A indústria brasileira de cannabis ganhou holofotes em 2024, favorecida tanto por farmacêuticas tradicionais como pelo movimento de startups. O setor intensificou o ritmo em suas linhas de pesquisa e produção, o que alimenta as expectativas de faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2025 – o que representaria um incremento de 17% sobre este ano.
Atualmente, mais de 2.180 produtos à base de canabidiol estão disponíveis em diferentes formas farmacêuticas. O Brasil conta com 672 mil pacientes que utilizam tratamentos com cannabis medicinal em 80% dos municípios. Os dados sustentam os planos da Endogen, healthtech especializada em produtos de nutrição clínica e cannabis medicinal e fundada em 2020.
Com a meta de atender à demanda prevista com a revisão da RDC 327, a empresa firmou parceria com a Cellera Pharma para desenvolver um portfólio com insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da Colômbia, que contém alta concentração de canabinoides. A fabricação será 100% nacional.
“A partir da cannabis colombiana, podemos desenvolver e fabricar produtos de maior valor agregado a um custo muito menor em relação ao da Suíça, país de onde importamos o produto final atualmente”, destaca o CEO Lukas Fischer.
A Endogen também busca fortalecer a cadeia de distribuição. Uma das novidades é parceria com a Abrafarma, que viabiliza a oferta do seu portfólio no grande varejo farmacêutico. Outra frente é o investimento em ferramentas digitais, tais como a plataforma desenvolvida em parceria com a Cann Doc, onde os pacientes podem se cadastrar e obter descontos na linha de cannabis da marca, por meio de um programa de benefícios de medicamentos (PBM).
Indústria brasileira de cannabis quer produto com baixo custo final
Uma das estratégias da indústria brasileira de cannabis passa por lançamentos a custos mais acessíveis para o consumidor final. Um dos exemplos é o da Prati-Donaduzzi, primeira farmacêutica a ter aprovação da Anvisa para produtos do gênero no país, em 2019.
A companhia desenvolveu uma versão em gotas, com concentração de 20 mg no frasco de 10 ml e com toda produção nacionalizada. O produto chega ao mercado com preço final inferior a R$ 90, aplicável para todos os pacientes acima de dois anos de idade. O lançamento complementa o portfólio que já conta com três apresentações nas soluções 20 mg/30 ml, 50 mg/30 ml e 200 mg/30 ml.
“Apenas importamos o canabidiol isolado da Europa, mas a produção foi totalmente internalizada”, revela o CEO Eder Maffissoni. O suporte de 30 centros de distribuição próprios permitirá o escoamento das linhas para o varejo farmacêutico, principal alvo da Prati-Donaduzzi. “Oferecemos garantia de entrega em até 24 horas em escala nacional e sem a necessidade de compor estoque”, complementa.
As grandes redes já contam com o lançamento disponível, mas o modelo de negócios da farmacêutica brasileira abre também um campo promissor para o pequeno e médio varejo.