Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Não medicamentos superam R$ 40 bilhões de receita

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Não medicamentos superam R$ 40 bilhões de receita

Os não medicamentos superaram pela primeira vez a barreira de R$ 40 bilhões em faturamento nas farmácias. Os dados correspondem ao período de julho de 2022 a junho deste ano, apontando um incremento de 13,93% em relação ao mesmo intervalo anterior.

E quem mais contribui para essa performance são as fabricantes multinacionais, com quatro representantes entre as top 20 e todas com vendas acima de R$ 2 bilhões.

Na primeira colocação, a L’Oréal contabilizou R$ 2,9 bilhões em vendas de não medicamentos, um crescimento de 11,45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, a companhia registrou um avanço de 18,5% nas vendas, o equivalente a 38,26 bilhões de euros. Grande parte do impulso veio justamente do mercado latino-americano, com especial destaque para México e Brasil. A região apresentou forte crescimento, com aumento de 34,1%. O Brasil é um grande motor da aceleração da divisão de consumo no mundo.

Apresentando um crescimento de 30,06%, a Nestlé ocupa a segunda posição, com R$ 2,7 bilhões em vendas. Este ano, a Nutren, marca líder da empresa no mercado de suplementos em pó, ganhou corpo com o lançamento de seis vitaminas e minerais em cápsulas, o que marcou a estreia da Nestlé em um segmento que movimenta R$ 11 bilhões no Brasil, segundo dados da lobalpraxis.

Fechando o top 3 figura a P&G, que registrou R$ 2,5 bilhões em vendas de não medicamentos, um crescimento de 22,94%. Em junho, a companhia deu início às operações de sua nova fábrica no Rio de Janeiro, em um investimento de R$ 600 milhões. Trata-se do maior aporte da P&G no Brasil nos últimos cinco anos, que tem como objetivo respaldar a ampliação do mix. Nos últimos 12 meses até maio, a empresa teve incremento acima de 10% nas vendas em todas as categorias.

Para especialistas, a pandemia deu vazão ao papel das farmácias como importantes pontos de conveniência e bem-estar para os consumidores. “E as marcas que encabeçam o ranking priorizaram as negociações com o varejo farmacêutico nesse período, justamente para expandir canais e suprir a demanda do setor por maior diversidade no portfólio”, ressalta Paulo Paiva, VP da consultoria.

Top 20 campeãs de venda de não medicamentos

Ranking Corporação R$ Crescimento
1 L’Oréal 2.978,8 11,45%
2 Nestlé 2.769,5 30,06%
3 P&G 2.492,9 22,94%
4 Unilever 2.184,0 22,69%
5 Kimberly-clark 1.754,3 11,71%
6 Johnson Corp 1.697,3 4,53%
7 Hypera Pharma 1.262,5 40,32%
8 Beiersdorf 1.192,9 24,77%
9 Danone 1.070,4 18,95%
10 Colgate-Palmolive 757,5 12,81%
11 Coty 635,9 15,94%
12 Raia Drogasil 611,7 18,52%
13 Grupo Cimed 590,3 19,02%
14 GSK 527,9 9,30%
15 Eurofarma 478,1 20,23%
16 Pierre Fabre 464,3 19,73%
17 Ontex 431,2 10,20%
18 Sanofi 426,6 50,57%
19 FQM 422,4 6,15%
20 SCA Brasil 419,4 36,54%

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress