Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Inspeção técnica economiza gastos em armazéns farmacêuticos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Inspeção técnica economiza gastos em armazéns farmacêuticos

Gestores de armazéns farmacêuticos começam a enxergar na inspeção técnica preventiva uma estratégia para poupar gastos evitáveis em decorrência de um sinistro. Estimativas da Bertolini indicam que a economia pode ser 20 vezes maior que o valor necessário para o reparo de um problema estrutural ou de equipamento.

“Além de atender as demandas de segurança e estabilidade da estrutura da empresa, a contratação do serviço de inspeção técnica de forma programada garante disponibilidade e a manutenção da operação, além de prevenir acidentes e gerar confiança nos processos logísticos”, afirma Jakson Pires, head comercial Latam da empresa, que mantém projetos de automação para farmácias e distribuidoras. O setor responde por 10% do volume de negócios e o objetivo é dobrar essa participação.

Segundo o executivo, o sinistro também não impede que haja a contratação do serviço para atender àquela demanda. “A Bertolini realiza o levantamento das medidas e situação das estruturas, apontamento de componentes estruturais defeituosos para substituição, levantamento das possíveis causas dos danos na estrutura e avaliação das condições de piso”, acrescenta.

Laudo técnico completo para armazéns farmacêuticos

Após a análise, a empresa providencia a entrega do laudo técnico. O documento deve conter informações sobre as condições da estrutura, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o método corretivo nos níveis de segurança, de acordo com a norma ABNT NBR 15524-2:2007. Também é preciso relacionar o mapa de riscos, a marcação física dos elementos e a classificação de risco das unidades de armazenamento de paletes e acessórios.

“A emissão da ART é um diferencial que entregamos aos nossos clientes, uma vez que não são todas as empresas no Brasil que contam com engenheiros especializados para assinar este documento”, ressalta Pires.

O melhor período para a contratação do serviço de inspeção técnica vai depender muito do tipo de atividade realizada pela empresa. “Se for uma operação muito viva, com diversas empilhadeiras, equipamentos e paleteiras circulando, a tendência de ocorrer algum incidente é maior”, explica o executivo.

A Bertolini disponibiliza opções de inspeções trimestral, semestral e anual, além de inspeções extraordinárias ou unitárias. “A empresa pode contratar uma inspeção para uma determinada área da operação ou fazer de maneira fracionada”, acrescenta.

Principais fatores que causam danos às estruturas de armazenagem

  • Alteração do layout sem consultar técnicos e fornecedores
  • Carregamento das estruturas acima do projetado
  • Operação por empilhadeiras de forma imprudente
  • Uso de sistemas de armazenagem fornecidos por empresas que não seguem normas
  • Uso de componentes substitutivos não originais, sem qualidade e procedência
  • Ausência de protetores nas estruturas
  • Ausência de um plano de inspeção e monitoramento das estruturas

Para tirar as dúvidas e indicar o serviço de inspeção mais adequado para cada tipo de operação, as empresas podem contatar o coordenador técnico da Bertolini, Dener Paludo, pelo e-mail dener.paludo@bertolini.com.br.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress