Empresa planeja levar produtos da marca para 8 mil farmácias já neste verão | Foto: Divulgação
A proteção solar é a grande aposta da BIM Distribuidora para 2025. Focada em perfumes e cosméticos, a empresa, que tem quase três décadas de história, traz uma marca exclusiva para estreitar seu relacionamento com o varejo farmacêutico.
Sediada em Itapevi (SP), a companhia firmou parceria para a distribuição exclusiva da Hawaiian Tropic, tradicional marca de protetores e bronzeadores disponível desde 1969 no varejo norte-americano. “Detectamos que o canal farma buscava novidades nessa categoria”, avalia a gerente de trade Daniele Laranjeiras.
A parceria teve início no último mês de setembro e já viabilizou a presença da marca em quase seis mil lojas do varejo farmacêutico, setor que representa 30% do faturamento da distribuidora. Até o fim da temporada de verão 2024 e 2025, o objetivo é chegar a 8 mil PDVs, desde grandes redes da Abrafarma a até farmácias associativistas vinculadas à Febrafar e redes independentes.
Marca parceira da BIM Distribuidora já tinha Brasil no radar
A nova parceira da BIM Distribuidora lidera o mercado de proteção solar em seu país de origem e em outras localidades da América Latina. Com a consolidação em outros mercados, o Brasil tornou-se a bola da vez. “A marca já vislumbrava com bons olhos nosso mercado há cerca de quatro anos, com a meta de ter algum player apto a representar toda sua operação no país. Temos a expertise para atender esse objetivo”, afirma Daniele. A BIM assumirá toda a gestão comercial da marca.
Multinacional aposta em produtos limpos e funcionais
Segundo a gerente, a linha da Hawaiian Tropic une-se a duas tendências em voga no mercado de higiene e beleza – a de produtos limpos e funcionais. “Todos os SKUs da linha são certificados, livres de crueldade animal e não prejudicam os corais. Oferecem hidratação enquanto cuidam da pele e são resistentes à água e ao suor”, ressalta a executiva.
Atualmente, o portfólio disponível para as farmácias integra oito SKUs, mas o avanço será expressivo para a próxima temporada. “Para o verão de 2025 e 2026, queremos ampliar o portfólio em mais de 50%”, revela.
Capacitações e associativismo serão motor para capilaridade
Dois serão os motores para ampliar a capilaridade da Hawaiian Tropic no mercado nacional, a presença nas pequenas e médias redes e também as capacitações das forças de venda. “O associativismo e as farmácias independentes terão um papel vital em nossa estratégia. Nossos produtos encaixam-se em um nicho pouco explorado, ao oferecerem uma experiência premium aliada a uma precificação competitiva”, explica o CEO, Igor Bacchi.
* Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico
A gestão de marketing por ROAS (return on ad spending ou retorno sobre gasto em anúncio) é uma técnica que permite entender e aprimorar estratégias de campanhas de uma farmácia que gerencia operações via e-commerce. Nesse caso, é avaliado qual o ganho de receita do empreendimento em relação ao investimento em publicidade.
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O ROAS é calculado dividindo o lucro obtido com as vendas geradas por um anúncio pelo seu valor gasto. O mesmo aplica-se a canais de mídia nos quais o cálculo é feito de forma idêntica, dividindo o lucro total resultante das vendas provenientes daquele canal por todo o investimento em mídia aplicado no referido canal.
“Mas convém observar que se trata de um indicador muito parecido com o ROI (return over investment), mas que considera apenas os gastos com publicidade”, ressalta Roberto Louback, gerente de marketing na AppsFlyer, em artigo publicado no portal E-Commerce Brasil. O ROI, no entanto, é mais abrangente e permite aferir o desempenho tanto de campanhas específicas como de toda a estratégia de marketing e até mesmo de outros gastos, incluindo o valor do produto ou serviço.
“Com base no ROAS é possível identificar quais canais ou campanhas estão sendo mais rentáveis e realocar o orçamento para maximizar os resultados. Um ROAS positivo permite escalar campanhas bem-sucedidas. Caso contrário, sinaliza a necessidade de ajustes criativos, na segmentação e em produtos anunciados”, pondera.
Como calcular o ROAS
A fórmula para mensurar o ROAS é bastante simples:
ROAS = (receita atribuível a anúncios/custo dos anúncios) X 100
Supondo que uma empresa investiu R$ 1 mil na campanha publicitária e obteve R$ 3 mil com essas inserções. Ao dividir o valor da receita pelo custo dos anúncios, chega-se à conclusão que a empresa teve R$ 3 de retorno a cada R$ 1 investido, o que equivale a um ROAS de 3.
Para se obter a porcentagem de retorno, o valor deve ser multiplicado por 100, resultando, no exemplo, em 300% de retorno. Um resultado muito bom. Antes de fazer o cálculo, no entanto, é preciso definir previamente quais são os custos dos anúncios e o que entrará na conta. Além da plataforma específica usada para a campanha, é necessário avaliar se serão incluídos gastos com parceiros, colaboradores e fornecedores. “Ao se excluir esses itens, há o risco de se gerar artificialmente um ROAS elevado”, adverte o especialista.
Vagas estão espalhadas por diferentes localidades do país / Foto: Freepik gerada com IA
Não faltam vagas em farmácias nesse começo de ano. Duas das principais redes do setor anunciaram processos seletivos a nível nacional que, somados, se aproximam de 2 mil colocações.
A RD Saúde, responsável pelas bandeiras Raia e Drogasil, abriu mais de mil vagas para atendente de farmácia. Para se candidatar, não é necessária experiência e o início é imediato.
Já o Grupo DPSP, composto pelas Drogarias Pacheco e São Paulo, abre mais de 800 oportunidades espalhadas por 10 estados diferentes. As colocações são para diversas funções e para profissionais de diferentes idades, como jovem aprendiz e 50+.
Confira detalhes sobre as vagas em farmácias
RD Saúde abre mais de mil oportunidades
De abrangência nacional, o processo seletivo da RD Saúde busca mil atendentes de farmácia. O grupo procura profissionais maiores de idade e com o ensino médio completo.
“As pessoas que chegarem à companhia como atendentes vão receber treinamento e apoio para se aperfeiçoar. Em três anos, esse profissional poderá chegar a um cargo de gerência”, explica o diretor de gente e cultura, Daniel Moraes.
Das vagas para atendentes, a maioria está concentrada em São Paulo (458), Paraná (106) e Minas Gerais (103). Entre os benefícios oferecidos estão plano médico e odontológico, vale-transporte, auxílio-alimentação, seguro de vida, auxílio-academia, participação nos lucros e trilha de carreira.
Para checar mais detalhes e se candidatar, clique aqui.
Grupo DPSP disponibiliza 800 oportunidades
Com vagas em dez estados (Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), o Grupo DPSP está oferecendo mais de 800 colocações de emprego. Elas se encontram divididas entre jovem aprendiz, programa de estágio, profissionais com deficiência e pessoas com mais de 50 anos.
“Um dos objetivos do Grupo DPSP é gerar novas oportunidades de emprego, movimentando a companhia e contribuindo para o crescimento do setor”, declara a gerente executiva de cultura, comunicação, educação corporativa, diversidade e ESG, Patrícia Ramalho.
As vagas abertas oferecem benefícios como plano de saúde, assistência odontológica, seguro de vida, Wellhub, convênio farmácia, vale transporte, cesta básica, vale refeição, programa de saúde, programa para gestantes, programa de participação nos resultados, clube de descontos e universidade corporativa.
Para checar mais detalhes e se candidatar, clique aqui.
Ano começou aquecido
E não são só as gigantes do varejo farmacêutico que estão indo ao mercado buscar novos talentos para suas linhas. Outras redes, assim como a indústria farmacêutica, estão com processos seletivos abertos.
Há duas semanas, o Panorama Farmacêutico fez um copilado com as principais vagas no setor até então. Confira!
Meta significa triplicar operações no Estado, marcada pela presença da bandeira Entrefarma / Foto: Divulgação
A expansão da Farmarcas pede passagem. Para 2025, a administradora de redes de farmácias associativistas prevê a abertura de 144 lojas no país, sendo 20 delas só em Minas Gerais. As informações são do Diário do Comércio.
No Estado, a varejista mantém dez operações. Ou seja, com as inaugurações previstas, sua presença em terras mineiras triplicará. Inicialmente, as cidades contempladas seguem em segredo.
Em 2024, o faturamento da Farmarcas ficou em R$ 8,4 bilhões, resultado da operação de seus cerca de 1,6 mil PDVs. A título de comparação, no último ano, a meta de novas lojas também foi de 144.
Expansão da Farmarcas fez faturamento mais que dobrar em quatro anos
Segundo Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas, os últimos quatro anos foram movimentados na administradora. O executivo aponta que, entre agosto de 2020 e o mesmo mês de 2024, o avanço no montante faturado foi de 155,2%.
A participação de mercado também cresceu. De 2021 para cá, de acordo com Costa, o indicador foi de 3,7% para 4,4%. “A inovação, a incorporação de empresários de valor e modelos competitivos de lojas são elementos-chave para o nosso sucesso. Estamos criando um ambiente em que todos prosperam”, explica.
Programa oferece cursos para colaboradores e dependentes / Foto: Divulgação
A educação corporativa chegou de vez à Pague Menos. A rede de farmácias anunciou a criação do Educa Mais Pague Menos, com o objetivo de democratizar o acesso à educação para todos seus colaboradores e dependentes.
Desenvolvido em parceria com a Único Skill, o projeto se destaca pela variedade de opções. São mais de 250 cursos de graduação, mais de mil pós-graduações e MBAs, 63 cursos de idiomas e mais de dois mil cursos livres.
Com valores acessíveis e a possibilidade de desconto em folha de pagamento, os funcionários poderão escolher entre quatro planos – Basic, Silver, Gold e Black – que se adaptam a diferentes necessidades e objetivos, tanto para o time de profissionais, quanto para seus dependentes. Além disso, o programa inclui oportunidades de mentoria.
Programa de educação corporativa vai ao encontro à jornada da Pague Menos
Segundo a vice-presidente de gente, cultura e sustentabilidade da Pague Menos e Extrafarma, Rosi Purceti, o programa reforça o compromisso da rede de farmácias em impactar positivamente a vida dos membros de sua equipe. “Ao oferecer educação acessível e inclusiva, estamos fortalecendo nosso papel como agentes de mudança social e capacitando pessoas a alcançarem todo o seu potencial, seja dentro ou fora da Pague Menos”, afirma. Dentro do ecossistema, será possível ao colaborador cursar simultaneamente uma formação acadêmica, um curso de idioma, um curso livre e uma mentoria.
Ano começou bem para a rede de farmácias
Passaram-se apenas 21 dias de 2025, mas a Pague Menos já mostrou que esse será um ano de vitórias. Isso em grande parte pelos resultados financeiros divulgados.
Em paralelo, a companhia anunciou um lucro de R$ 53,9 milhões. O resultado, referente ao terceiro trimestre de 2024, foi considerado histórico e norteado pelo foco da empresa em comunicação.
Empresa: Recmed Comércio de Materiais Hospitalares Eireli ME CNPJ: 06.696.359/0001-21 Cidade: Goiânia (GO) Vara/Comarca: 11ª Vara de Goiânia (GO) Observação: Face ao cumprimento do plano aprovado pela assembleia geral de credores
Empresa: Vdm Operações Logísticas Eireli Nome fantasia: Vdm Logística
CNPJ: 06.219.757/0001-57 Cidade: Aparecida de Goiânia (GO) Vara/Comarca: 9ª Vara de Goiânia (GO) Observação: Face ao cumprimento do plano aprovado pela assembleia geral de credores
Empresa: Ml Operações Logísticas Ltda.
CNPJ: 03.553.585/0001-65 Cidade: Aparecida de Goiânia (GO) Vara/Comarca: 9ª Vara de Goiânia (GO) Observação: Face ao cumprimento do plano aprovado pela assembleia geral de credores
O setor de farmácias de manipulação conquistou uma nova vitória judicial em defesa da liberdade econômica e da transparência ao consumidor. O Tribunal de Justiça de São Paulo deu parecer favorável à ação impetrada pelo escritório Benincasa & Santos – Sociedade de Advogados, autorizando a comercialização de medicamentos manipulados que contenham o objetivo terapêutico e os nomes das fórmulas no rótulo.
A decisão também impõe que os órgãos de vigilância sanitária se abstenham de autuar a farmácia magistral que ingressou com o processo. Ela pode veicular essas informações nas embalagens desde que não prejudique a visualização das informações obrigatórias.
O juiz relator Rebouças de Carvalho utilizou duas legislações federais para fundamentar sua argumentação – as Leis nº 5.991, de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário de medicamentos, insumos e correlatos; e nº 6.360, de 1976, que delibera sobre a atuação da vigilância sanitária.
RDC para farmácias de manipulação não tem base legal
Ambas as normas não estabelecem qualquer impossibilidade para as farmácias de manipulação rotularem os medicamentos manipulados isentos de prescrição com nome fantasia ou da fórmula. Ainda segundo o magistrado, a RDC 67/07 da Anvisa que vem amparando fiscalizações do gênero é ilegal e não pode se sobrepor a nenhuma lei.
“A resolução, de fato, criou um veto sem assento legal. Para que se possa cumprir as exigências da Anvisa, as embalagens de qualquer medicamento manipulado são idênticas. Em muitos casos, até as cápsulas permanecem semelhantes. A discriminação das fórmulas, incluindo o nome comercial do produto, visa justamente a facilitar a rotina do paciente e minimizar eventuais riscos decorrentes da troca de medicamentos”, comenta o advogado Flávio Mendes Benincasa, que assinou a ação judicial.
O especialista enfatiza que a inclusão dessas informações não configura outras alterações na embalagem. Todas as substâncias constantes da fórmula devem estar relacionadas, sendo que a incorporação da marca própria obedecerá ao artigo 6º, III, do Código de Defesa do Consumidor. “Muito além da liberdade de mercado, estamos assegurando mais transparência na venda desses produtos”, conclui.
Montante será aplicado em nova linha de produção / Foto: Reprodução – Bionovis
O BNDES aprovou o investimento para a Bionovis no valor de R$ 650 milhões. Os fundos serão utilizados para instalar uma linha de produção industrial para o desenvolvimento e fabricação de insumos e medicamentos biotecnológicos em sua unidade de Valinhos (SP).
Os remédios fabricados pela farmacêutica atenderão diversos tipos de câncer, além de doenças raras e autoimunes. Os recursos vêm do Mais Inovação e do Finem.
“Com a aprovação do projeto, o BNDES contribui com a expansão da fronteira tecnológica brasileira e reduz a vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da produção em território nacional de medicamentos de alto valor agregado, voltados para doenças graves, com pouco ou nenhum substituto”, destaca o presidente do banco de desenvolvimento, Aloizio Mercadante.
Investimento para a Bionovis fortalecerá parceria com o SUS
A atuação da Bionovis junto ao SUS será uma das mais beneficiadas com o investimento, opina o presidente, Odnir Finotti. “A aprovação deste financiamento pelo BNDES é fundamental para consolidar o plano estratégico da empresa, ampliando sua capacidade produtiva, contribuindo para a sustentabilidade do SUS e fornecendo acesso aos brasileiros a esses medicamentos biotecnológicos de alta complexidade”, afirma.
Com os fundos, a companhia irá implantar uma unidade industrial em São Jorge d’Oeste (PR). O parque fabril terá capacidade de beneficiar 1,2 milhão de litros de leite por dia.
Um dos principais focos da fábrica será a produção de concentrados e isolados proteicos, conhecidos como whey protein. A lactose em pó também será uma grande aposta da companhia. Players como Libbs, Hypera Pharma e Biolab também receberam investimentos só nos dois últimos meses de 2024.
A evolução das drogarias ao longo dos anos, assumindo papel de hubs de saúde, também tem ressaltado a importância do farmacêutico nos cuidados ao paciente. Além de vender remédios, as farmácias exercem cada vez mais a função de pontos essenciais de cuidado e prevenção, com oferta de programas e serviços variados como a realização de exames clínicos, aplicação de vacinas e telefarmácia.
Nessa nova jornada do consumidor, o farmacêutico é o profissional que atua na linha de frente da atenção primária, responsável pela integração de todos os componentes desse novo ecossistema. Um exemplo emblemático foi durante a pandemia de Covid -19 e a epidemia de dengue na qual estes profissionais foram fundamentais na aplicação de vacinas e realização de testes rápidos em massa da população.
Entidades ressalta a importância do farmacêutico na cadeia da saúde
Neste Dia do Farmacêutico, coletamos depoimentos das principais entidades ligadas ao setor sobre o papel dessa figura-chave na cadeia de saúde do país.
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma – “Os farmacêuticos são parte fundamental na estrutura e na estratégia da transformação das farmácias, bandeira que a Abrafarma promove há muitos anos, desde a aprovação da Lei 13.021.
Ele, que já era o centro das atenções no PDV, passou a ser ainda mais importante, figurando como o navegador de todo o ecossistema, pois é em torno dele que foi criado programa de assistência farmacêutica avançada, que propôs os primeiros oito serviços padronizados para serem realizados nas redes da Abrafarma, que contam, atualmente, com mais de 8.800 salas de serviços, com muitos farmacêuticos certificados com pós-graduação em farmácia clínica. Já emitimos mais de 20 mil certificados de cursos livres e realizamos eventos periódicos de capacitação como o Road Show Care Center.
Apesar disso, ainda acreditamos que tanto a farmácia como os farmacêuticos são os elos mais subutilizados do sistema de saúde, pois são profissionais dedicados, que ajudam na adesão ao tratamento, na identificação de riscos e a vidas. Suas atuações podem ajudar a desafogar as filas de hospitais e UBSs e mudar um pouco essa cultura hospitalocêntrica que a gente tem no Brasil”.
Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) – “Hoje, no Brasil e também no Pará, celebramos o nosso dia! Com dedicação, conhecimento e empenho, promovemos o bem-estar da população. Com nossa expertise, fazemos a diferença na vida de milhares de pessoas todos os dias.
Nossa atuação vai muito além da simples dispensação de medicamentos. Nas farmácias, na manipulação de fórmulas, nos laboratórios de análises clínicas, nas clínicas de vacinação, na estética, na indústria farmacêutica ou no SUS, o nosso compromisso é o mesmo: orientar, cuidar e prevenir doenças. Sempre com foco na segurança e no bem-estar de todos.
Fundamentados na ciência, na empatia e no compromisso inabalável com a saúde, estamos presentes em todos os momentos que demandam cuidado e atenção. Que esse trabalho, tão essencial, seja reconhecido hoje e todos os dias!”
Marcelo Polacow, presidente doConselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) – “O papel do farmacêutico no Brasil tem evoluído significativamente nos últimos anos, refletindo tanto avanços quanto desafios na profissão.
Dentre os avanços estão a expansão das atribuições clínicas; o serviço de vacinação e a inclusão de farmácias no Programa Nacional de Imunizações (PNI) permitiu maior acesso da população aos imunizantes, com os farmacêuticos assumindo um papel central; ferramentas tecnológicas, como sistemas de gestão, teleconsultas farmacêuticas e aplicativos de monitoramento, que têm modernizado a prática, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços; o reconhecimento social como na atuação durante a pandemia de Covid-19; e a ampliação do mercado de trabalho, com setores como farmácia clínica, indústrias farmacêuticas, cosmetologia, biotecnologia, vigilância sanitária e pesquisa clínica gerado novas oportunidades.
Já entre os desafios, devemos ressaltar a desvalorização salarial, especialmente em redes de drogarias; condições de trabalho precárias, com jornada de trabalho longa, pressão por metas comerciais e falta de infraestrutura em algumas farmácias, que impactam negativamente a qualidade do atendimento. O aumento no número de cursos de farmácia sem a devida fiscalização da qualidade, que gera uma concorrência desleal e compromete a formação dos profissionais, assim como uma falta de regulamentação uniforme nas atribuições clínicas constituem outros desafios.
Entre as perspectivas futuras, vemos a valorização do farmacêutico clínico, principalmente em iniciativas públicas e privadas de atenção primária; o uso de inteligência artificial, farmacogenômica e outras áreas emergentes, que promete transformar a profissão; a ampliação de programas que incluem farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), o que pode ser um passo importante para a universalização do acesso a serviços farmacêuticos.”
Edison Tamascia, presidente da Febrafar e da Farmarcas – “Nesta data, celebramos o papel fundamental desse profissional na promoção da saúde e bem-estar da população, cujo protagonismo cresce a cada dia. Em um cenário de constantes mudanças, digitalização e inovação, os desafios são grandes, mas também são as oportunidades de evolução.
A Febrafar e a Farmarcas seguem firmes em sua missão de fornecer conteúdos, conhecimentos e estratégias que apoiem esse desenvolvimento, preparando os farmacêuticos para se adaptarem a essas transformações e fortalecerem sua presença e relevância no mercado. Estamos juntos nessa jornada para um futuro mais saudável e inovador.”
Nilson Ribeiro, diretor executivo e institucional da Abrafad – “O farmacêutico é o profissional de maior importância, hoje, na farmácia. Muita gente compara o farmacêutico atual com o modelo do profissional da década de 1950 e 1970. Na época eram poucas farmácias, pouca oferta de produto e baixa competitividade, com um sistema totalmente humanizado na qual o farmacêutico e o consumidor mantinham uma relação muito íntima.
Na atualidade, vemos um mercado dinamizado, extremamente competitivo, com inúmeras ofertas, grandes grupos econômicos e o farmacêutico começa agora a ter que retornar àquele atendimento customizado do passado.
Eu vejo que o grande desafio do farmacêutico hoje está na atualização e principalmente saber usar os sistemas de tecnologia para obter o maior conhecimento do consumidor, a fim de traze-lo para dentro da loja e desenvolver essa forma de humanização do tratamento.”
Vinícius Dall’Ovo, diretor executivo da Abradilan – “Neste Dia do Farmacêutico, a Abradilan gostaria de homenagear esses profissionais, que são os maiores entendedores de medicamentos e promovem o acesso da população à saúde, com segurança e qualidade.”
A GUM, marca especializada em produtos de higiene e cuidados bucais, apresenta a nova linha BIO, que conta com 99% de ingredientes de origem natural em sua composição. Entre as novidades, o creme dental GUM BIO foi especialmente desenvolvido para o público adulto que busca um creme dental mais natural.
Esse produto é isento de lauril sulfato de sódio, comumente encontrado em cremes dentais por conta de sua capacidade de produzir espuma e remover sujeiras. No entanto, o uso prolongado pode acarretar o ressecamento da mucosa, principalmente em pessoas que têm a pele mais sensível.
O creme dental possui princípios ativos de alta performance capazes de acelerar a recuperação de inflamações bucais, que não causam ressecamento e irritações na boca por possuir um detergente diferente e com a mesma eficiência de limpeza.
A linha também conta com o enxaguante GUM BIO, com um total de 12% de ingredientes de origem orgânica. Além de flúor sabor Hortelã e o Aloe vera para um hálito fresco, o produto auxilia na prevenção de cáries, fortalecimento do esmalte dos dentes e ação contra placa bacteriana.
“A inovação em nossos produtos tende a fortalecer o compromisso da marca em ofertar aos consumidores itens desenvolvidos com tecnologia de ponta”, afirma Luiz Augusto Tavares, presidente da Sunstar Brasil,empresa detentora da GUM.