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Lançamentos puxam receita recorde da Hypera Pharma

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Lançamentos puxam receita recorde da Hypera Pharma

Os mais de 100 lançamentos da Hypera Pharma em 2022 estimularam um recorde de faturamento. No primeiro balanço setorial do ano, a companhia anunciou receita líquida de R$ 7,55 bilhões. O avanço foi de 27,1% em relação a 2021, índice bem acima dos 16% de evolução geral da indústria farmacêutica.

O resultado teve como principal impulso o período entre outubro e dezembro, cujo faturamento de R$ 2,12 bilhões foi o maior da empresa para um trimestre. O desempenho contribuiu também para alcançar o lucro líquido mais expressivo de sua história – R$ 1,7 bilhão, ganho de 27% sobre o ano anterior.

Hypera Pharma cresce acima da média em todas as categorias

Segunda colocada no ranking nacional da indústria farmacêutica e cada vez mais próxima da EMS, a Hypera Pharma cresceu acima da média do setor em todas as categorias. É o segundo ano consecutivo em que a farmacêutica registra esse feito.

Os medicamentos de prescrição e especialidades destacaram-se no balanço. As vendas para o chamado mercado institucional mais que dobraram em comparação a 2021, com receita de R$ 380,8 milhões. Os carros-chefes nesse segmento foram o Ammy, contraceptivo livre de estrogênio que marcou a estreia na categoria de saúde feminina; o Ondif, voltado ao combate de náuseas; e o Picbam, primeiro remédio do gênero no Brasil após a quebra de patente para a prevenção da trombose venosa.

A Hypera Pharma também avançou sobre o mercado de cannabis, com o lançamento de dois produtos à base de canabidiol full spectrum. “Somos a quarta maior do país em medicamentos de especialidades, sendo que há quatro anos sequer ocupávamos o top 10”, ressalta o CEO Breno Oliveira.

O pipeline de inovação da área de prescrição soma 87 moléculas. Para absorver esse investimento, a farmacêutica inaugurou no ano passado uma fábrica de injetáveis no complexo fabril de Anápolis (GO) e segue avançando na implementação de uma planta em Jundiaí (SP), onde reforçará principalmente sua aposta em oncologia.

MIPs e Consumer Health seguem avançando

Responsáveis por quase 54% do volume de negócios da Hypera Pharma, segundo a IQVIA, os medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e os produtos de Consumer Health seguem como âncoras do crescimento consistente da companhia – presente em 96% das farmácias brasileiras.

A performance de 2022 nesse setor foi sustentada pelo Engov Up, primeiro lançamento no mercado de energéticos, e pelas extensões de linhas de marcas blockbusters como Buscopan, Epocler, Neosaldina e Vitasay. A aquisição de parte do portfólio da Sanofi, em julho de 2021, foi outro importante empurrão.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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