O Grupo Pão de Açúcar (GPA), dono das marcas Extra e Pão de Açúcar, planeja vender sua rede de drogarias, hoje composta por 123 unidades e com um faturamento total de aproximadamente R$ 600 milhões. O objetivo da companhia seria concentrar as operações exclusivamente no varejo alimentar, depois de negociar as ações da Via Varejo para a família Klein.
Segundo informações do portal Brazil Journal, a estratégia incluiria também a venda dos 71 postos de gasolina do grupo, em uma transação que poderia levantar R$ 1 bilhão. Esse processo conta com a assessoria técnica do Bradesco BBI.
Em 2016, o GPA iniciou conversações para se desfazer de suas drogarias, por avaliar que não teria escala suficiente para garantir competitividade no setor. Porém, de acordo com apurações do Valor Econômico, a oficialização de apenas uma proposta de compra fez a negociação não avançar.
Fontes do mercado relatam que a holding Rallye, que detém 52% das ações do Casino – controlador do GPA –, apresentou em dezembro um plano de reestruturação que prevê a alienação de negócios considerados não prioritários. O projeto deve ser avaliado pelos credores ainda em janeiro.
Parceria com Raia Drogasil
Abrir mão da operação própria e estabelecer sinergia com players do varejo farmacêutico. A recente aproximação do grupo com a Raia Drogasil (RD) parece apontar para esse caminho. No último mês de novembro, as companhias uniram-se para criar uma nova empresa. A Stix Fidelidade atuará como uma plataforma de produtos e serviços para os clientes fiéis de ambas as marcas, que poderão acumular e resgatar pontos em troca de descontos e vantagens. A formação da joint venture ainda depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade).
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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