O faturamento da Raia Drogasil atingiu R$ 31 bilhões no ano passado e consolidou a liderança setorial da rede, responsável pelo primeiro balanço financeiro de 2022 do varejo farmacêutico. O valor é R$ 5,3 bilhões acima do de 2021 e o crescimento chegou a 20,9%.
A rede atribui o desempenho à combinação entre o ritmo acelerado de inaugurações – com a abertura de 260 novas farmácias – e a evolução recorde de 13,3% nas chamadas lojas maduras, cujas operações tiveram início há pelo menos três anos. Esse percentual representa um patamar 7,5 pontos percentuais acima da inflação.
O market share da Raia Drogasil passou a ser de 15,1%, avanço de um ponto percentual e com ganhos em todas as regiões. A varejista encerrou 2022 com 2.697 PDVs de 540 municípios em 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal. “Ingressamos no ano passado em 55 novas cidades e hoje estamos com farmácias operando ou contratos já firmados para novas aberturas em 301 das 315 localidades com mais de 100 mil habitantes”, destaca o CEO Marcilio Pousada. Nos próximos três anos, a meta é inaugurar 780 lojas, sendo 260 unidades previstas para 2023.
Digital puxa faturamento da Raia Drogasil
A digitalização vem sendo um dos motores do faturamento da Raia Drogasil. A venda por canais online totalizou R$ 3,2 bilhões em 2022, o que equivaleu a um crescimento de 52,7% e uma representatividade de 11,8% sobre o faturamento do último trimestre. O índice foi bem superior aos 36,04% de incremento registrado pelo grande varejo farmacêutico nessa categoria.
“Chegamos à marca de 47,5 milhões de clientes ativos nos últimos 12 meses, um aumento relevante de 5,2 milhões ao longo do ano. Desses, 6 milhões são classificados como assíduos, dos quais 1,2 milhões, ou 20% dessa base, são assíduos e digitais”, completa Pousada, que destaca a relevância dos consumidores digitalizados para ampliar o engajamento.
“É um público com frequência e gasto anual 30% superior aos clientes assíduos que ainda não utilizam os canais digitais. Os clientes digitalizados foram responsáveis por 39% do aumento de vendas”, comenta.
Foco em conexão com startups e hub de saúde
A plataforma de saúde RD também avançou no ano passado, por meio sobretudo de novas conexões com startups. A rede passou a deter participação em 11 jovens empresas, com negócios que movimentaram cerca de R$ 200 milhões.
Entre as startups do ecossistema está a Amplimed, que integra provedores de serviços em torno de um prontuário único. “Com apoio da Labi, Manipulaê, Cuco Health e Safepill, esta última adquirida em dezembro, estamos ampliando nosso portfólio, com destaque para a telemedicina, exames laboratoriais e programas de acesso e adesão aos medicamentos”, informa o CEO.
RAIA DROGASIL
Fundação: 2011
Faturamento: R$ 31 bilhões
Lucro líquido: R$ 991,8 milhões
Market share: 15,1%
Capilaridade: 2.697 lojas em 540 municípios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal
Número de clientes: 47,5 milhões