Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é contração de treinamento? Conheça para não ser pega de surpresa

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

contração de treinamento

A contração de treinamento podem dar um belo susto nas gestantes. Isso porque elas são uma preparação do corpo para o parto e podem induzir as futuras mamães ao erro, achando que chegou a hora do nascimento.

Você pode conhece-las como contração de Braxton Hicks ou contrações falsas. Como já adiantamos, elas preparam o organismo feminino para o parto, mas, como isso funciona? Essas contrações ajudam a fortalecer a musculatura do útero para a hora “H”, centralizam o colo do órgão para se alinhar com o canal vaginal e aumentam o fluxo sanguíneo na região, o que levará mais oxigênio para a placenta.

Elas são naturais e não devem despertar maior preocupação.

Quando ocorrem as contrações de treinamento?

Segundo especialistas, as contrações de Braxton Hicks podem acontecer durante toda gestação, desde a sexta semana, mas começam a ser notadas na décima sexta.

Mas por que só notarei sua existência nessa fase da gravidez? Porque é a partir desse momento que o útero se aloja no abdome, fazendo assim que você sinta seus movimentos.

Médicos também indicam que, no geral, essas contrações são indolores ou leves, uma espécie de pressão apenas. Sendo assim, a dilatação não ocorre.

Como identificar?

Quer saber uma ótima maneira de identificar esses casos? Se você sentir sua barriga um pouco dura e um desconforto que pareça o das cólicas menstruais, é bem provável que contrações de treinamento estejam acontecendo.

O desconforto costuma ser breve e, reforçamos, é natural e as gravidinhas não precisam esquentar a cabeça.

Não existe uma periodicidade específica. Elas podem acontecer várias vezes no mesmo dia, ou até mesmo ter alguns dias de espaço entre elas. Elas não evoluem para o trabalho de parto, uma vez que não são ritmadas.

Qual a diferença para as contrações que precedem o parto?

Não são poucas as diferenças entre as contrações de Braxton Hicks e as de parto. De maneira geral, você pode conferir as diferenças na tabela abaixo:

Contrações de treinamento Contrações de parto
Sem dor, apenas desconforto Dor de alta intensidade
Para ao mudar de posição Não param ao mudar de posição
Não aumenta a intensidade Aumenta a intensidade
Dura pouco Dura muito

 

Pródromos de trabalho de parto

Durante os pródromos do trabalho de parto, ou seja, a fase que antecede o início do processo de nascimento, já são registradas algumas contrações, só que elas não se incluem em nenhum dos tipos anteriores.

Isso porque, diferente das contrações de treinamento, elas já começam a causar dor, mas, diferente das contrações de parto, elas ainda não possuem ritmo regular.

Como lidar com a contração de Braxton Hicks

Não há exatamente uma maneira de tratar ou lidar com esse tipo de contração, mas isso não é um problema, já que ela causa, no máximo, um desconforto.

O importante é ter em mente que esse é um processo necessário e natural, que nada de errado está acontecendo, muito pelo contrário.

Se necessário, a gestante pode se deitar por alguns minutos, com um travesseiro nas costas e outro embaixo dos joelhos. Técnicas de relaxamento, como aromaterapia, meditação e yoga também podem ser utilizadas.

No caso das contrações dos pródromos, o ideal é se hidratar, se movimentar e tentar relaxar.

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress