Tentativas de fraude no e-commerce cresceram 3,5% em 2024

0
fraude no e-commerce
Tíquete médio dos golpes também cresceu – Foto: Canva

Um levantamento divulgado pela Equifax BoaVista revelou um aumento no número de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro em 2024. A frequência da prática foi 3,5% maior do que a registrada no ano de 2023. As informações são do jornal Correio Braziliense.

O estudo contabilizou mais de 7,25 milhões de golpes em 2024 e 7 milhões em 2023. O tíquete médio das compras enganosas também cresceu, saltando de R$ 291,17 para R$ 343,90 (aumento de 18,1%).

Pesquisa detalha padrões de fraude no e-commerce

Ainda de acordo com a Equifax, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo são os principais focos dos golpistas, com 27,5% dos casos. Acre, Amapá e Roraima, no extremo oposto, registraram apenas 0,2% das ocorrências.

Em relação aos dias e horários com maior incidência, a sexta-feira ganha destaque com 15,1% dos casos. Já o domingo é considerado o mais tranquilo, com apenas 11,3%.

Seguindo uma lógica semelhante, a madrugada se mostrou o horário mais seguro para compras, mais especificamente às 4h da manhã. O momento de pico nos casos de fraude foi o início da tarde, por volta das 14h.

Os dados mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção.

“Isso reforça a importância de empresas com e-commerce investirem em tecnologia de monitoramento e prevenção, acompanhando o avanço das inovações dos próprios golpistas”, afirma Rogério Signorini, vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da companhia.

Acordo entre Sycamore Partners e Walgreens ainda é possível

0
Sycamore Partners e Walgreens
Ações subiram com possibilidade de negócio / Foto: Reprodução – Pure.News

Segundo um relatório do Yahoo Finance, o analista David Faber, da CNBC, voltou a acreditar em um acordo entre a Sycamore Partners e Walgreens. A mudança de posição do especialista animou o mercado. As informações são do Drug Store News.

Faber havia afirmado anteriormente que um negócio entre a empresa de private equity e a rede de farmácias estava “praticamente morto”. Mas, na última terça-feira, dia 18, ele voltou atrás e disse que havia a possibilidade de um acordo sair do papel. O mercado reagiu bem ao anúncio. As ações da varejista subiram 15% em Nova York e 4% no acumulado do ano até aqui.

Acordo entre Sycamore Partners e Walgreens prevê compra de operação internacional 

A operação internacional da Walgreens foi o que chamou a atenção da Sycamore Partners. Os primeiros relatos de um “namoro” entre as partes surgiram no último mês de dezembro.

Segundo fontes da Bloomberg, em janeiro deste ano, a empresa de private equity estaria consultando companhias de crédito privado sobre a possibilidade de financiamentos de dívida, o que indicaria um avanço nas tratativas. Só que, há pouco menos de um mês, Faber jogou um balde de água fria no mercado, afirmando que o acordo estava “morto”.

Instabilidade na Bolsa seria motivo de “frente fria” na negociação 

Quando Faber afirmou que o negócio estava “praticamente morto”, o Wall Street Journal classificou como principal complicação a instabilidade da Walgreens na bolsa de valores. “As ações da varejista despencaram em janeiro, disparando com lucros melhores do que o esperado e depois caindo com a notícia de um processo do Departamento de Justiça sobre o fornecimento de medicamentos opioides”, afirma o texto.

DPSP abre 400 oportunidades para Jovem Aprendiz

0
oportunidades para jovem aprendiz
Oportunidades estão disponíveis em SP, MG, BA e ES – Foto: Canva

Um novo processo seletivo está disponibilizando 400 oportunidades para Jovem Aprendiz no Grupo DPSP. A rede, proprietária das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, conta com posições em quatro estados e não exige experiência prévia.

As oportunidades são dedicadas a jovens que estejam cursando ou tenham finalizado o ensino médio e estão divididas entre São Paulo (200), Minas Gerais (101), Bahia (72) e Espírito Santo (30).

“Contratar profissionais no início da carreira é abrir portas para o futuro, criando oportunidades e desenvolvendo talentos dentro da empresa. Aqui, eles ganham autonomia, aprendem com os melhores gestores e, ao final do programa, podem concorrer a vagas internas, garantindo a continuidade de sua trajetória no nosso time”, afirma Silvia Duarte, gerente executiva de RH do Grupo DPSP.

Como concorrer às vagas para Jovem Aprendiz

Os interessados podem se inscrever no site das vagas até o dia 28/02. O programa oferece benefícios como assistência médica e odontológica, cesta básica, seguro de vida, auxílio refeição, vale-transporte, Wellhub, convênios educacionais, plano de carreira, entre outros.

Tíquete médio nas farmácias

0
Tiquete médio
Foto: Canva

O tíquete médio das farmácias revela um consumidor ávido por vantagens, como descontos e facilidades no pagamento. Isso fica cada vez mais claro na comparação dos números de clientes fidelizados, que asseguraram alta de 13,5% no faturamento e 5,3% no tíquete médio

Tíquete médio
Fonte: Bnex Dados referentes ao primeiro semestre de 2024

Já entre os não fidelizados houve queda nesses dois índices – de 10,6% e 1,7%, respectivamente. O tíquete de médio de clientes fidelizados, que foi de R$ 67,42 em junho de 2024 é quase o dobro dos não fidelizados (R$ 36,38).

Tiquete médio
Fonte: Bnex

Confira a reportagem sobre o estudo da Bnex referente ao primeiro semestre de 2024: aqui

Abradilan em números

0
Abradilan
Foto: Canva

A Abradilan conta com 160 empresas associadas presentes em 25 estados mais o Distrito Federal. Com atuação nacional, as distribuidoras atendem 95% dos municípios brasileiros, com presença em 91% das farmácias.

A entidade tem market share de:

  • 30,01% do mercado de distribuição em unidades
  • 17,7% do mercado em CPP
  • 48,9% do mercado de distribuição de genéricos e similares em unidades
  • 44,8% do mercado de genéricos e similares em CPP
Abradilan
Fontes: Abradilan e IQVIA – Dados de dezembro de 2023

Três redes dominam os serviços de saúde

0
serviços de saúde
Foto: Canva

Três redes concentram 40% do fluxo de visitas aos hubs de saúde nas farmácias. A RD Saúde é a que mais se destaca ao apresentar percentual de 28%. A Pague Menos e o Grupo DPSP, têm 11% cada. No recorte regional, porém, redes locais e do associativismo conseguem dividir espaço com o grande varejo na demanda por assistência farmacêutica

Perfil da Amostra – Farmácias – por região 2024

serviços de saúde
Fonte: CVA Solutions
Captura de tela 2024 06 14 165744 1 1
Fonte: CVA Solutions

Percepção de valor dos clientes

lancamento 2 cva solution 14.06 1
Fonte: CVA Solutions

Confira a reportagem completa sobre o estudo da CVA Solutions: aqui

Vendas de artigos farmacêuticos

0
artigos farmacêuticos
Foto: Canva

O Índice Stone mede a performance de diferentes setores do varejo e revela que a categoria de artigos farmacêuticos cresceu 2,2% em janeiro de 2025 e 3,9% no acumulado do ano. O segmento recupera parte das perdas de dezembro e segue sendo um dos setores de melhor performance do comércio varejista.

artigos farmacêuticos
Fonte: Stone – janeiro de 2025
artigos farmacêuticos
Fonte: Stone – janeiro de 2025

 

Margem de lucro

0
Margem de lucro
Foto: Canva

Os medicamentos sustentam seu protagonismo no faturamento e na margem de lucro das farmácias. Nas maiores varejistas do país, cerca de 2/3 da lucratividade provém dessa categoria

Grafico 5
Fonte: Proffer
Grafico 6
Fonte: Proffer

Confira a reportagem com o estudo da Proffer sobre Margens do Varejo Farmacêutico – Novembro de 2024: aqui

Acesse o estudo Radar de Margens do Varejo Farmacêutico – Novembro de 2024 aqui

Perfil do consumidor sênior

0
consumidor sênior
Foto: Canva

Levantamento de 2024 do Ifepec revela que o critério mais importante para 91% do público sênior ao escolher uma farmácia é o preço dos produtos. Apesar de 85,8% deles afirmarem que pesquisam preços em outros pontos de venda, a fidelidade aos estabelecimentos preferidos manteve-se forte

consumidor sênior
Fonte: Ifepec 2024

Confira a reportagem completa sobre o estudo do Ifepec relacionado ao perfil do público 50+: aqui

Distribuidoras ganham relevância no mercado institucional

0
mercado institucional
Foto: Canva

O mercado institucional totalizou R$ 81 bilhões em vendas nos últimos 12 meses até setembro de 2024, o que equivale a um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento já representa 37,3% de todo o setor farmacêutico. E as distribuidoras de medicamentos de especialidades vêm ganhando protagonismo nesse contexto.

mercado institucional
Fonte: IQVIA

As vendas por esse canal totalizaram R$ 123 bilhões, com maior crescimento justamente no mercado institucional, que registrou R$ 49 bilhões de faturamento no período. Mais de 418 milhões de unidades (62,3%) foram comercializadas por meio da distribuição

Vendas por canal em valores

(em bilhões de R$ nos últimos 12 meses até set/24)

graficos panorama farmaceutico 29
Fonte: IQVIA

Leia a reportagem completa sobre o desempenho do segmento de especialidades no mercado institucional aqui

Período: MAT Setembro 2024