Cesta básica já consome até 65% do salário mínimo

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A inflação vem sendo sentida com força nos pratos dos brasileiros – especialmente os mais pobres. Para as famílias com renda de um salário mínimo, o preço da cesta básica de alimentos chega a consumir 65,32% dos ganhos mensais.

Essa fatia foi registrada em Porto Alegre, que tem a cesta mais cara do país, a R$ 664,67. Mesmo em Aracaju, onde a cesta é a mais barata entre os locais pesquisados (R$ 456,40), o conjunto de itens representa um gasto de 44,86% do salário mínimo.

Nos 12 meses até agosto, o preço da cesta subiu mais de 10% em todas as capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)A maior alta foi registrada em Brasília: na capital federal, o conjunto dos 17 itens que compõem a cesta subiu 34,13% em um ano.

Em outras sete capitais, a alta acumulada passa dos 20%: Campo Grande (25,78%), Porto Alegre (24,84%), Florianópolis (24,24%), Vitória (21,50%), Natal (21,11%), São Paulo (20,47%) e Belém (20,07%).

Agosto

 

Na passagem de julho para agosto, a cesta básica ficou mais cara em 13 das 17 capitais pesquisadas.

As maiores altas foram registradas em Campo Grande (3,48%), Belo Horizonte (2,45%) e Brasília (2,10%). As capitais onde o custo apresentou queda foram Aracaju (-6,56%), Curitiba (-3,12%), Fortaleza (-1,88%) e João Pessoa (-0,28%).

Fonte: G1

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Hackers atacam site da Anvisa, mas agência nega que dados foram afetados

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Hackers – Um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisasofreu um ataque cibernético na tarde desta quarta-feira (8). Na página, os invasores colocaram uma bandeira da Argentina e uma mensagem.

O site alvo da ação é o dedicado ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), um documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea.

O ataque ocorre três dias depois da suspensão do jogo entre Brasil e Argentina. A partida foi cancelada após a agência entrar em campo para retirar atletas argentinos que descumpriram a exigência de quarentena prévia para entrada no país.

 

Na tarde de domingo (5), as duas seleções disputariam jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo na Neo Química Arena, em São Paulo. A decisão da agência de entrar em campo foi tomada depois de seguidas tentativas de impedir que os jogadores irregulares fossem ao estádio e participassem da disputa.

Em suas declarações nos formulários de entrada no país, a delegação argentina omitiu que esses 4 jogadores estiveram no Reino Unido. Viajantes com esta procedência precisam cumprir uma quarentena prévia antes de entrar no Brasil. A medida entrou em vigor no dia 30 de dezembro de 2020.

Fonte: G1

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Drogarias Catedral com atendimento por drive thru em Bauru

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A nova unidade das Drogarias Catedral, na Duque de Caxias, 18-70, em Bauru, é a primeira farmácia da região que oferece atendimento por drive thru. O serviço funciona todos os dias, das 7h às 2h, proporcionando comodidade e segurança aos clientes, algo extremamente conveniente em meio à correria do dia a dia e à pandemia da Covid-19. A nova farmácia é a maior da rede e possui um amplo estacionamento com 50 vagas

AMPLIAÇÕES
A rede tem passado constantemente por reformas e ampliações para melhor
atender aos clientes, sempre oferecer um lugar agradável e aumentar o seu mix
de produtos com um estoque variado à pronta-entrega.
As Drogarias Catedral também estão em plena expansão. A rede deverá
inaugurar novas filiais nas cidades de Pompeia e Marília. Já Assis receberá outra
unidade com o sistema de drive thru.

SERVIÇO
A nova unidade das Drogarias Catedral, em Bauru, fica na avenida Duque de
Caxias, 18-70, na Vila Cardia. O drive thru funciona todos os dias, das 7h às 2h. O
atendimento ao público dentro da loja é das 7h às 23h.
Para conferir as ofertas e obter outras informações, basta seguir a
página Drogarias Catedral, no Facebook. Drogarias Catedral, o atendimento da
sua confiança.

Fonte: Jcnet

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Blau Farmacêutica abre 14 vagas de emprego para fábrica em Anápolis

A Blau Farmacêutica (B3: BLAU3), uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, está com 14 oportunidades de trabalho em sua planta em Anápolis (GO). As vagas são para Analista de Garantia da Qualidade Jr, Analista Garantia Qualidade PL, Analista Garantia Qualidade SR, Analista de Controle de Qualidade JR, Mecânico de Manutenção, Eletricista de Manutenção, Técnico de Utilidades e Operador de Produção.

“Todos os nossos colaboradores têm como benefício: Assistência Médica e Odontológica, Refeitório no local, Vale Alimentação, Previdência Privada, Vale Transporte e Assiduidade, entre outros”, afirma Rachel Sarti, Gerente de Recursos Humanos Sênior da Blau Farmacêutica.

Para se inscrever e participar do processo de seleção, os candidatos devem se cadastrar no portal de vagas da Blau (veja aqui). Neste canal é possível ver todas as oportunidades em aberto, bem como o local em que os aprovados irão trabalhar.

Contratação

Com sede em Cotia (SP) e fábricas em Goiás (Anápolis) e São Paulo (Caucaia, Cotia e São Paulo), a Blau preencheu 528 vagas, sendo 449 efetivas e 79 temporárias, em 2020. ”Das 449 vagas efetivas, 211 foram vagas novas, o que mostra o quanto a Blau cresceu e como nos preparamos para atender à demanda do mercado brasileiro dos próximos anos, que tem crescido gradativamente”, comenta Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.

Neste ano, a Blau já contratou mais de 450 profissionais e tem atualmente mais de 80 vagas abertas para todo o Brasil, em diversas áreas, como Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, Qualidade, Produção, Assuntos Regulatórios, Financeiro, RH, Comercial e Operações.

Fonte: Pfarma

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/com-aumento-de-35-no-lucro-liquido-blau-farmaceutica-avanca-com-banco-de-plasma-nos-estados-unidos-e-aguarda-aprovacao-do-registro-da-vacina-para-covid-19/

STJ deve julgar nesta quarta-feira direito de planos de saúde negarem tratamentos

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O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para esta quarta-feira (8) o julgamento de uma ação que pode definir quais procedimentos e medicamentos as operadoras de planos de saúde devem ser obrigadas a custear para o tratamento de saúde de seus usuários. Na prática, serão discutidos os limites e parâmetros do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência de Saúde Suplementar (ANS), que é a lista de procedimentos com cobertura obrigatória dos planos de saúde aos usuários.
Segundo a advogada e coordenadora do programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete, o julgamento representa um risco ainda maior para os consumidores. “A decisão do caso pode afetar os usuários de planos de saúde sem garantir o devido debate e espaço para o contraditório que a matéria requer. O tema é extremamente delicado e vem sendo alvo de lobby das empresas de planos de saúde há alguns anos. O que elas buscam é consolidar no Judiciário o direito de negar atendimentos”, alerta.

Na visão defendida pelo Instituto, o médico é a autoridade sanitária responsável por determinar os tratamentos e procedimentos recomendados aos seus pacientes de acordo com a avaliação clínica, e é dever das operadoras cobrir todas as doenças previstas na Classificação Internacional de Doenças (CID).

Este foi o entendimento majoritário do Judiciário por mais de dez anos. Mas, em 2019, a quarta turma do STJ rompeu o histórico de decisões consistentes e abriu uma divergência em uma ação mais antiga da que será levada a julgamento na próxima semana.

Ainda segundo Navarrete, um eventual julgamento do tema sem debate na Corte pode ter o desastroso efeito de aprofundar a assimetria de poder entre operadoras e consumidores, deixando-os ainda mais desprotegidos e vulneráveis nos momentos de maior necessidade.

“Até hoje, a jurisprudência consolidada do STJ é de que procedimentos de saúde necessários, mesmo que não previstos no rol, devam ser concedidos, se houver respaldo em evidência clínica. Esperamos que a Corte leve esses argumentos em consideração e garanta o equilíbrio e a pluralidade de visões que o caso de grande complexidade demanda”, completa Navarrete.

Já para advogada Maria Fernanda Lyra, especialista em Direito do Consumidor, ressalta que o esperado do julgamento é que o STJ  unifique o entendimento de que o rol da ANS “é exemplificativo e que os planos de saúde poderão definir as doenças que cada contrato dará cobertura, mas não podendo limitar o tipo de tratamento”.
“Do contrário, se o STJ seguir o entendimento que limita a cobertura ao que se encontra estritamente definido pela ANS e pelo contrato de plano de saúde, o consumidor certamente será prejudicado, pois muitas vezes um procedimento que poderia garantir-lhe maior segurança e benefícios no seu tratamento, será negado com respaldo do Judiciário”, pontua.
Fonte: O Dia

Novavax inicia teste de vacina combinada contra gripe e Covid-19

A farmacêutica Novavax Inc informou nesta quarta-feira (8) que começou a testar, ainda em estágio inicial, uma vacina combinada contra a gripe e a Covid-19.

O ensaio será conduzido na Austrália e envolverá 640 adultos saudáveis ​​entre 50 e 70 anos. Eles devem ter sido previamente infectados com o coronavírus ou terem tomado a vacina contra a Covid-19 pelo menos oito semanas antes dos testes.

Os participantes receberão uma combinação da vacina contra a Covid-19 da Novavax, a NVX-CoV2373, e da sua vacina contra Influenza, a NanoFlu, junto com um adjuvante ou reforço da vacina, de acordo com informações da agência Reuters.

Em estudos pré-clínicos, sua vacina NanoFlu/NVX-CoV2373 gerou respostas robustas para influenza A e B e protegeu contra o coronavírus.

“A combinação dessas duas vacinas pode levar a maior eficiência para o sistema de saúde e alcançar altos níveis de proteção contra a Covid-19 e influenza com um único regime (de dose)”, disse Gregory Glenn, presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Novavax, segundo a Reuters.

 

A farmacêutica espera obter os resultados do teste no primeiro semestre de 2022.

Eficácia de 90% contra a Covid

Em junho, um estudo de fase 3 publicado na “The New England Journal of Medicine” mostrou que a vacina contra a Covid-19 da Novavax tem eficácia de 89,7% contra a infecção. O imunizante é administrado em duas doses com um intervalo de 21 dias.

Participaram do estudo 14.039 0voluntários de 33 locais do Reino Unido. Foram recrutados adultos com idades entre 18 e 84 anos, sendo que 44,6% apresentavam alguma comorbidade. Nenhuma morte ou hospitalização foi registrada entre os que receberam a vacina.

Fonte: G1

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Pague Menos está 100% focada na integração da Extrafarma, mas não descarta novas aquisições

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O apetite por aquisições da Pague Menos (PGMN3) não acabou com a compra da Extrafarma, antes da Ultrapar (UGPA3). Embora a rede de farmácias esteja totalmente focada na integração do mais novo ativo, o que limita sua capacidade de adquirir outras empresas, analistas acreditam que existem opções boas no mercado que podem entrar no radar da companhia.

“A companhia não descarta a possibilidade de novas aquisições”, disse o Itaú BBA, após participar do Investor Day da varejista farmacêutica.

Na opinião da instituição, além de outros operadores do setor de farmácias, a Pague Menos pode adquirir startups para melhorar sua plataforma pela frente digital ou expandir a gama de serviços que ela oferece.

“Pmenos Lab, o laboratório de inovação da Pague Menos focado em conectar a companhia com startups por meio de eventos, como hackathons, dá acesso a startups não só como potenciais parceiras, mas também como potenciais aquisições”, disse a equipe de análise do Itaú BBA, em relatório divulgado na semana passada e obtido pelo Money Times.

Segundo a XP Investimentos, que também participou do Investor Day, a aquisição da Extrafarma foi um movimento estratégico importante, e tudo indica que a integração do ativo ocorre de maneira suave.

A corretora lembrou que a aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve acontecer no primeiro trimestre do ano que vem.

Expansão de lojas

A Pague Menos tem planos de inaugurar 80 novas lojas em 2021 e mais 120 em 2022.

No segundo trimestre do ano, a Pague Menos inaugurou seis lojas, localizadas majoritariamente na região Nordeste. Na época da divulgação dos resultados, a companhia disse que prevê uma “tração” nas inaugurações do terceiro trimestre.

“Contamos com um conjunto de mais de 130 novos pontos aprovados em comitê, dos quais 80 já contam com contratos assinados e em fase de implantação”, comentou.

Segundo a XP, o guidance mostra que, apesar da aquisição da Extrafarma, a companhia segue vendo muitas oportunidades a serem exploradas no Maranhão e no Pará.

A corretora reiterou a compra da ação da rede de farmácias, com novo preço-alvo de R$ 16 (contra R$ 13 antigamente), pois enxerga uma trajetória contínua de resultados sólidos, suportada pela resiliência do setor frente a um cenário macroeconômico carregado de incertezas. Além disso, para os analistas, existem potenciais positivos na tese de investimento, principalmente envolvendo o Clinic Farma, espaço de atendimento farmacêutico da Pague Menos.

O Itaú BBA tem recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) e preço justo também de R$ 16 para o papel. A instituição notou que a companhia já está conseguindo tirar resultados dos investimentos que vem realizando em seus canais digitais.

A Pague Menos acabou de lançar seu novo aplicativo. De acordo com o Itaú BBA, a ferramenta, com melhoras na experiência de usuário e funcionalidades multicanais, será um importante driver para fortalecer o ecossistema da empresa.

Fonte: Money Times

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Rede de farmácias inaugura nova filial baiana em Alphavile

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A rede de farmácias Drograia São Paulo abriu uma unidade no bairro de Alphabille, em São Paulo. O estabelecimento conta com produtos e serviços voltados para o cuidado com a saúde e bem-estar e está localizada na Avenida Luís Viana Filho, em um complexo comercial, funciona de domingo a domingo, das 7h às 22h.

Segundo a assessoria do grupo, O novo espaço oferece serviço de consultoria en beleza, produtos dermocosméticos, linhas de cuidados com a pele e o serviço de entrega de raio curto, que podem ser realizados através do delivery, por meio do telefone: 71 99666-9907. Além disso, os clientes do entorno também podem optar pela modalidade Retire na Loja: o consumidor faz sua compra através do site www.drogariasaopaulo.com.br e recolhe seus produtos na unidade mais próxima.

Fonte: Bahia.BA

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Medpass nomeia Sergio Saraiva como Chairman de Operações

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O executivo Sergio Saraiva é o novo Chairman de Operações da Medpass Brasil, sistema de saúde digital e bem-estar preventivo e personalizado do País. Ele acumula mais de 30 anos de carreira, com passagens como CEO por empresas como o Rappi Brasil, Cielo, Diletto e Giroflex, além de uma experiência de duas décadas no Grupo Ambev Anheuser-Busch por 20 anos.

Agora, na Medpass, seu principal desafio é somar seu conhecimento para acelerar o crescimento da startup.

De acordo com o sócio-fundador da Medpass, o alemão Hans Apostel, a chegada de Saraiva tem o objetivo de impulsionar a expansão de negócios.

‘Conheço o Sergio de círculos sociais e profissionais comuns e o que mais me chama atenção em sua trajetória é a resiliência como enfrenta situações desafiadoras, colocando a empresa na estrada de um acelerado sucesso. Certamente ele tem a liderança necessária ao lidar com questões estratégicas cruciais de negócios e operacionais na Medpass’, diz Apostel.

‘Inicialmente projetada para o mercado B2B, começamos como um sistema de saúde concebido para os departamentos de Recursos Humanos’, explica o sócio-fundador da startup. ‘Vendemos B2B para empresas corporativas comprometidas com as regras de ESG que cuidam de forma sistemática e indiscriminada dos seus colaboradores’, diz ele.

A Medpass faz um mapeamento populacional e usa a inteligência de dados para projetar serviços para um atendimento humanizado e personalizado, ajudando empresas a mapear perfis de saúde, com o objetivo de proporcionar maior controle de custos com saúde e melhores índices de qualidade de vida.

‘Nos nossos primeiros anos, investimos fortemente em pesquisa, tecnologia e inteligência médica. Nosso sistema proporciona integração de dados e avaliações detalhadas de risco, além de um canal direto entre RH e colaboradores, facilitando uma comunicação inédita muito procurada pelos dois lados’, completa Apostel.

De acordo com Saraiva, um dos pontos que chamou a sua atenção no projeto é o foco em criar soluções tecnológicas como um meio para personalizar e melhorar a saúde e o bem-estar de membros e empresas afiliadas. ‘A Medpass está investindo pesado no conhecimento das preferências, demandas e engajamento do usuário final, já que este determina o sucesso efetivo de todos os canais de venda’, explica Saraiva.

Segundo ele, uma de suas principais iniciativas como Chairman das Operações é usar sua experiência para impulsionar e consolidar parcerias – entre elas estão a de aplicativos como o próprio Rappi, empresa que comandou por pouco mais de um ano e meio – até julho de 2021.

‘A Medpass tem um potencial imenso para crescer. A tecnologia é muito sofisticada e, ao mesmo tempo, muito simples de usar. Agora, nosso desafio é intensificar o esforço comercial’, diz o novo Chairman de Operações do Board.

O plano de negócios da startup prevê uma curva de crescimento super acelerada e sustentável.

Uma das trilhas de crescimento, segundo Saraiva, é criar uma oferta de valor atrativa para clientes não plenamente atendidos pelas muitas plataformas de telemedicina, que tiveram um boom após a regulamentação da atividade. ‘A tecnologia permite muito mais eficiência na atenção ao paciente do que a simples conectividade.’

Medpass no mercado

O sistema está sendo alimentado com centenas de algoritmos inteligentes, sendo o membro acompanhado pelo Ben, nome do assistente virtual que alerta de forma individual sobre cuidados de saúde e medidas preventivas a serem tomadas. ‘Dentro desse cuidado inteligente temos também integrado as consultas de saúde emocional e uma unidade exclusivamente para mulheres. Alguns dos conselhos mais procurados são violência doméstica, ansiedade, depressão, comunidade LGBT, discriminação e bodyshaming’, ressalta o sócio-fundador Hans Apostel.

Uma iniciativa pioneira é a integração dos serviços da Medpass como ‘soluções embarcadas’ na comunicação digital com clientes B2B2C, de forma a apoiar a retenção e motivação de clientes e prestadores de serviço.

‘Ingressamos com os dois pés no B2B2C, entrando no segmento de tecnologia com soluções digitais para fidelização de clientes em conjuntos com outros prestadores de serviço’, acrescenta o sócio-fundador.

A Medpass está atualmente entre as 10 empresas mais capitalizadas em um universo de mais de 800 startups no setor de saúde brasileiro, de acordo com a Crunchbase e, em um momento em que o monitoramento de saúde rápido e confiável pode ser uma questão de vida ou morte, a plataforma está atendendo a uma necessidade crítica do mercado.

A startup usa inteligência de dados para promover cuidados de saúde preventivos e oferece um plano de aconselhamento individualizado, bem como agendamento de consultas com acesso a históricos médicos individuais por profissionais de saúde.

Verticais como ‘Meu médico’ e ‘Meu psicólogo’ garantem que o membro sempre fale com o mesmo médico ou psicólogo, em vez de ser direcionado aleatoriamente para outro profissional de saúde como acontece via de regras em plataformas de telemedicina de outras empresas. Na Medpass, ao entrar em contato por chat ou vídeo, o profissional de saúde tem acesso imediato ao histórico médico e ao perfil de risco em seus painéis, economizando um tempo precioso e focando o cuidado no que o indivíduo realmente precisa naquele momento.

As verticais Saúde Mental e a recentemente lançada de Saúde da Mulher têm crescido significativamente em um cenário desafiador como o impacto da covid-19 na vida social, familiar e profissional.

Entre os clientes da Medpass estão empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos: hotelaria, seguradoras e do setor de serviços e pagamentos.

‘São empresas que estão à frente no cuidado da saúde dos seus colaboradores, que sempre oferecem programas e benefícios pensando neste cuidado. Também demonstram bastante preocupação com a segurança dos colaboradores, especialmente em funções que exigem trabalho presencial’, diz o Head of Medical Operations da Medpass, Jackson Neves.

A Medpass mantém parcerias com laboratórios como Fleury e Dasa e redes de farmácias como Grupo DPSP (Drogaria São Paulo), Extrafarma e Pague Menos.

Fonte: Saúde Digital News

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Pará lidera crescimento no consumo nas classes C e D no Brasil, com 57% de aumento

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Com 57% de incremento, o Pará apresentou o maior crescimento no País no consumo nas classes C e D, no mês de julho, em relação a junho, entre os 12 estados analisados pela pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O levantamento, realizado mensalmente e com objetivo de traçar o perfil do consumidor das classes C e D, apontou uma elevação média no Brasil de 5% no mesmo período avaliado.

No Pará, as maiores altas foram nos setores Drogaria e Farmácia (91%), Prestadores de Serviços (72%), Lojas de Artigos Diversos (62%), Serviços (52%), Supermercado (43%), Combustível (38%), Rede Online (31%) e Restaurante (30%). O único setor que apresentou queda foi o de Telecomunicações, de 5% nos gastos.

Observando o cenário brasileiro em geral, quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente. O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D.

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses. ‘Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar’, diz.

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo nacional foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%).

O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.

Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento.

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. ‘É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D’, explica.

Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no endereço: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Jul21_Estados.pdf

Fonte: PORTAL SANTARÉM

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