Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais são os primeiros sintomas da gravidez?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Primeiros sintomas da gravidez

Os primeiros sintomas da gravidez são motivo de dúvida para muitas mulheres. A falta de menstruação, o enjoo e cansaço constantes e a alteração de humor conseguem causar uma confusão na mente feminina, já que são alguns dos sintomas mais populares do momento tão especial (ou não) da gravidez.

Porém, muitos outros sintomas são evidentes nas primeiras semanas do período da gestação, e muitos deles não são tão esclarecedores quanto os citados anteriormente. Sendo assim, conheça os primeiros sintomas da gravidez que geralmente surgem no primeiro mês.

Primeiros sintomas da gravidez

Primeira semana

Normalmente são sintomas menos perceptíveis, mas com atenção é possível identifica-los.

  • Corrimento vaginal rosado: Corrimento com vestígios de sangue da fecundação do óvulo. Pode aparecer logo após a relação sexual ou 3 dias depois, e é possível ser observado quando a mulher se limpa após urinar.
  • Espessura do corrimento: Alterações hormonais podem engrossar o corrimento, coloração um pouco esbranquiçada. Consultar o ginecologista em casos de mau cheiro, dor ou coceira, sintomas que também indicam infecção vaginal.
  • Cólica e inchaço abdominal: Crescimento do útero e do fluxo sanguíneo causa dores e inchaço. Pode aparecer nas duas primeiras semanas.

Segunda semana

Esses são os sintomas mais comuns e mais representativos da gravidez.

  • Cansaço e sono em excesso: Pode estar presente durante toda a gravidez, aumentando gradativamente durante os 6 primeiros meses, mas começa a partir da segunda semana. Causados devido à adaptação do metabolismo para o bebê.
  • Ausência da menstruação: Sintoma mais óbvio, já que é ausente durante a gestação para desenvolvimento do feto. Pode acontecer até 4 semanas após a relação sexual.
  • Sensibilidade das mamas e escurecimento da aréola: A preparação para a amamentação do bebê sensibiliza e aumenta o volume das mamas. Além disso, o aumento do fluxo sanguíneo pode escurecer a aréola.
  • Dor nas costas: Esse sintoma pode ocorrer tanto nos últimos meses quanto no início da gravidez, devido às alterações no corpo da mãe para suportar o bebê. Pode ser confundida com a cólica, então é necessário ter atenção para esse sintoma.
  • Aversão a cheiro forte: Por conta da desregulação hormonal o olfato é afetado, repudiando a maioria dos cheiros fortes, mesmo que sejam agradáveis.
  • Variação de humor: O humor e os comportamentos mudam, causados pelas fortes alterações hormonais. Esse sintoma acompanha a mulher durante toda a gestação, e torna o choro, por exemplo, um dos costumes constantes da grávida.

Primeiro mês em diante

Após as primeiras semanas e a ausência da menstruação, surgem outros novos sintomas.

  • Enjoos, náuseas e vômitos: Ocorrem pela manhã normalmente, originados na 6ª semana da gravidez, e podendo se manter durante toda ela.
  • Vontade de comer comidas estranhas: É comum que algumas mulheres tenham desejo por comidas diferentes, misturas chamativas ou que nunca foram provadas antes. Pode ser indicado pela falta de nutrientes e vitaminas no corpo.
  • Dor de cabeça e tontura: A dor de cabeça é comum pelas alterações hormonais, mas de forma fraca e constante. A queda da pressão arterial, a má alimentação e a redução de glicose no sangue causam tonturas, normalmente da 5ª a 20ª semana.
  • Aumento da urina: A produção de hormônios como a progesterona gera o relaxamento dos músculos da bexiga, facilitando a urina.
  • Problemas de pele: O aumento de espinhas, cravos e oleosidade da pele são resultados da alteração hormonal, podendo tratar com limpeza de pele e higiene.

Testes e resultados após os sintomas

Caso perceber algum desses sintomas, principalmente o atraso da menstruação, é aconselhado realizar o teste de gravidez de farmácia. Caso o resultado for negativo e a menstruação continuar atrasada, 5 dias após o teste pode ser repetido. Em casos mais complexos, o exame de sangue de gravidez pode ser utilizado, já que é mais certeiro.

Se o resultado for positivo, consulte um ginecologista para identificar corretamente o desenvolvimento do caso e os procedimentos a serem seguidos.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress