Farmarcas abre primeira loja da bandeira Mega Popular

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MegaPopular Fachada Conceito

 

A Farmarcas inaugurou na última sexta-feira (17) sua nova bandeira de farmácias populares na cidade de Cuiabá (MT). Trata-se da Mega Popular, que chega com o objetivo se mostrar conectada ao mundo digital, tendo um conceito moderno e com pontos de venda projetados já pensando nisso.

“Para que esse objetivo fosse atingido foi montada toda uma estratégia de branding, realizada pela nossa equipe, com resultados que demonstram bem o que foi pensado desde o início”, explica Angelo Vieira, diretor de comunicações e Operações da Farmarcas.

Essa nova bandeira faz parte da família de marcas populares da Farmarcas (Ultra Popular, Maxi Popular, Super Popular e Mega Popular), sendo assim construída em uma plataforma de marcas sólidas.

“Ponto de destaque no lançamento da Mega Popular é que a loja também representa um importante número para a Farmarcas, sendo que é a loja número 1.300 da administradora de redes”, explica o presidente da Farmarcas Edison Tamascia.

A meta da Farmarcas é inaugurar mais cinco farmácias da marca até o fim do ano.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Anvisa abre cinco vagas para início imediato

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Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Anvisa abriu inscrições para o preenchimento de cinco vagas de bolsista de extensão para atuar no projeto “Ações para o desenvolvimento da regulação e vigilância sanitária”. Os interessados têm até o dia 3 de outubro para cadastrar seu currículo. Além das vagas para preenchimento imediato, haverá formação de cadastro de reserva.

O processo seletivo é realizado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), a fundação de apoio à Fiocruz, e será composto por três etapas: inscrição, avaliação curricular e entrevistas. Todas as etapas podem ser acompanhadas no pelo edital.

O valor da bolsa varia de acordo com a tabela da Fiotec, o produto exigido e o tempo de experiência do candidato. Com vigência de seis meses, a bolsa pode ser prorrogada segundo a necessidade do projeto e a viabilidade orçamentária.

A seleção tem como objetivo prover apoio técnico à Gerência Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa. Esse apoio será realizado por meio da elaboração de pareceres técnicos, a fim de subsidiar a tomada de decisão no que diz respeito à segurança e à eficácia de medicamentos sintéticos.

O candidato deve ser graduado em Ciências Biológicas ou Ciências da Saúde e ter experiência profissional de, no mínimo, seis anos na área específica do projeto e em avaliação de tecnologias em saúde, epidemiologia clínica, farmacoepidemiologia ou pesquisa clínica. Além disso, é preciso ter disponibilidade para reuniões e viagens.

A inscrição pode ser feita clicando aqui.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Importação de insumo cresce com vacina contra a Covid-19

vacina

Vacinas, juntamente com metais e matérias-primas para adubos e fertilizantes, contribuíram para o crescimento das importações de insumos industriais elaborados em 2021, em relação ao período pré-pandêmico. Segundo reportagem do Valor Econômico, essa categoria avançou de 34,7% da importação total brasileira de janeiro a agosto de 2019 para 39,8% em iguais meses deste ano.

O total de insumos elaborados importados alcançou US$ 54,4 bilhões de janeiro a agosto deste ano. São US$ 10,8 bilhões a mais do que há dois anos, sempre considerando os mesmos meses. Somente em vacinas para humanos, incluindo as contra covid-19 e seus insumos, foi US$ 1,39 bilhão a mais, em igual período.

Ainda na mesma comparação, a compra externa de insumos elaborados cresceu 24,9%, taxa muito maior que os 9,1% de alta das importações totais. Os dados foram levantados pelo Valor a partir de estatísticas oficiais. Consideram a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a classificação por grandes categorias econômicas do IBGE.

Considerando os dez insumos industriais elaborados mais importados e que tiveram aumento de 2019 a 2021, vacinas para medicina humana aparecem duas vezes: na quinta e na décima posições. Há dois códigos NCM para imunizantes importados. Um para os comercializados em doses e outro para os não dosados. Os dois códigos já registravam importações de vacinas para outras doenças e passaram a contabilizar também as compras de imunizantes contra a covid-19 e seus insumos.

Na soma dos dois códigos as importações atingiram US$ 1,63 bilhão de janeiro a agosto de 2021, recorde na série histórica oficial. O maior valor nos dois códigos para mesmo período foi em 2014, com US$ 357,2 milhões. Em iguais meses de 2019 o desembarque foi de apenas US$ 247 milhões.

O EUA foram os principais fornecedores de vacinas, ainda na soma dos dois códigos. Os americanos venderam US$ 730 milhões em imunizantes ao Brasil de janeiro a agosto deste ano ante US$ 110 milhões em iguais meses de 2019. A China vem em segundo, com US$ 664,5 milhões em 2021. Há dois anos não houve fornecimento chinês para esses códigos.

Entre as vacinas contra covid-19 mais aplicadas no Brasil, a Pfizer tem produção nos EUA enquanto AstraZeneca e Coronavac são fabricadas na China.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Governo zera imposto de medicamento para câncer

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O governo federal zerou o Imposto de importação para cinco produtos, entre eles um remédio para tratamento de câncer e dispositivos para uso de pessoas com deficiência. A medida foi aprovada na quarta-feira (15) pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia. As informações são da Agência Brasil.

O medicamento atezolizumabe foi incluído na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) com redução de 2% para 0 na alíquota de importação. Trata-se de um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento de câncer metástico. A medida também incluiu três tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais – em titânio, fibra de carbono ou alumínio – e todas tiveram redução de alíquotas de 4% para zero.

Além disso, foi reduzida a taxa de importação, de 12% para 0 para dois tipos de teclados especiais para computadores: o alternativo e programável e o teclado especial com possibilidade de reversão de função mouse/teclado. As máscaras de teclado e os softwares de teclado virtual com dispositivo de varredura, apresentados em forma de memory cards, também tiveram suas alíquotas reduzidas a 0 de um patamar vigente de 8% e 2%, respectivamente.

No caso dos teclados e dos softwares, o instrumento de redução tarifária utilizado foi a Lista de Bens de Informática e Telecomunicações (Lebit). Todos eles são dispositivos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência.ebc

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


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Parte das vendas da Rede de Farmácias São João será destinada ao cuidado de crianças e adolescentes com lesão cerebral e deficiência motora

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Uma compra fica sempre melhor quando adquirimos um produto e sabemos que ainda estamos ajudando quem precisa. De 15 de setembro a 15 de outubro, parte da venda de todos os itens da marca TENA, nas mais de 800 lojas da Rede de Farmácias São João, será destinada à Casa do Menino Jesus de Praga, Porto Alegre/RS.

Sempre engajada em projetos e ações sociais, a Rede de Farmácias São João escolheu desta vez a Casa do Menino Jesus de Praga, criada há 37 anos. A instituição atende crianças e adolescentes com lesão cerebral profunda, deficiência motora permanente e em situação de vulnerabilidade social, vindos de cidades de todo o estado do Rio Grande do Sul.

“Nossa missão sempre será cuidar da saúde e qualidade de vida das pessoas. Para isso, acreditamos que podemos colaborar de diferentes formas e, com toda certeza, apoiar um trabalho grandioso como este é uma delas”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.

Atualmente, 30 jovens e adultos de 8 a 42 anos estão acolhidos. Todos com patologias diferenciadas e que permanecem na instituição até o óbito, pois os quadros clínicos delicados demandam atendimento especializado e contínuo, nas 24 horas de cada dia.

Esta ação se tornou concreta pelo interesse comum em ajudar ao próximo, neste caso, através da Casa Menino Jesus de Praga, que faz um trabalho incrível e digno de todo e qualquer apoio. Este é um exemplo em que temos a grande oportunidade de servir. Agradecemos a parceria com a TENA, pela crença em nosso propósito empresarial e a confiança da Casa, por participar desta campanha, a qual desejamos que seja a primeira de muitas, em uma relação varejo, indústria, entidade e comunidade”, reforça Eron Moraes, gerente executivo de Marketing da Rede de Farmácias São João.

A casa, mantida apenas com doações e projetos, presta um serviço especializado com inovação. O atendimento de alta complexidade inclui estrutura moderna, profissionais altamente qualificados, hidroterapia e pediaSuit.

“Expressamos nossa alegria com a nova parceria pactuada entre a nossa entidade, a Rede de Farmácias São João e os produtos da marca TENA. A parceria beneficiará sobremaneira os acolhidos especiais da Casa do Menino, promovendo a manutenção do atendimento de alta complexidade que aqui eles recebem”, conta Carolina Volpatto, coordenadora de Comunicação da Casa do Menino Jesus de Praga.

De acordo com a executiva de Desenvolvimento da TENA, Charlotte Tavares, a marca já trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo produtos que tragam conforto para acamados ou pessoas com problemas de incontinência urinária.

“É uma oportunidade importante para intensificar nossa relação comercial junto a Rede de Farmácias São João. Para a TENA é gratificante participar de uma ação social junto a instituições tão consolidadas na comunidade, promovendo bem-estar às pessoas que mais necessitam num momento de tanta instabilidade como a atual”, afirma Charlotte.

Fonte: Portal Acústica FM

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Flexfarma inaugura primeira unidade franqueada em Manaus

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Com um diversificado mix de fármacos, dermocosméticos e conveniências, inaugura em Manaus, dia 20 de setembro, a primeira unidade franqueada da rede de drogarias Flexfarma, pertencente ao Grupo Tapajós, líder do setor na região Norte.

O evento marca efetivamente o início da concretização do projeto de expansão da rede, cuja meta é fechar 2021 com pelo menos 20 lojas no modelo franquia, hoje responsável por 17% do faturamento do mercado farmacêutico brasileiro.
“Estamos muito otimistas com esse novo passo, mas cientes de que se trata de um grande desafio, por isso nosso foco principal hoje é no processo. Queremos que esse trabalho traga de fato aos nossos parceiros um grande resultado”, comenta o gerente de franquias do Grupo Tapajós, Saulo Pantoja.

Ele destaca que um dos diferenciais da franquia Flexfarma em relação às franquias tradicionais do setor é a flexibilidade, onde o franqueado não paga taxa de adesão e participa de todos os processos, visando dar ao negócio a melhor personalidade possível.

“Prestamos consultoria completa, desde análise de viabilidade do negócio à escolha do ponto, convênios com empresas, precificação, treinamento de colaboradores e suporte no uso dos softwares de gestão, assim como na manutenção do mix”, detalha.

Mercado promissor

Com 70m2 de área de venda, a primeira Flexfarma franquia de Manaus está instalada no Soberane Mall, um centro comercial localizado na rua Salvador, Adrianópolis, zona centro-sul da capital amazonense. A administradora da franquia está confiante no sucesso do negócio e disse que os empreendedores já pensam inclusive em adquirir uma segunda unidade.

“Vimos como uma grande oportunidade, pois, mesmo na pandemia, o segmento se manteve firme e ainda cresceu. Além disso, o suporte que nos foi dado realmente nos animou, pois tudo foi feito com muita atenção e celeridade”, comenta Lineia de Brito Monte.

Fonte: Portal Dia a Dia Noticias – AM

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Pandemia impacta no número de abertura de farmácias em Brusque

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Brusque conta com 60 farmácias habilitadas pela Secretaria da Fazenda do município. Deste total, os bairros que possuem o maior número de estabelecimentos em funcionamento são o Centro I, com 15 farmácias; o Santa Terezinha, com 7; e o São Luiz, com 5.

Ainda, segundo dados da pasta, 21 novas unidades foram abertas nos últimos cinco anos. O ano com maior número foi 2020, com 8 farmácias. Em segundo, já está 2021, que até este mês registrou 5 novas farmácias habilitadas. Não foram divulgados os números de encerramento de atividades durante este período.

De acordo com o diretor-geral de Tributação da Secretaria da Fazenda, Guilherme Ouriques, as aberturas seguiam um padrão até o último ano. Contudo, a pandemia do coronavírus culminou com a maior procura por produtos farmacêuticos.

Também, ele observa a expansão de grandes redes do ramo em 2020, que representam a grande maioria das aberturas. “Além do próprio crescimento populacional e expansão urbana da cidade de Brusque, onde abriram farmácias em alguns bairros que passaram a ser mais ocupados”, explica.

Desde 2019, duas unidades da rede de farmácias Panvel, integrante do Grupo Dimed, foram abertas na cidade. A primeira foi inaugurada em novembro de 2019 e a segunda em abril deste ano.

Segundo o diretor-executivo de operações do grupo Dimed, Roberto Coimbra, o plano de expansão da Panvel contempla a região Sul. Em Santa Catarina, a empresa pretende estar presente nas maiores cidades do estado.

Nesse sentido, ele explica que a decisão de abrir farmácias em Brusque é pelo município integrar uma área estratégica, que reúne características importantes, como tamanho da população e poder de consumo.

“Também está próxima de outras cidades relevantes em que a Panvel já atua, como Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú, favorecendo a integração dos estoques e estruturas de lojas para melhor atender às demandas do consumidor”, completa.

Novas unidades

Outras empresas buscam espaço na cidade. Na próxima quarta-feira, 22, a rede de farmácias São João inaugura a primeira unidade no município no bairro Guarani. Outra será aberta em Guabiruba na sexta, 24.

O coordenador distrital da rede, Cleiton de Lima, ressalta que a empresa está em expansão. Atualmente, a São João conta com mais de 150 lojas e mais de 15 mil trabalhadores, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

“Por questão de logística, nosso modelo é crescer próximo de onde a gente está. No Vale do Itajaí temos em torno de 40 lojas, pois é uma região que vem crescendo muito, é próspera, pujante economicamente, com grande produção industrial. E como essas empresas crescem, dependem de mão de obra e a população aumenta”, explica.

Expansão nos bairros

Cleiton ressalta que a intenção da rede é abrir unidade em bairros. Ainda, pela pandemia, ele observa que a comunidade passou a permanecer próximo de casa. “Os bairros ganharam vida própria”, diz.

Também, ele destaca que as unidades passaram a oferecer serviços de saúde, como o próprio teste da Covid-19, até a verificação da glicose e pressão.

“As farmácias estão deixando de ser apenas um espaço comercial, passando a ser um espaço de assistência básica de saúde.

Ao invés de ir num posto de saúde, procura a farmácia. Isso torna um diferencial, pois você tira a demanda que está apenas no SUS, principalmente com a presença nos bairros”, finaliza.

Em breve, a São João planeja inaugurar outra unidade no bairro Santa Rita, em Brusque. Contudo, Cleiton detalha que ainda trabalham no projeto, que terá que passar por uma aprovação ambiental.

Fonte: Portal O Município – SC

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Soma Drogarias reforça trade marketing

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Soma Drogarias reforça trade marketingRayane Leão é a nova analista de trade marketing da Soma Drogarias. A executiva está na rede associativista desde agosto de 2019, ocupando o cargo de consultora de merchandising e gerenciamento por categoria.

Sua primeira experiência no setor foi na MGM Drogaria e Perfumaria, onde atuou como vendedora e promotora de vendas. É formada em direito pela Faculdade Doctum de Caratinga e Instituto Ensinar Brasil, com especializações em vendas, merchandising e marketing pelo Portal da Educação.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Promoção na L’Oréal

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Promoção na L’OréalA L’Oréal promove Fabiana Moraes ao cargo de coordenadora de retail intelligence. A executiva ocupava desde agosto de 2020 a posição de supervisora de execução em sell out.

Essa não é a primeira passagem dela pela companhia. Em 2011, Fabiana foi estagiária em trade marketing na L’Oréal. De lá para cá, atuou em grandes empresas, como Faber-Castell e Hershey Company.

A profissional é formada em administração de negócios e antropologia do consumo pela Fundação Getulio Vargas. Tem especialização em defesa e gestão estratégica internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de pós-graduação em administração, negócios e marketing e MBA em trade marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Ontex apresenta linha Turma da Mônica Baby

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Ontex apresenta linha Turma da Mônica BabyReferência em itens de higiene pessoal, a Ontex, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lança a linha exclusiva Turma da Mônica Baby, composta por fraldas e toalhas umedecidas.

Os personagens Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Milena, em suas versões baby, passam a estampar as embalagens e fraldas. Os produtos sobressaem pela tecnologia, que garante 12 horas de proteção, rápida absorção, barreira antivazamento e cintura elástica, proporcionando mais conforto e comodidade.

As fraldas estão disponíveis do RN ao XXG, em diversas opções de pacote. E as toalhas umedecidas podem ser adquiridas em pacote único ou promocional com quatro unidades.

Distribuidora: A Falcon é responsável pela distribuição, mas a Ontex atua com outras distribuidoras regionais
Diretora de marketing:  Bruna Fausto – bruna.fausto@ontexglobal.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico