gradativamente. Com isso, a Farmax espera elevar o faturamento da Sanavita para R$ 100 milhões este ano, um crescimento de 25%.
Do outro lado, a Farmax também deve se beneficiar dos canais de distribuição da Sanavita, passando a vender alguns produtos, como óleos essenciais, no ‘canal verde’, bem como usar a expertise da Sanavita na venda digital para desenvolver mais o seu e-commerce.
De acordo com Ronaldo Ribeiro, CEO da Farmax, a aquisição visa crescer em canais além do farmacêutico, em novas geografias e em novas categorias.