Faturamento da EMS pode chegar a US$ 4 bi com genérico do Ozempic

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Faturamento da EMS
Receita será impulsionada pela entrada no mercado norte-americano / Foto: Divulgação

O faturamento da EMS, no médio prazo, pode chegar aos US$ 4 bilhões (cerca de R$ 23,7 bilhões). É o que aponta o CEO, Carlos Sanchez, em entrevista ao portal Exame. Ele classificou a futura atuação da farmacêutica no mercado de análogos de GLP-1 como o motor para o crescimento.

“No médio prazo, vejo a EMS faturando US$ 2 bilhões no Brasil, de maneira orgânica, e outros US$ 2 bilhões nos Estados Unidos”, declarou o executivo. E serão exatamente esses medicamentos que abrirão as portas da América do Norte para o laboratório.

Faturamento da EMS será impulsionado por internacionalização 

Para garantir sua entrada no mercado norte-americano, a EMS já está se movimentando. Mesmo com a patente do Ozempic programada para acabar apenas em 2032 no país, a farmacêutica já pediu para fabricar um genérico junto à FDA.

Tal “pressa” tem um motivo. Segundo a legislação local, o primeiro a pedir para fabricar um genérico ganha 180 dias de exclusividade. Além disso, em alguns casos, a comercialização é autorizada ainda antes do fim da patente.

Em paralelo, no Brasil, o laboratório recebeu, no fim de 2024, a liberação da Anvisa para comercializar dois remédios à base de liraglutida: o Lirux, para diabetes; e o Olire, voltado para obesidade.

A expectativa é de que os fármacos estejam disponíveis ainda neste ano.

Para crescer lá fora, receita será outra 

Fundada como uma pequena farmácia na década de 1950, foi só nos anos 90 e com foco nos genéricos que a EMS deslanchou. Mas, para repetir o movimento no exterior, a estratégia não será a mesma.

“Genérico é um negócio de escala; ou você é o primeiro ou o segundo, ou não existe”, explica Sanchez. Por isso, a inovação será a chave para levar a farmacêutica mais longe. Vem desse desejo o desenvolvimento dos análogos de GLP-1, assim como o foco em biológicos.

Farmacêutica pode revolucionar o mercado 

Atualmente, a fabricação desses medicamentos vem atrelada à geração de muitos resíduos. Pensando em diminuir tal impacto, a EMS aposta em uma nova rota sintética.

O método em questão é mais rápido e barato, custando cerca de um quarto do método tradicional e fazendo em uma semana o que costuma levar de seis a oito meses. As gigantes do mercado, Novo Nordisk e Eli Lilly, até pensam em adotar a tecnologia, mas não contam com a infraestrutura necessária, diferentemente da farmacêutica brasileira.

Cimed inicia venda de ingressos para o Meu Sangue Amarelo

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Cimed
Evento acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro / Foto: Ana Claudia Nagao – Panorama Farmacêutico

Começou a venda de ingressos para o Meu Sangue Amarelo – MSA, evento que será promovido pela Cimed no próximo mês de fevereiro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). As vendas são realizadas pela internet, com preços entre R$ 600 e R$1.200. As informações são do AL1.

Dos três dias de evento – de 21 a 23 – o público geral terá acesso liberado apenas no último. Na ocasião, os admiradores da marca poderão conhecer as novidades reservadas para 2025, além de concorrer a uma caminhonete BYD Shark, avaliada em cerca de R$ 400 mil.

“O MSA é uma oportunidade única para aproximarmos ainda mais os consumidores da Cimed, mostrando de perto como a inovação e a acessibilidade estão no centro do nosso negócio. Abrir as portas do evento para o público final reforça nosso compromisso em transformar o varejo farmacêutico e oferecer experiências que vão além dos produtos, conectando pessoas à saúde de forma inovadora e acessível”, comenta o CEO, João Adibe.

Cimed lançará 70 novos produtos no Meu Sangue Amarelo 

Com a expectativa de reunir 30 mil pessoas entre público geral, colaboradores e executivos do canal farma, a Cimed vai apresentar cerca de 70 novos produtos de categorias como higiene bucal, cuidados infantis, beleza e nutrição. Com os lançamentos e o tráfego de decisores do PDV dentro do evento, a expectativa é de movimentar cerca de R$ 500 milhões em vendas.

Varejo farmacêutico em 2023

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Vendas em valores avançaram 8,15% em relação a 2022, de acordo com a IQVIA. Grandes redes e associativismo puxaram crescimento e ganharam, ao todo, um ponto de market share

Vendas em valores no varejo farmacêutico

(em bilhões de R$)

Varejo farmacêutico
Fonte: IQVIA

Faturamento por nicho

(em bilhões de R$ e %)

Varejo farmacêutico
Fonte: IQVIA

Market share por categorias – IQVIA

(em bilhões de R$ e %)

Varejo farmacêutico
Fonte: IQVIA

Fatores de crescimento

Já a Close-Up International identificou um aumento de 10,5% no faturamento, sendo que o preço representou o principal fator de crescimento

Varejo farmacêutico
Fonte: Close-Up Intermational

Venda de unidades nas farmácias

(em bilhões e % por canal)

graficos panorama farmaceutico 12
Fonte: Close-Up Intermational

Venda de unidades por categoria

(em bilhões e %)

graficos panorama farmaceutico 13
Fonte: Close-Up Intermational

Inteligência artificial no varejo lidera tendências da NRF 2025

NRF 2025 Inteligência artificial no varejo, Rock Encantech, varejo farmacêutico, farmácias, NRF
Foto: Divulgação

As aplicabilidades da inteligência artificial no varejo deram o tom aos debates da NRF 2025, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de janeiro em Nova York, nos Estados Unidos. E para os gestores e líderes do canal farma, o caminho passa por entender o papel transformador da tecnologia para customizar a jornada de consumo.

“Hoje, as funcionalidades da IA podem ser exploradas de uma maneira bem mais fluida e multimodal na interação com o cliente. Elas já ultrapassaram a fronteira do texto e também contemplam o uso de voz e de imagem”, analisa Marcelo Vienna, vice-presidente comercial de varejo farma da Rock Encantech, ecossistema de soluções para o varejo.

Segundo o executivo, as áreas de atendimento, seja para pré ou pós-venda, já começam a se beneficiar dessa inovação. “O grande foco será proporcionar uma experiência mais fluida para o cliente, sem tanta fricção e, principalmente, apoiando a figura humana no negócio”, acrescenta.

NRF 2025 destaca cinco princípios da inteligência artificial no varejo

Vienna extraiu da NRF 2025 cinco princípios da inteligência artificial no varejo para replicação no mercado brasileiro.

Réplicas digitais – para o especialista, essa tecnologia promete revolucionar a dinâmica que envolve as operações e a experiência do consumidor. “Essa inovação utiliza inteligência artificial e conceitos de física para criar réplicas digitais precisas dos PDVs, produtos, gôndolas e até dos centros de distribuição”, destaca. Com isso, é possível simular, em um ambiente controlado, melhorias de layout, planograma e fluxo de pessoas no PDV.

Hiperpersonalização – a utilização intensiva da IA permite oferecer o produto mais relevante para o consumidor em tempo real, no ato da sua jornada. “Cria-se assim um novo patamar de personalização em escala, a hiperpesonalização”, afirma.

Humanização do atendimento – a aplicação a tecnologia em favor do desenvolvimento dos colaboradores e do engajamento da equipe assegura muito mais do que uma melhor produtividade. Por meio de treinamentos em ambientes simulados, os times de atendimento são incentivados a trabalhar a abordagem humanizada na loja física.

“A inteligência artificial contribui para agilizar o número de atendimentos, mas mantendo um custo baixo pela possibilidade de levantar o histórico do cliente e propor soluções sob medida para a demanda de consumo. E o cliente sente-se mais acolhido”, reitera.

Expectativa e propósito – outra vertente debatida na NRF 2025 foi a importância de corresponder às expectativas do consumidor em relação ao propósito apregoado pelas empresas e aquilo que elas realmente colocam em prática. “Aí entram as questões de responsabilidade social, sustentabilidade e autenticidade. Não adianta estampar os valores e a missão em um quadro na parede ou nos relatórios anuais se a companhia não tem incorporados esses temas no dia a dia”, alerta Vienna.

A relevância da loja física – a loja física continua sendo o ponto central das estratégias do varejo, exercendo a função de agregadora de todas as experiências relacionadas ao conhecimento e experimentação do produto. “Nesse quesito, o conceito de flagship começa a perder força, uma vez que a jornada necessita ser igual em todos os PDVs, de modo que a missão de compra seja cada vez mais centrada no cliente”, adverte.

Soluções da Rock Encantech

A Rock Encantech, primeira encantech do varejo brasileiro, composta pelas empresas Bnex, LL Loyalty e Propz, conta com IA aplicada em tecnologias de recomendação de produtos, campanhas e na escolha da melhor mídia para trabalhar a comunicação com o cliente.

A tecnologia também é uma aliada no trabalho de geolocalização e multicanalidade, com soluções que permitem enxergar o cliente em qualquer um dos canais em que ele estiver interagindo, a fim de poder ativar ofertas e condições especiais no ato da compra.

“Também pode ser aplicada nas estratégias de expansão, ajudando a encurtar o tempo de processamento para a escolha de localização do ponto. Isso permite que consigamos ingerir mais dados em relação ao tipo de loja, perfil do cliente, expectativa de faturamento, a fim de entender aonde ele deve posicionar a loja”, finaliza Vienna.

Vendas do Carmed cresceram 2.000% entre 2022 e 2023

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Vendas do Carmed
Mesmo com dez anos de mercado, Carmed explodiu recentemente / Foto: Reprodução – Diário do Comércio

As vendas do Carmed dispararam entre 2022 e 2023. Apenas no intervalo entre os anos, o avanço foi de 2.000%. Mas, como a Cimed chegou a tal resultado? Em entrevista ao Diário do Comércio, a vice-presidente, Karla Marques Felmanas, deu detalhes da estratégia.

O grande motor para o boom nas vendas foi a parceria com a Fini, que levou a criação do protetor labial sabor chiclete. Durante o Dia dos Namorados de 2023, o produto viralizou.

“Nosso primeiro contato com a marca de doces foi para uma parceria de distribuição comercial das balas nas farmácias. Com a evolução das reuniões, Juliana Felmanas, que na época era responsável por inovação e novos negócios na Cimed, trouxe essa ideia de uma colaboração com a Fini com nosso hidratante labial Carmed, que já existia no mercado. Era uma aposta inovadora”, conta a executiva.

Na esteira do sucesso com os casais, chegou a vez das crianças e adolescentes. O segundo público mais impactado pelo produto foi o de meninas entre 10 e 15 anos.

A meta anual de vendas, que era de R$ 23 milhões, foi batida em apenas um mês. É claro que tal alta na demanda pegou a farmacêutica desprevenida, o que levou a ruptura nas farmácias.

Vendas do Carmed foram impulsionadas pelo TikTok 

E como o Carmed chegou a números tão representativos? A resposta vem da China e é composta por vídeos curtos: o TikTok. A rede social, que ganhou muito terreno nos últimos anos, foi a principal plataforma de advocate, ou seja, de divulgação gerada pelos próprios usuários do hidratante labial.

Em três semanas, os vídeos que utilizaram a #carmedfini na plataforma registraram 200 milhões de visualizações. A conexão com as trends, as modas da internet, permanece até hoje.

“Acredito que toda a estratégia de redes sociais foi fundamental para impulsionar esse sucesso. Desenvolvemos uma dinâmica de conteúdos divertidos e autênticos no ambiente digital e, a partir disso, nosso hidratante labial se tornou uma grande plataforma para collabs”, opina,

Após o sucesso, a marca se manteve em alta e é a segunda mais significativa no negócio da Cimed.

Sucesso levou a ampliação do portfólio 

Com o sucesso da colaboração com a Fini, a Cimed buscou outras parcerias para linhas limitadas do Carmed. Dentre elas se destacam Bauducco, Hello Kitty e Ana Castela, por exemplo.

Cimed quer receita de R$ 10 bilhões 

E o desempenho do Carmed seguirá sendo relevante para os negócios da Cimed. Afinal, a farmacêutica estabeleceu um plano de expansão mirando a receita de R$ 10 bilhões. Para tal, o laboratório trabalha com a meta de dobrar de tamanho por meio da ampliação fabril para fora de Minas Gerais.

Citi muda recomendação de ações da Hypera para “alto risco”

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Ações da Hypera
Decisão acompanhou reduções na previsão de lucro nos próximos dois anos / Foto: Divulgação

Levando em conta o “alto endividamento” e “atual estágio de recuperação”, o Citi decidiu mudar a recomendação das ações da Hypera (HYPE3). Agora, na visão do banco, os papéis da farmacêutica estão na categoria neutro/alto risco. As informações são do Money Times.

Em paralelo, a instituição financeira também cortou o preço-alvo das ações, de R$ 30 para R$ 22. Apesar da redução, o montante representa ainda um potencial de valorização de 19,7% em comparação com o preço registrado no fechamento da última segunda-feira, dia 20.

Recentemente, o laboratório havia anunciado reduções em suas estimativas de lucro líquido para 2025 e 2026 em, respectivamente, 30% e 27%. A razão seria a soma de margens mais fracas com despesas maiores.

Ações da Hypera serão afetas por “ventos contrários” 

Outros pontos que também dificultarão o futuro da Hypera são descontos genéricos, a depreciação cambial e a taxa de juros. O Citi classifica esses fatores externos como “ventos contrários”.

“Continuamos incertos sobre a ‘participação de mercado justa’ da empresa após o seu audacioso plano de ajuste de capital de giro (WC, na sigla em inglês), enquanto o crescimento contínuo de vendas abaixo da média (atrasando o crescimento da indústria desde 2023) naturalmente não ajuda”, afirma o banco em relatório assinado por seus analistas Leandro Bastos e Renan Prata.

Citi prevê queda na receita 

E as más notícias não param por aí. O Citi estima que as receitas líquidas da Hypera, referentes ao quarto trimestre 2024, apresentarão uma queda de 21%. A margem Ebitda ajustada também deve cair na base anual, no caso, em 10%.

Mas o banco também fez previsões positivas. A expectativa é que as vendas tenham crescido cerca de 9% entre setembro e dezembro. Outro ponto é o ajuste no capital de giro, que pode “abrir caminho” para uma recuperação “mais visível”.

Farmacêutica aprovou emissão de debêntures 

Há duas semanas, a Hypera aprovou uma emissão de debêntures no valor de R$ 530 milhões. Com prazo de vencimento de cinco anos, a 19ª emissão da farmacêutica não será conversível em ação.

Os recursos obtidos pela operação serão utilizados para um resgate antecipado total ou uma amortização parcial da 11ª emissão do laboratório. Elas fazem jus à remuneração equivalente a 100% das taxas médias diárias dos depósitos financeiros de um dia, acrescida de sobretaxa de 0,90% ao ano base de 252 dias.

Cannabis motiva parceria entre Teuto e MediPharm

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Parceria entre Teuto e MediPharm
Laboratório já conta com o aval da Anvisa / Foto: Divulgação

Com o objetivo de expandir o mercado nacional de cannabis, uma parceria entre Teuto e MediPharm Labs trará dois novos produtos à base da planta para o país. Os itens são full spectrum, ou seja, não contém apenas canabidiol, e já contam com aprovação da Anvisa.

“A parceria com a MediPharm permitirá que o Teuto cresça mais rapidamente nesse mercado, oferecendo produtos de espectro total com a mais alta qualidade para os pacientes brasileiros”, comenta o CEO do laboratório, Marcelo Henriques.

O aval da agência regulatória veio nos últimos dias de 2024, mais precisamente em 30 de dezembro.  Em um comunicado oficial, a companhia declarou que as empresas “trabalharam em conjunto no processo de aprovação pela Anvisa, que incluiu registros de produtos em nível farmacêutico, extensa documentação de controle de qualidade e respostas a diversas solicitações de informações ao longo de meses”.

Parceria entre Teuto e MediPharm significa entrada em “grande mercado” 

O CEO da companhia canadense MediPharm, David Pidduck, exaltou o mercado nacional, afirmando que quanto mais elevado o nível regulatório e mais complexos e específicos os padrões de qualidade em um país, melhor é para o laboratório. “A colaboração tem como objetivo ampliar a oferta de cannabis medicinal no Brasil, com foco em cuidados paliativos e tratamentos relacionados ao sistema nervoso central”, afirma.

A expectativa é de que os primeiros embarques aconteçam ainda no começo do ano, assim que licenças de importação e exportação forem emitidas pela Anvisa e Health Canada.

Extrato de cannabis está em evidência 

E não são apenas esses produtos full spectrum a chegar ao mercado nacional. Na última semana, a GreenCare anunciou ter recebido aval para estudar o extrato de cannabis. A companhia também anunciou o investimento de R$ 25 milhões em P&D.

Tecnologia surge como aliada para planejamento tributário

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PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIOProcfit, orientação empresarial, regime tributário
Escolha do regime tributário adequado representa o primeiro passo, segundo especialista | Foto: Freepik

O ano começa e com ele vem a necessidade de pensar no planejamento tributário. Chegou a hora de analisar os números, estabelecer projeções e entender qual regime é o ideal para a sua farmácia. E a tecnologia desponta como recurso cada vez mais essencial neste processo.

 

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“Hoje é praticamente impossível não contar com um sistema para fazer todo o controle fiscal de uma empresa”, afirma a gerente de controladoria da Procfit, Vania Araujo. A especialista também aproveitou para dar algumas dicas sobre como fazer seu planejamento e quais pontos levar em conta nesse trabalho.

Primeiro passo do planejamento tributário é determinar o regime

Para Vania, o planejamento tributário tem como ponto de partida a correta definição do regime mais adequado para seu negócio – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Cada um desses modelos apresenta regras e alíquotas próprias.

  • Simples Nacional: Tributação simplificada para microempresas e companhias de pequeno porte.
  • Lucro presumido: Simplifica a apuração do cálculo do IRPJ e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Se aplica apenas às empresas não obrigadas a adotar o lucro real
  • Lucro real: O imposto é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica

Planejamento tributário deve ser revisto periodicamente

A gerente destaca que o planejamento tributário não é uma tarefa a ser realizada apenas ao abrir sua primeira farmácia. “Ele surge no momento inicial, mas é eterno, demanda um acompanhamento constante”, explica.

Segundo a especialista, o ideal seria que o planejamento fosse refeito mensalmente, mas esse prazo pode ser alongado para maior comodidade da empresa. “ O ideal seria um controle mensal, mas o trimestral já possibilitará uma visão completa do negócio, sem defasagem”, sugere.

Automatização de processos aprimora controles

Mas como conseguir acessar as informações necessárias para refazer, se for preciso, seu planejamento tributário? É aí que a tecnologia mostra todo seu potencial. “Hoje, a automatização de processos já se faz presente mesmo nos pequenos negócios. E é ela que possibilita encontrar a informação de forma rápida e descomplicada”, afirma.

O uso de tecnologias integradas representa outro valor agregado para as rotinas da farmácia. “A Procfit conta com soluções do gênero, por meio de um sistema que parametriza os controles de compras, vendas, estoque, financeiro e contábil/tributário, otimizando tempo e trazendo os números de forma rápida e precisa. Dessa maneira transformamos números em relatórios gerenciais, facilitando as tomadas de decisões dos empresários”, ressalta.

Por último, Vania aponta que, na hora de se estabelecer o planejamento tributário, é preciso contar com o auxílio de um contador. “Trata-se de um profissional que poderá aconselhar e guiar o gestor para uma tomada de decisão mais racional”, finaliza.

Conheça as principais metodologias ágeis e seus benefícios

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METODOLOGIAS ÁGEIS, PROCESSOS, ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL
Foto: Canva

* Marcia Arbache, especial para o Panorama Farmacêutico

Baseadas no conceito mindset ágil, que valoriza a flexibilidade, a adaptação rápida às mudanças e melhoria contínua, as metodologias ágeis estão, atualmente, delineando o estilo de gestão de empresas. Disposição colaborativa, capacidade de responder às necessidades dos clientes de maneira eficaz e com entregas rápidas e de valor são requisitos que compõem essa abordagem.

 

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O impacto da adoção de metodologias ágeis reflete-se na produtividade dos colaboradores e da companhia. Sendo o principal objetivo reduzir o tempo de entrega, o ganho em eficiência é assegurado. Em uma empresa com cultura ágil, as equipes são autogerenciáveis, o que faz com que os próprios funcionários se cobrem a respeito de prazos e metas.

Metodologias ágeis estão transformando o ambiente de trabalho

De acordo com Bia Nóbrega, especialista em desenvolvimento Humano e organizacional,
a adoção de metodologias ágeis cria uma sinergia que amplia a capacidade da empresa em responder às mudanças do mercado e antecipar as necessidades dos clientes. “Nessa nova era, métodos tradicionais de gerenciamento estão cedendo lugar para abordagens que valorizam a inteligência coletiva e a descentralização da tomada de decisões”, comenta.

Bia demonstra que é possível e necessário transformar não apenas os processos empresariais, mas também a maneira como as organizações tratam seus colaboradores e clientes. “As metodologias ágeis fomentam um ambiente de trabalho onde a inovação é contínua e a experiência das pessoas, sejam eles clientes internos ou externos, é colocada no centro das estratégias corporativas. É um modelo dinâmico e que ao mesmo tempo preconiza o lado humano”, acrescenta.

Saiba como funcionam as principais metodologias ágeis

Entre as metodologias ágeis e formas de estruturar o ambiente de trabalho estão o Lean, Kanban, Just-In-Time e Scrum. O importante é observar que não há a “melhor metodologia”, mas a solução mais adequada dentro do contexto do negócio.

Lean – consiste em maximizar o valor para o cliente e minimizar o prejuízo. É baseado em quatro princípios:

  • Definir valor – identifica o que é valor para o cliente e elimina atividades que não agreguem valor
  • Mapear o fluxo de valor – analisa todas as etapas do processo para identificar e eliminar desperdícios
  • Criar fluxo contínuo – assegura que os processos fluam sem interrupções
  • Buscar a perfeição – promove a melhoria contínua dos processos

Kanban – ferramenta usada para gerenciar e melhorar o fluxo de trabalho. Permite a gestão visual das tarefas através de quadros com colunas “A fazer”, “Fazendo” e “Feito”, o que torna possível identificar gargalos. As diretrizes são:

  • Visualização do trabalho – facilita a compreensão do status das tarefas
  • Limitação do trabalho em progresso (WIP) – restringe a quantidade de trabalho em andamento para evitar sobrecarga
  • Gestão de fluxo – monitoramento contínuo para assegurar um fluxo de trabalho tranquilo
  • Políticas de processos claras – institui regras claras para remover tarefas entre etapas

Just-In-Time – derivada da metodologia Lean, é focada em reduzir estoques e produzir apenas o necessário para atender à demanda imediata. Os requisitos são:

  • Produção sob demanda
  • Qualidade total em todas as etapas dos processos
  • Eliminação de todas as formas de desperdício e melhoria contínua

Scrum – facilita a execução de tarefas complexas por meio de interações curtas, chamadas sprints. Cada um deles têm duração fixa, de duas a quatro semanas. Os principais elementos são:

  • Sprints – períodos curtos e fixos em que um conjunto de tarefas é planejado e executado
  • Reuniões Scrum – reuniões diárias de rápida duração para alinhamento da equipe e resolução de impedimentos
  • Afazeres do produto – lista priorizada de todas as funcionalidades desejadas para o produto ou serviço
  • Review e retrospectivas do sprint – reuniões para revisar o que foi alcançado e identificar melhorias para o próximo sprint

Ranking das grandes redes de farmácias da Abrafarma

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Algumas ligeiras movimentações impactaram o ranking das grandes redes que integram a Abrafarma, com base nos dados de 2023. Neste período, os principais players do grande varejo farmacêutico nacional geraram vendas de R$ 91,3 bilhões

Ranking Abrafarma 2024 – Faturamento- Grupos

Somatório de vendas – 12 meses

2023 2022 Grupos econômicos UF
1 1 Raia Drogasil SP
2 2 Drogaria Pacheco São Paulo BR
3 3 Grupo Pague Menos BR
4 4 Farmácias São João RS
5 5 Panvel RS
6 6 Drogaria Araujo MG
7 7 Drogarias Nissei PR
8 8 Drogaria Venancio RJ
9 9 Farmácia Indiana MG
10 10 Drogal Farmacêutica SP
11 11 D1000 Varejo Farma BR
12 13 Drogarias Globo PI
13 12 Redepharma PB
14 15 Farmácia Permanente AL
15 14 Grupo Tapajós AM
16 16 Farma Ponte SP
17 17 Drogaria Minas-Brasil MG
18 19 A Nossa Drogaria RJ
19 18 Drogaria Moderna RJ
20 20 Farmácia Santa Lúcia ES
21 21 Drogão Super SP
22 22 Farmácias Vale Verde PR

 

Faturamento
2022 – R$ 80,4 bilhões
2023 – R$ 91,3 bilhões
Var. % = + 13,5%
Fontes: Abrafarma e FIA-USP
Período de divulgação: abril de 2024

Ranking número de lojas

2023 2022 Grupos econômicos UF
1 1 Raia Drogasil BR
2 2 Grupo Pague Menos BR
3 3 Drogaria Pacheco São Paulo BR
4 4 Farmácias São João RS
5 5 Panvel RS
6 6 Drogarias Nissei PR
7 8 Drogal SP
8 7 Drogaria Araujo MG
9 9 Rede d1000 BR
10 10 Farmácia Indiana MG
11 11 Drogaria Globo PI
12 12 Farmácia Permanente AL
13 13 Farma Ponte SP
14 15 Drogaria Venancio RJ
15 14 Grupo Tapajós AM
16 16 Redepharma PB
17 17 Drogaria Moderna RJ
18 19 Drogaria Minas-Brasil MG
19 18 Drogão Super SP
20 20 Farmácia Santa Lúcia ES
21 21 A Nossa Drogaria RJ
22 22 Farmácias Vale Verde PR

 

Número de lojas
Dez. 2022 – 9.676
Dez. 2023 – 10.395
Var. % = +7,4%
Fontes: Abrafarma e FIA-USP
Período de divulgação: abril de 2024