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L’Oréal compra marca internacional da Natura

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marca internacional da Natura
Foto: Instagram / @aesopskincare

A Aesop, marca internacional da Natura, passa a fazer parte do portfólio da L´Oréal. A multinacional francesa anunciou a compra da empresa australiana em um negócio avaliado em US$ 2,53 bilhões. As informações são da agência Reuters e revelam uma intensa movimentação no segmento de beleza.

A transação deve ainda passar pelo aval das autoridades reguladoras, mas já foi confirmada também pela Natura. Ao repercutir a aquisição, o CEO da L’Oréal, Nicolas Hieronimus, aposta na penetração global da marca para avançar no mercado de luxo. Atualmente, a Aesop mantém 287 pontos de venda nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, com receita líquida de aproximadamente R$ 880 milhões.

Marca internacional da Natura convive com custos crescentes

Com a venda da marca internacional da Natura, a empresa brasileira acredita que poderá concentrar esforços na integração com a América Latina e no incremento das operações da Avon Internacional. Essa última marca foi adquirida em janeiro de 2020. Desde outubro do ano passado, uma negociação da Aesop já estava em avaliação.

Além disso, o peso da inflação, do impacto cambial e do aumento de preços das matérias-primas, como plásticos e resinas, comprometeu as margens da Natura. A pressão sobre os custos contribuiu para um recuo nas vendas. O quarto trimestre, por exemplo, registrou prejuízo de R$ 890,4 milhões.

A Natura acelerou seu processo de internacionalização em 2013, justamente com a compra da Aesop. Em 2017, foi a vez da britânica The Body Shop. Em 2019, adquiriu a norte-americana Avon e tornou-se a Natura & Co, com a meta de ser uma plataforma global de marcas de beleza.

Mas a companhia ficou grande demais e lenta para lidar com diferentes conjunturas econômicas. Com esse cenário, especialistas já entendem que a Natura deveria se desfazer até mesmo da Avon para focar na expansão pela América Latina.

Brasil também está na mira da L’Oréal

A aquisição da marca internacional da Natura é mais um movimento da L´Oréal para ser uma companhia multimarcas do setor de beleza. E o Brasil está bem posicionado na estratégia global da empresa.

Inclusive, a multinacional escolheu o interior de São Paulo para ser sede do segundo maior centro de distribuição do grupo na América Latina, que iniciou operações em junho do ano passado. O complexo baseado em Jarinu, a 70 km da capital paulista, é o maior da L´Oreal no Brasil, com 62,5 mil metros quadrados.

O centro de distribuição pode indicar um fortalecimento da presença da marca nas farmácias brasileiras. Uma das apostas da divisão de cosmética ativa da empresa, inclusive, é o DermaClub. O clube de vantagens gratuito das marcas La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e CeraVe foi criado para aprimorar a jornada do consumidor e do PDV e auxiliar o varejo farmacêutico na retenção de clientes.

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