Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Creamy lança blend inédito de ácidos

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Especialista em skincare de alta performance, a Creamy lança o Glicointense Peel. Trata-se da primeira e única fórmula a ter blend de ácidos com máxima concentração de 18,5%, o que garante um efeito de peeling noturno.

Indicada para todos os tipos de pele, essa inovação viabiliza o controle da oleosidade excessiva, o clareamento de manchas e a redução dos poros dilatados. Reúne 14% de ácido glicólico, 2% de ácido salicílico, 2% de maltobiônico e 0,5% de LHA (derivado do ácido salicílico).

Juntos, os ácidos incentivam a melhora da textura da pele, minimizam a aparência de cicatrizes e oferecem ação anti-inflamatória. Asseguram ainda a firmeza da derme. Esse composto também concentra a niacinamida, um poderoso ativo que acalma os efeitos dos ácidos.

Como o produto costuma provocar ardência e vermelhidão na região facial, a recomendação é utilizar de duas a três noites na fase inicial. Depois que o rosto acostumar, ele pode ser incluído na rotina noturna de skincare.

Distribuição: sistema próprio de distribuição

Head de Marketing: Felipe Cercal – felipe@creamy.com.br

Novo gerente na Reckitt Brasil

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Reckitt, Frederico Gonçalves
Foto: Divulgação

A Reckitt, multinacional especializada em produtos de higiene, saúde e nutrição, anunciou a contratação de Frederico Gonçalves para o cargo de gerente geral Brasil para a área de saúde e higiene.

 O executivo se formou em engenharia mecânica pela Unicamp, onde cursou também uma especialização em administração de empresas. Na Fundação Dom Cabral concluiu um mestrado em administração.

Gonçalves conta com mais de 25 anos de experiência em supply chain, acumulando passagens por empresas como Unilever, Walmart e General Motors.

Contato: frederico.goncalves@reckitt.com

Farmácias São João distribuem medicamentos para o Rio Grande do Sul

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medicamentos para o Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação

As Farmácias São João irão disponibilizar medicamentos para o Rio Grande do Sul de forma gratuita. O anúncio foi realizado na última quarta-feira, dia 8. As informações são do Correio do Povo.

Serão distribuídos gratuitamente aqueles remédios de uso contínuo, como os anticoncepcionais e aqueles destinados ao tratamento de doenças como a asma, diabetes e a pressão alta. Ao todo mais de 80 tipos de fármacos serão cedidos.

“As pessoas perderam na enchente os documentos para retirar os medicamentos de uso contínuo, perderam os medicamentos e não conseguem retirar novamente, nem adquirir num momento como esse”, explica Pedro Brair, presidente da rede de farmácias.

Para conferir quais medicamentos serão distribuídos e em quais municípios, basta acessar o site da companhia. O programa vai até o fim do mês de maio ou enquanto durarem os estoques.

Medicamentos para o Rio Grande do Sul estão em falta

Enquanto alinha a distribuição de medicamentos para o Rio Grande do Sul, a São João e outras varejistas lidam com uma grande dor de cabeça. A profilaxia contra leptospirose já começa a ser item raro nas farmácias de Porto Alegre (RS).

A ausência do medicamento começou a ser registada após a Secretaria da Saúde da cidade determinar que o tratamento só seja ministrado na presença de sintomas no sistema público de saúde.

Desde domingo, dia 5, o antibiótico doxiciclina está em falta no varejo farmacêutico. Dentre as redes que já afirmaram estar com dificuldade para manter o item à venda estão a já citada São João e a Panvel.

No caso da segunda, o principal entrave é a impossibilidade de utilizar seu centro de distribuição, em Eldorado do Sul (RS), que se encontra totalmente alagado.

Ministério da Saúde pede cautela

 Em entrevista à CNN Brasil na última terça-feira, dia 7, a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, pediu que a população afetada pelas enchentes evite o uso de antibióticos como forma de prevenir a leptospirose.

“Às pessoas que não têm sintomas, nós não recomendamos uma profilaxia em massa com antibióticos. Isso tem que ser feito de forma muito cuidadosa. Haverá orientação específica para os grupos de salvamento, de resgate, para dar segurança”, afirmou.

Produção da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca é encerrada

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Vacina contra a Covid-19
Foto: Freepik

A vacina contra a Covid-19 fabricada pela AstraZeneca não será mais distribuída e fabricada em todo o mundo. Segundo a companhia, a pausa é devida a um “excedente de vacinas disponíveis”. As informações são do portal da Band.

A farmacêutica afirma que, como várias vacinas surgiram de 2020 para cá, a procura pelo imunizante diminuiu. Em 5 de março, ela já havia feito um pedido de retirada voluntária, que entrou em vigor na última terça-feira, dia 7.

Desde junho de 2021, quem produz a vacina no Brasil é o Fiocruz, que firmou um acordo de transferência de tecnologia com a multinacional. Por aqui, mais de 190 milhões de doses foram aplicadas.

Vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca salvou mais de 6,5 milhões de vidas 

De acordo com a AstraZeneca, estimativas independentes apontam que, apenas no primeiro ano de uso da vacina, 6,5 milhões de vidas foram salvas. O imunizante foi desenvolvido em 2020, por meio de uma parceria com a Universidade de Oxford.

A vacina foi uma das primeiras a chegar ao mercado, ainda em janeiro de 2021. Ao todo, mais de três bilhões de doses foram distribuídas.

Apesar do sucesso inicial, US$ 4 bilhões (cerca de R$ 22,3 bilhões na cotação da época) em vendas no primeiro ano, em 2023, esse total caiu para apenas US$ 12 milhões (cerca de R$ 58,2 milhões na cotação da época).

Queda na demanda já finalizou outros projetos 

Apesar da AstraZeneca ser o player mais significativo a encerrar a produção de uma vacina contra o novo coronavírus devido à baixa demanda, a empresa não foi a primeira a tomar tal decisão.

Considerado o maior produtor de imunizantes no mundo, o Instituto Serum da Índia interrompeu seu projeto ainda em 2022.

Recuo da pandemia afetou toda a indústria 

O lucro das maiores indústrias farmacêuticas do mundo caiu no ano passado. Em 2023, as principais empresas do setor lucraram 27% menos do que em 2022, totalizando US$ 99 bilhões (cerca de R$ 480,1 bilhões na cotação da época).

A principal responsável por tal queda foi exatamente a diminuição nas vendas de medicamentos e vacinas contra a Covid-19, baixa demanda que levou ao encerramento das atividades da AstraZeneca na área.

Outras companhias que sofreram foram a Merck e a Pfizer, cujos ganhos caíram 90% no período.

Nova parceria amplia uso de inteligência artificial nas farmácias

Nova parceria amplia uso de inteligência artificial nas farmácias
Carlos Dutra, CEO do Grupo InterPlayers; e Gustavo Ioschpe, CEO da Big Data
(Foto: Panorama Farmacêutico)

Uma nova parceria promete aumentar as vendas em redes de pequeno e médio porte com inteligência artificial nas farmácias. A tecnologia de recomendação de compras da Big Data foi integrada à plataforma de negócios PharmaLink, do InterPlayers, municiando as equipes comerciais com indicadores e dados personalizados de acordo com o perfil de cada varejista.

A união de forças partiu de diversos pedidos da indústria em replicar o bem-sucedido modelo de negócios da ferramenta One-Click Order, que a Big Data mantém em parceria com o Grupo SantaCruz desde 2021.

“Muitas empresas nos relatavam que as farmácias que aderiam às sugestões de compras oferecidas pelo sistema no pedido eletrônico da distribuidora apresentavam aumentos superiores a 40% nas vendas. E elas ansiavam por uma solução que pudesse ser aplicada no atendimento presencial da força de vendas”, explica Gustavo Ioschpe, CEO e sócio-fundador da Big Data.

“Se ela está levando resultados tão expressivos para o varejo farmacêutico independente, por que não adotar a mesma estratégia para pequenas e médias redes que apresentam um tíquete médio ainda maior?”, acrescenta.

“Estamos há mais de 20 anos trabalhando com as principais indústrias do Brasil e do mundo, conectando em nosso ecossistema todos os players do segmento farmacêutico. E sabemos que, invariavelmente, os negócios estão caminhando na direção dos dados, analytics e predições do comportamento do mercado”, afirma Carlos Dutra, CEO do grupo InterPlayers.

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Rodrigo Galesi, Carlos Dutra e Juliana Maciel, respectivamente COO, CEO e gerente comercial da InterPlayers; Gustavo Ioschpe e Eraldo Calado, CEO e gerente comercial da Big Data

“A PharmaLink tem um volume bruto de mercadorias (GMV) na casa dos R$ 18 bilhões ao ano e o desafio de todos os representantes da cadeia farmacêutica é apresentar inovações que tragam algum valor agregado para o negócio”, acrescenta.

Como funciona esse modelo de inteligência artificial nas farmácias?

A inteligência artificial nas farmácias ativa um sistema de recomendação de compras para o representante da indústria, concebido especificamente para a farmácia visitada. A ferramenta indica quais produtos a loja deveria comprar, a quantidade necessária de cada item e o percentual de desconto que deve ser oferecido.

O grande diferencial da ferramenta é que ela não dispara a mesma promoção para um número enorme de farmácias. Com base no cruzamento de mais de 17 mil variáveis – que incluem desde fluxo de trânsito, clima, renda média, educação, mercado imobiliário –, a inteligência artificial consegue reunir PDVs que apresentam as mesmas caraterísticas, a fim de identificar os produtos que apresentam a melhor performance de vendas e, a partir daí, fazer recomendações individualizadas de compra para cada farmácia.

“Criamos uma recomendação assertiva dos produtos que têm alto giro e, inclusive, sugerindo itens novos que a farmácia ainda não comercializava, mas que o algoritmo aponta ser rentável para a rede”, ressalta Ioschpe.

“A personalização baseada em estratégias de IA torna o processo de compras da farmácia mais eficiente, evitando a ocorrência de rupturas ou o encalhe do produto na prateleira, sobrando capital de giro para investir em um sortimento mais adequado àquele perfil de loja”, completa.

Política de trade inteligente

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Jantar de lançamento da parceria reuniu mais de 30 representantes da indústria

Além disso, a plataforma contribui para aumentar o faturamento da indústria por meio da entrega do sortimento e desconto ideais para cada farmácia, tornando a verba de trade mais assertiva. “Desenvolvemos uma gamificação na qual cada SKU recomendado vale uma quantidade de pontos. Cada vez que sobe a pontuação, mais desconto a farmácia recebe”, explica.

A parceria entre a Big Data e a InterPlayers foi apresentada no dia 25 de abril, em um jantar na A Figueira Rubayat, que reuniu executivos de 12 indústrias. São elas a Adium, Bayer, Biolab, Colgate-Palmolive, Grupo NC, GSK, Hypera Pharma, Kenvue, L’Oréal, Libbs, P&G Health e Sanofi.

“Neste primeiro momento, o objetivo é ter cinco empresas operando a ferramenta na PharmaLink, em caráter de teste. No segundo semestre projetamos atingir um número de 20 indústrias”, finaliza Ioschpe.

Programa de aceleração do Boticário seleciona 10 startups

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Programa de aceleração do Boticário
Foto: Freepik

A quarta edição do programa de aceleração do Boticário selecionou 10 startups para sua iniciativa de investimento. As inscrições para a edição de 2024 foram abertas em janeiro, e visavam empresas com soluções inovadoras para os setores de beleza e varejo.

Todas as selecionadas – Wecare Skin, B2Mamy, Belong Be, Price Survey, Dita Cuja, Curly Care, Gofind, Gloss Express, Instanteaser e Gloria Beauty – estão em fase de escala e registraram um faturamento anual superior a marca de R$ 1 milhão nos últimos dois anos.

Interesse no programa de aceleração do Boticário cresceu

A edição de 2024 teve um recorde de inscrições, com 402 empresas brasileiras e estrangeiras na disputa, esse número representa um crescimento de 89% no engajamento do projeto do Grupo Boticário. As áreas de atuação das candidatas variavam entre varejo (44,3%), beleza (39,8%) e tecnologia (15,9%).

Rede de farmácias venezuelana fortalece expansão internacional

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Rede de farmácias venezuelana
Foto: Divulgação – Pharmabiz

A cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, é o mais novo local em que a rede de farmácias venezuelana Farmatodo fincou bandeira na América Latina. Desde 2019 em terras argentinas, a companhia chega agora à principal cidade do país. As informações são do Pharmabiz.

Hoje já com cerca de uma dezena de lojas na Argentina, o conglomerado centralizava sua atuação em Pilar, na Região Metropolitana de Buenos Aires. Na capital, a empresa estreou em grande estilo, inaugurando um PDV com quase 450 m².

Localizada no edifício Pavilion Botánico, a unidade, segundo fontes do mercado, deve custar aos cofres venezuelanos cerca de US$ 6,8 mil (aproximadamente R$ 34,6 mil) por mês apenas em aluguel.

Rede de farmácias venezuelana sofre para chegar a Buenos Aires 

De acordo com a reportagem, além do alto custo para se estabelecer na capital argentina, a Farmatodo também teve que lidar com a burocracia para conseguir se firmar na região.

O ponto que foi inaugurado, no Pavilion Botánico, levou um ano para poder abrir as portas. Em paralelo, outra loja, em Belgrano, está há mais de um ano pronta para funcionar, mas a burocracia local não permite o avanço.

Ativos naturais são apostas de cicatrizante da Kayoah

Kayoah

A Kayoah, marca desenvolvida pelo Laboratório Luniz, pioneiro no mercado de tecnologia e inovação em tricologia e tratamentos dérmicos, foca no uso de ativos naturais para seu gel oleoso umidificante restaurador Íntegra.

O lançamento atua mantendo o que é considerado o ambiente ideal para a regeneração celular, ou seja, garantindo uma umidade controlada para que a pele lesionada possa se recuperar.

O Íntegra gel oleoso é composto de AGE – Ácidos Graxos Essenciais, extraídos do óleo de semente de girassol e óleo de rícino, além do óleo essencial de copaíba e triglicerídeos que favorecem o processo de cicatrização. Ele é livre de alginato, corticoide, silicone e petrolato.

Distribuição:  distribuição própria e parcerias com distribuidores
Gerente nacional: Ronaldo Olivo (16) 99254-5151 

Phisalia relança linha Lukinha Baby

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Lukinha Baby

A Phisalia lançou novamente a linha Lukinha Baby, trazendo inovações para os cuidados diários nos primeiros anos de vida. Agora 100% vegana e livre de parabenos, os novos produtos mantêm a qualidade que é sua marca registrada, oferecendo um excelente custo-benefício.

Dermatologicamente e oftalmologicamente testados, e com fragrâncias delicadas, os itens prometem uma experiência suave e completa. A inclusão de nutrientes essenciais reflete o compromisso da empresa com a saúde e bem-estar dos pequenos. Além disso, as embalagens com novos personagens tornam a experiência mais divertida e lúdica.

Conheça a linha completa que conta com 6 produtos:

Xampu – Promove uma limpeza suave deixando os cabelos brilhantes, hidratados, protegidos, macios e perfumados. Possui glicerina em sua composição, não irritando os olhos do bebê.

Sabonete líquido – Com glicerina e pH balanceado, promove uma limpeza suave e segura da cabeça aos pés, hidratando e perfumando a cada aplicação.

Lukinha baby colônia – Com vitamina E, proporciona um toque suave, possui um delicado cheirinho de bebê, e não irrita a pele sensível dos pequeninos.

Lukinha baby lavanda – Proporciona uma sensação de bem-estar e um sono tranquilo e relaxante com seu refrescante cheirinho de lavanda e vitamina E.

Talco glicerinado – Com fragrância adocicada que traz o inconfundível cheirinho de bebê, o talco proporciona uma sensação de conforto. Formulado para não irritar a pele delicada, conta ainda com ativo hidratante.

Creme para prevenir assaduras – Produzido com ingredientes como D-pantenol, óxido de zinco e glicerina, garante uma barreira eficaz contra assaduras. Com fragrância adocicada e o clássico cheirinho de bebê, proporciona não apenas proteção, mas também uma experiência agradável.

Distribuição: Phisalia
Gerente de marketing: Roberta Brenner – roberta.brenner@phisalia.com.br

Novo CD da Sanofi receberá R$ 333 milhões em investimentos

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Novo CD da Sanofi
Foto: Divulgação

Para expandir sua estrutura logística no Brasil, um novo CD da Sanofi será construído em Minas Gerais, divulgou o governo estadual. A expectativa é que, até 2026, 102 postos de trabalhos sejam criados na região de Extrema (MG).

Até 2032, a indústria investirá cerca de R$ 333 milhões na região. Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, se reuniu com executivos da farmacêutica na França e anunciou a parceria por meio das redes sociais.

“A Sanofi está comprometida em contribuir para o crescimento econômico e social do Estado, por meio de investimentos significativos e da criação de oportunidades de empregos”, afirma Fernando Sampaio, presidente da companhia no Brasil.

Novo CD da Sanofi é o segundo no Brasil 

Presente há mais de cem anos no Brasil, a Sanofi estabelecerá agora o seu segundo centro de distribuição no país. A outra unidade fica em Guarulhos (SP) e é uma das maiores de sua operação mundial, com 36 mil m².

São Paulo também é onde duas plantas produtivas da indústria se encontram, mais precisamente em Campinas e Suzano. Juntas, as fábricas podem produzir mais de 420 milhões de unidades anualmente.

Varginha (MG) também receberá centro de distribuição 

Na última terça-feira, dia 7, o governo mineiro já havia anunciado a chegada da Apsen, que inaugurou um CD na cidade de Varginha (MG).

Para Márcio Castanha, vice-presidente comercial da Apsen, o novo CD irá proporcionar um maior controle e agilidade para a indústria quando o assunto é a distribuição de seus produtos.

“Temos a expectativa também de que o novo centro de distribuição nos proporcione uma presença maior de mercado em várias regiões do Brasil, tendo em vista sua localização estratégica”, completa.

Mudanças na gerência da Hertz

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Hertz, Daniel de Andrade Vilor
Foto: Divulgação

A farmacêutica Hertz recrutou Daniel de Andrade Vilor para o cargo de gerente de excelência comercial. O executivo será responsável pela administração das vendas e dos sistemas, além de gerir a produtividade e a efetividade da empresa.

Administrador formado pela UNIESP, Vilor se pós-graduou em administração e negócios pela FGV e cursou uma especialização em gestão de marketing pelo Insper.

Contato: Dvilor@hertzfarma.com.br

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