Indústria da saúde externa preocupação com a Anvisa

indústria da saúde
Foto: Reprodução – Agência Brasil – Marcelo Camargo

A indústria da saúde manifestou sua preocupação com a sustentabilidade do trabalho da Anvisa. Entidades do setor assinaram uma carta pedindo a recomposição, com urgência, da força de trabalho da agência.  

No texto, Abifina, Abimed, Abimo, Abiquifi, Alanac, Alfob, Anbiotec, Grupo FarmaBrasil, Interfarma, Pró-Genéricos e Sindusfarma saem em defesa da autarquia. Segundo as associações, “mesmo com programas como a Nova Indústria Brasil e o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, sem uma Anvisa saudável, inovações não serão possíveis”.  

A publicação também destaca que a defasagem de pessoal pode se tornar ainda mais grave em breve. Isso porque há um número elevado de servidores que estão próximos de se aposentar. “Em um país cuja política industrial tem a saúde como um de seus principais pilares, não é condizente que seja dado tratamento indistinto à gritante necessidade de recomposição da força de trabalho de sua agência reguladora setorial”, diz o comunicado. 

Possibilidade de greve assustou indústria da saúde  

Estima-se que 20% a 30% do PIB nacional passe pelo crivo da Anvisa. Em junho, a ameaça de uma greve ligou o alerta vermelho na indústria farmacêutica. Na época, o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Fábio Rosa, sinalizou que as operações poderiam ser paralisadas “no âmbito de toda regulação federal”. 

O dirigente encabeçou reivindicações em favor da valorização e reestruturação das carreiras dos servidores. Em assembleia realizada no fim de maio, os colaboradores recusaram a proposta de reajuste de 9% em 2025 e 3,5% em 2026. 

Segundo Rosa, o governo tem negligenciado “a importância das agências reguladoras”. O sindicato representa profissionais de 11 agências nacionais, entre as quais a Anvisa e a ANS.  

Farmácias ganham novo creme multifuncional

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Novo creme multifuncional

A Theraskin anuncia expansão do portfólio com o Klassis® R, um gel creme indicado para todos os tipos de pele, sendo ideal para peles maduras ou fotoenvelhecidas. O lançamento atua principalmente em favor do clareamento, da hidratação e do aumento da elasticidade, minimizando rugas e flacidez.

Trata-se de um produto multifuncional, com uma série de benefícios provenientes de uma formulação que combina ingredientes de alta performance. Também favorece a uniformização da pele e renovação celular, sem provocar irritação, além de ser hipoalergênico.

A composição do Klassis® R destaca-se pelos seguintes ativos:

  • Retinoato de hidroxipinacolona, que atua na renovação
  • SymCalmin, com ação calmante
  • Alpha-arbutin, com efeito clareador
  • Ácido hialurônico e ácido poliglutâmico, para hidratação
  • Niacinamida, que uniformiza a pele
  • Isoquercetina, anti-poluição
  • Vitamina E, antioxidante

Distribuidora: sistema próprio
Gerente de produtos: Juliana Cruz Witkowski Gasparoto – juliana.gasparoto@theraskin.com.br

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Solução para lábios hidratados

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lábios hidratadas

Chegou a hora de dar up na rotina de cuidados com os lábios. A nova coleção de Lip Oil de Bauny tem textura extremamente leve, confortável e não pegajosa.

Sua fórmula envolve um blend de sete óleos vegetais prensados: abacate, argan, girassol, linhaça, macadâmia, oliva e coco, que são responsáveis pela nutrição, proteção e hidratação dos lábios, garantindo um tratamento completo e eficaz.

O Lip Oil está disponível em quatro aromas: cereja, damasco, frapuccino e avelã, que possuem um leve brilho sutil e natural. Todos os vidrinhos oferecem uma sensação de maciez e um brilho sutil e natural, ótimos em qualquer ocasião. E ainda são totalmente veganos, sem glúten, sem perabenos e livres de testes em animais.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente de Trade Marketing: Katiane Santana – Katiane.santana@bauny.com.br

Novo CD da Mundial Logistics terá aporte de R$ 30 milhões

CD DA MUNDIAL LOGISTICSMundial Logistics, Mundial Healthcare, logística farmacêutica
Fotos: Divulgação

Com investimento de R$ 30 milhões, o novo CD da Mundial Logistics Group entrará em funcionamento na segunda quinzena de agosto. Com a estrutura pronta, a meta é duplicar sua capacidade tanto em armazenagem de SKUs como no volume de embarques mensais.

A operadora logística tem sede em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, e acumula 25 anos de trajetória. Oferece serviços logísticos voltados a centros de distribuição, VAS (manuseio, etiquetagem, carimbagem e montagem de kits), transporte expresso aéreo ou rodoviário e cold chain. Mantém uma plataforma digital para atendimento, visibilidade e integração da cadeia logística de seus clientes.

Além disso, conta com dois CDs em São Paulo, frota exclusiva e 87 bases para armazenagem de estoques avançados em todo o Brasil. A companhia atende indústrias farmacêuticas para medicamentos acabados e para distribuição de amostras grátis e material promocional, entre outros itens.

O novo Centro de Distribuição, localizado estrategicamente nas proximidades do Aeroporto de Guarulhos e a menos de 2 km das Rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, faz parte de um complexo logístico inteligente de 147 mil m². O espaço dispõe de selo de eficiência energética e contará com 45 mil paletes para armazenagem seca e climatizada.

Novo CD da Mundial Logistics viabilizará expansão de 70%

O novo CD da Mundial Logistics deve viabilizar uma expansão de 70% na capacidade de armazenagem e transporte. Hoje a empresa já tem 56 mil paletes e viabiliza a expedição de 800 mil volumes todos os meses. “Projetamos também outras implementações para aprimorar essa capacidade”, acrescenta o gerente de logística farmacêutica Hellry Anderson (foto acima).

WhatsApp Image 2024 07 23 at 15.54.15Complexo terá 45 mil paletes para armazenagem seca e climatizada

Nova estrutura, novo comando 

O novo CD será inaugurado em um momento de mudança no comando da Mundial Logistics. Desde junho, Eduardo Leonel, que também atuará como membro do conselho de administração, assumiu a cadeira de CEO. O convite partiu de Fernando Passos, fundador da companhia, que passa a presidir o conselho administrativo.

Leonel acumula sólida carreira desenvolvida em supply chain, com iniciativas como empreendedor na Volo Logística e como executivo em empresas como Michelin, Saint Gobain, Katoen Natie, Libra e TPC/Simpar. Ao longo de sua trajetória, participou ativamente de agendas de inovação para o desenvolvimento de estratégias e soluções em supply chain para os setores de saúde, varejo e bens de consumo.

Seu principal desafio será garantir o crescimento sustentável e acelerado por meio da agenda ESG e da transformação digital, considerando os pilares gente, processos e tecnologia. “Queremos mostrar para as indústrias farmacêuticas que atuamos como verdadeiros agentes de negócio, oferecendo soluções inteligentes para a cadeia de valor”, reforça. O projeto de expansão, inclusive, envolverá a implantação de inteligência artificial (IA) e automação nas operações do novo CD.

Grupo acumula 25 anos de história

A operadora logística começou sua atuação no mercado promocional de bens de consumo. Apesar de parecer distante, foi exatamente este setor que aproximou a companhia do segmento farma.

“Nosso fundador identificou uma lacuna no mercado de distribuição farmacêutica, no qual os próprios laboratórios assumiam as operações de armazenagem e transporte das amostras grátis, material de divulgação dos medicamentos e brindes. Era um nicho desassistido, mas nós já tínhamos esse know-how”, relembra Anderson.

O primeiro contrato com uma empresa do setor foi assinado em 2014. “Em 2018 ganhamos uma disputada concorrência para unificar as operações de produtos acabados de um importante laboratório farmacêutico em um CD com 30 mil m². Esse projeto contemplou investimentos em sorter e picking by light para automação das operações.

Farmacêutica assume o cargo de ouvidora da Anvisa

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ouvidora da Anvisa
Foto: Divulgação

A farmacêutica Samara Furtado Carneiro foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de ouvidora da Anvisa. A executiva fez carreira na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), onde ocupava o cargo de subsecretária de logística de saúde e assumirá após o fim do mandato de Daniele Hoffmann Lobato Chavez.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, na administração de Marcelo Queiroga, Samira foi coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Sua passagem pela chefia do PNI durou menos quatro meses, entre janeiro e abril. Sua saída foi repentina e justificada por integrantes do ministério, na época, como uma “decisão administrativa”.

A cadeira teve uma rotação acima do esperado durante a gestão Queiroga, com quatro nomeações em menos de dois anos, além de um período de seis meses à deriva.

Ouvidora da Anvisa chega em momento conturbado

A Anvisa vive um princípio de crise junto ao governo. No mês passado, o Panorama Farmacêutico noticiou uma ameaça de greve na instituição. Servidores se sentem negligenciados pelo Estado e sofrem com a falta de mão de obra, consequência das constantes reduções no quadro de funcionários da autarquia nos últimos anos.

Faturamento da Supley pode atingir casa do bilhão em 2024

Faturamento da Supley
Foto: Freepik

O potencial crescente do mercado de suplementos gera entusiasmo nas companhias do setor. O faturamento da Supley, segunda maior empresa do ramo, está em ascensão desde sua fundação em 2006, atingindo R$ 977 milhões no ano passado. Para 2024 a meta é de um crescimento de 25%, totalizando uma arrecadação superior a R$ 1,1 bilhão.

Durante seu período de atuação, a companhia acompanhou grandes transformações. Em seu primeiro ano quase 80% do mercado era controlado por empresas estrangeiras. Hoje, muito devido à valorização do dólar, essa fatia representa menos que 5%.

Estratégias impulsionaram faturamento da Supley

A aquisição de novas marcas é fundamental para o sucesso da fabricante. A Max Titânium, um dos produtos mais consumidos pelos frequentadores de academias; Dr. Peanut, especializada em pastas de amendoim; e a Probiótica, linha de suplemento mais antiga do país, já fazem parte do grupo.

Em dezembro, como noticiado pelo Panorama Farmacêutico, a empresa, junto ao Itaú BBA, iniciou um estudo de mapeamento de alternativas de crescimento, incluindo um IPO, alianças estratégicas ou um private equity.

Atualmente a Supley mira a aquisição de uma marca de snacks saudáveis, e já tem dois acordos assinados. Dentro da companhia a expectativa é que ao menos uma das negociações seja concluída até o final do ano.

Granado promove gerente

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Granado Pharmácias, Luis Vinicius Esteves
Foto: Divulgação

A Granado Pharmácias, empresa de cosméticos carioca fundada em 1870, anunciou a promoção de Luiz Vinicius Esteves e Alves ao cargo de diretor comercial. Na companhia desde 2001, o executivo atuava anteriormente como gerente nacional de vendas.

Bacharel em administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cursou também um MBA em marketing na FGV. Durante sua longa carreira na Granado Esteves adquiriu experiência em diversos setores, exercendo outras funções como gerente de trade marketing e analista.

Contato: lesteves@granadophebo.com.br

73% dos brasileiros fazem uso de MIPs para aliviar desconfortos

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uso de MIPs
Foto: Canva

O uso de MIPs (medicamentos isentos de prescrição) é cada vez mais comum entre os brasileiros. Segundo uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (Acessa), 73% dos brasileiros fazem uso desses remédios para tratar sintomas menores.

O estudo foi divulgado nesta quarta-feira, 24 de julho, Dia Internacional do Autocuidado. Com um nível de confiança de 95%, a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou para menos. O questionário foi respondido por 2.010 pessoas de 112 cidades diferentes entre 13 e 21 de maio.

Uso de MIPs mostra protagonismo do farmacêutico 

Outro importante ponto destacado pela pesquisa foi que os farmacêuticos são um dos profissionais mais procurados para o esclarecimento de dúvidas sobre o uso de MIPs. Mais da metade dos entrevistados (59%) disseram buscar a orientação desses especialistas.

Os médicos também são procurados (79%) e 90% dos entrevistados concordam que é necessário buscar ajuda caso os sintomas continuem mesmo após o uso de medicamentos.

Os respondentes também afirmaram que procuram informações em plataformas como o Google e sites de notícias. A pesquisa apontou que 97% dos entrevistados acham que o governo deveria promover iniciativas relacionadas ao autocuidado e 95% afirmam que o uso de MIPs é parte das estratégias a serem cultivadas.

“Dados como esses reforçam a relevância do trabalho da entidade. Estabelecer um trabalho de letramento em saúde é essencial para avançarmos na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar de toda a sociedade”, afirma a presidente executiva, Cibele Zanota.

MIPs são campeões de vendas entre os OTCs 

Segundo um levantamento feito pela Kantar, os OTCs são responsáveis por 34% das ocasiões de compras nas farmácias. Nestas cestas, se destacam os analgésicos, antigripais, gastro e vitaminas.

As informações vão ao encontro com o indicado pela Acessa, que aponta que 86% dos entrevistados possuem em casa um MIP para o alívio de pequenos desconfortos, como a azia, dor de cabeça e febre.

Formulários dinâmicos agilizam fluxo de informações no PDV

FORMULÁRIOS DINÂMICOSvarejo farmacêutico, farmácia, Procfit, troca de informações
Foto: Freepik

Que gestor nunca perdeu horas do dia procurando um e-mail importante? Com o uso de formulários dinâmicos, essa busca trabalhosa vira coisa do passado ao aprimorar o fluxo de informações na farmácia.

Ao centralizar as informações, chamados e solicitações em um único lugar, a ferramenta automatiza processos que, até então, exigiam uma série de e-mails e trocas intermináveis de mensagens no WhatsApp. “Como resultado, solicitações importantes de vários departamentos ficam desfragmentadas, e até perdidas, em múltiplos dispositivos ou documentos em papel”, reforça Filipe Costa, coordenador de desenvolvimento da Procfit.

 

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Outro problema minimizado pela automatização dos processos está relacionado ao turnover de colaboradores ou a mudanças de números de celular. “Geralmente, quando há alterações na equipe, as mensagens enviadas para aquele funcionário tornam-se mais difíceis de resgatar. Os formulários dinâmicos centralizam as informações em um só lugar, facilitando a tomada de decisão”, ressalta.

Vantagens do uso de formulários dinâmicos

Os formulários dinâmicos também beneficiam as rotinas das áreas de recursos humanos. “O gerente que precisa enviar uma requisição de medida disciplinar preenche os campos obrigatórios na ferramenta, detalhando os motivos. Automaticamente, ela já é enviada para o departamento com uma sinalização de notificação”, explica Costa. E a análise também é devolvida com a mesma agilidade. Ou seja, um trâmite que levaria semanas é aplicado no mesmo dia.

O pedido de cancelamento de compra e a aprovação do estorno ao cliente também ficam mais ágeis com o formulário. “Ao integrar a ferramenta no ERP da farmácia, as informações de venda são acessadas com mais facilidade”, acrescenta o executivo.

Com 148 lojas em cinco estados nas regiões Norte e Nordeste, a Drogaria Globo utiliza há cinco anos os formulários dinâmicos para melhorar a gestão de seus vários departamentos. Entre as vantagens, a geração de dados e indicadores é o fator que mais contribui para a melhoria contínua dos processos.

“Seja na emissão de vales para a compra de um bolo de aniversário, para refeições, viagens e combustível dos gerentes regionais, as solicitações feitas anteriormente por e-mail passaram a estar centralizas. O gestor consegue mensurar quantos executivos pleitearam viagens em um ano e qual despesa mais consumiu recursos da empresa”, observa Helves Brito, coordenador de desenvolvimento de sistemas da Drogaria Globo.

Vagas na EMS: farmacêutica abre 100 oportunidades de trabalho

Vagas na EMS
Foto: Divulgação

Uma centena de vagas na EMS está disponível para profissionais de todo o Brasil. As oportunidades compreendem colocações que demandam nível superior e, também, ensino médio completo.

Os empregos a serem preenchidos são para as unidades em Hortolândia (SP), Brasília (DF) e Extrema (MG), além de colocações no formato híbrido. As áreas em aberto são para controle de qualidade, marketing, logística e produção.

Para realizar o cadastro, os interessados devem acessar o perfil da farmacêutica na plataforma Gupy. No site é possível também checar os requisitos necessários e os benefícios oferecidos.

Vagas na EMS não são as únicas do setor 

Não é só a EMS que tem se movimentado para reforçar sua linha de frente. O mercado farmacêutico como um todo deseja atrair os melhores talentos para suas operações e o Panorama Farmacêutico resolveu fazer parte desse movimento.

No último mês de março, o portal deu uma cara nova para sua seção de empregos em farmácias. Agora o espaço está aberto para que as próprias empresas possam cadastrar suas oportunidades.

“Com mais essa estratégia, reforçamos nosso compromisso de democratizar a informação e estimular a conexão setorial”, destaca Paulo Piratininga, publisher do Panorama Farmacêutico.