Marca própria da Panvel ajudou a superar as enchentes

Marca própria da Panvel
Varejista ampliou linha e impulsionou faturamento de sua marca – Foto: Divulgação/Luciana Moglia

A marca própria da Panvel foi uma importante fonte de renda para a varejista no último ano. Após um primeiro semestre turbulento, afetado pelas grandes enchentes que prejudicaram o Rio Grande do Sul, a companhia conseguiu dar a volta por cima, finalizando 2024 com recordes de vendas. As informações são da revista Exame.

Todo o fluxo de vendas e logística da companhia precisou ser alterado após seu principal centro de distribuição ficar ilhado. A planta fica na cidade de Eldorado, uma das mais afetadas pelas chuvas.

“Ficamos 40 dias sem conseguir acessar o nosso centro de distribuição. Tivemos que achar soluções logísticas que passaram por atacadistas e nosso centro de distribuição em Curitiba (PR) para entregar para as lojas. Para as farmácias ficarem abertas, montamos uma operação de caminhão-pipa para levar água e até mesmo tivemos que desligar o data center e usar o contingente que sempre tivemos por segurança e nunca achamos que usaríamos”, relembra Julio Mottin Neto, CEO da Panvel.

Marca própria da Panvel comandou retomada no segundo semestre

Após retomar suas operações e voltar à normalidade a varejista acelerou o ritmo de vendas, impulsionando seu faturamento em 15,7% em relação ao ano anterior, atingindo o valor de R$ 5,05 bilhões. O lucro líquido do ano ficou 6,1% maior, totalizando R$ 109 milhões.

Os produtos da marca própria da Panvel apresentaram um crescimento de 10,3% em relação ao quarto trimestre de 2023, sendo responsáveis por 7,4% de todas as vendas da varejista.

O ano marcou o lançamento de 200 novos produtos e foi finalizado com um portfólio de 1.049 SKUs ativos. O principal segmento da categoria foi o de higiene e beleza, que registrou 17,2% das vendas em unidades da companhia.

A expansão de lojas físicas ainda seguiu um ritmo consistente, que deve ser o suficiente para manter a abertura de 60 lojas por ano. No entanto, Mottin Neto admite que esse ritmo poderia ser mais acelerado caso o cenário econômico fosse mais favorável. “A economia realmente impacta, mas, a princípio, a ideia é manter o mesmo ritmo de abertura”, explica.

Lançamentos ajudam na criação de uma nova identidade

O desenvolvimento em laboratório próprio de cremes hidratantes, xampús, maquiagem e até mesmo itens para casa, como odorizadores de ambiente, permite o foco em um novo público alvo.

“Não queremos ser a farmácia do idoso”, afirma. “Viramos presente de Natal e Dia das Mães. Ter nosso laboratório favorece isso. A marca própria da Panvel, por exemplo, nunca teve a intenção de ser o primeiro preço. Ela tem um valor competitivo, mas não é o produto mais barato, porque sempre priorizamos a questão da qualidade”, explica o executivo.

Esse rebranding tem envolvido alterações no layout de novas lojas, que devem se tornar “mais premium”, como a unidade de Gramado e Canela, que está se tornando um ponto de parada nos roteiros turísticos. “Queremos explorar mais esse modelo. A unidade de Gramado, por exemplo, tem atraído turistas e se tornado um ícone da marca”, comenta o CEO.

O plano de expansão da rede busca inaugurar 60 lojas por ano, solidificando o market share de 23% no Rio Grande do Sul e dobrando a participação em Santa Catarina e Paraná, onde conta com 7%.

RD Saúde paga R$ 118 milhões em juros sobre capital

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RD Saúde
Valor por ação será de R$ 0,0689 sem correção monetária / Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, dia 31, a RD Saúde anunciou o pagamento de R$ 118 milhões em juros sobre capital próprio. O montante será distribuído até o dia 1º de dezembro, mas ainda não foi definida uma data para tal. As informações são do Money Times.

Sem correção monetária, a rede de farmácias distribuirá R$ 0,0689 por ação para os investidores com posição até 3 de abril. A partir do dia 4, sexta-feira, os papéis serão negociados como “ex-juros sobre capital próprio”.

Haverá retenção de Imposto de Renda na fonte, exceto para pessoas jurídicas imunes ou isentas. Para comprovar essa condição, os investidores devem ir à sede da empresa em São Paulo (SP) até o próximo dia 7, segunda-feira.

Faturamento da RD Saúde cresceu mais de 15% 

Em 2024, o faturamento da RD Saúde cresceu mais de 15%. Em seu balanço referente ao ano e a seu quarto trimestre, a rede de farmácias também apontou um crescimento em sua liderança no varejo farmacêutico, com um market share de 16,5% (aumento de 0,3 p.p.).

A receita bruta da varejista foi de R$ 41,8 bilhões, enquanto o lucro líquido no período foi de R$ 1,29 bilhão e teve incremento de 16,6% em relação ao ano anterior. “Esse resultado foi impulsionado por um crescimento de 6,5% nas lojas maduras, que pelo quarto ano seguido superou a inflação, com ganho real de dois pontos percentuais”, declara o CEO, Renato Raduan.

Abrafad anuncia reestruturação da diretoria

Abrafad
Nilson Ribeiro, diretor executivo e institucional da Abrafad / Foto: Divulgação

A Abrafad, uma das maiores entidades do varejo associativista do país, anunciou uma grande reestruturação na diretoria. O Objetivo é garantir a consolidação da associação para conseguir cumprir as metas de crescimento estabelecidas para os próximos cinco anos. Já durante a Abradilan Conexão Farma, os associados puderam conhecer o novo direto comercial, Fernando Brito Amaro.

O executivo é farmacêutico bioquímico, com especialização em marketing e larga experiência técnica e comercial adquiridas no Grupo Farmais e na Panarello. Brito também acumula passagens peço Grupo SC, Merck, EMS e, nos últimos anos, como gerente nacional da Zambon.

Nos últimos dois anos, o cargo era exercido por Nilton Janino, que conquistou resultados relevantes em relacionamento e negócios junto às indústrias, distribuidores e prestadores de serviços. O executivo continuará vinculado ao grupo como diretor de expansão da Rede Universal Farma.

Mudança na diretoria de operações e comunicação da Abrafad

Outra alteração significativa envolveu a diretoria de operações e comunicação, que nos últimos três anos estava a cargo de Douglas Marques da Silva. Nesse período, ele pautou suas atividades na construção das “ferramentas de gestão da Abrafad”, e na expansão, capacitação e treinamento das redes associadas.

No dia 28 de março, Marcelo Licnerski assumiu internamente a nova função como diretor de operações e comunicação. Consultor para negócios estratégicos, o executivo acumula experiência nas áreas de marketing, comercial e conexão tecnológica para gestão no varejo, adquiridos ao longo da carreira ma Droga Ria, Audifar, Sanofi, onde trabalhou por 14 anos sendo um dos responsáveis pela implantação do projeto inovador Conexão Farma no Brasil, México e Europa, integrando indústria e varejo.

“A Abrafad inicia seu novo ciclo com 21 redes associadas, 6 mil farmácias independentes, R$ 7,3 bilhões em faturamento CPP acumulado nos últimos 12 meses até dezembro de 2024. Esperamos muito a contribuição das diretorias para alcançarmos o projeto Abrafad 2030, que nos colocará em um novo patamar de extrema relevância junto ao varejo, distribuidores, indústria e associados”, ressalta Nilson Ribeiro, diretor executivo e institucional da Abrafad.

Receita da Blau cresce 28% em 2024 e bate recorde

Receita da Blau
Farmacêutica brasileira apresentou diversas métricas positivas no último ano – Foto: Divulgação

O relatório de resultados do quarto semestre revelou um aumento de 28% na receita da Blau em 2024, em comparação com o ano anterior, saltando de R$ 1,37 bilhão para R$ 1,75 bilhão, maior valor já registrado pela empresa. As informações são do portal Pfarma.

O segmento de maior destaque da companhia durante o recorte foi o hospitalar privado, que cresceu apesar de um cenário global contrário criado pela alta dos juros e do dólar. “Ganhamos market share e retomamos a liderança no segmento, segundo a IQVIA”, explica Marcelo Hahn, CEO da farmacêutica.

“Em 2024, crescemos da receita ao lucro líquido em comparação à 2023, com aumento do volume de produção a um custo mais competitivo, oriundo de melhor compra de insumos, aumento de produtividade das fábricas da Blau e início da captura das sinergias com o Bergamo (aquisição realizada em 2023). O volume de vendas em ritmo ainda mais acelerado permitiu a redução dos estoques, com um novo go-to-market que busca potencializar o crescente portfólio da companhia com maior proximidade dos clientes e o ecossistema da saúde”, complementa o executivo.

Aumento na receita da Blau foi acompanhado por diversos índices

O levantamento de dados da empresa ainda revelou resultados positivos em diferentes métricas como a receita no Q4, que cresceu 18% e atingiu R$ 456 milhões; EBITDA recorrente, com um incremento superior a 50%, alcançando a marca de R$ 391 milhões; lucro líquido anual, fechado em R$ 220 milhões, valor 23% maior e do quarto trimestre, que cresceu 81% e foi oficializado em R$ 57 milhões. Todas as comparações foram feitas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Farma Conde tem novo diretor para acelerar crescimento

FARMA CONDERede de farmácias, varejo farmacêutico
Executivo acumula sólida trajetória no varejo farma, com passagens por Carrefour e RD Saúde | Foto: Divulgação

Novidades na alta liderança da Farma Conde. A rede de farmácias, que soma mais de 500 unidades em São Paulo e Minas Gerais, anuncia a chegada de Vagner Moraes para o cargo de diretor geral.

O executivo será o responsável por liderar áreas-chaves na varejista, como comercial, licenciamento, suprimentos, operações e marketing. “A estrutura ofertada, a possibilidade de novos ares e tudo que me foi apresentado para liderar uma revolução estratégica na empresa fizeram com que eu aceitasse esse desafio com entusiasmo”, declara. Ao todo, o profissional acumula mais de 25 anos de atuação no varejo farmacêutico, com principal foco em companhias de operação nacional.

Novo diretor geral da Farma Conde tem experiência em expansão

Em sua mais recente experiência profissional, Moraes atuava como head nacional de farmácias do Grupo Carrefour Brasil, sendo responsável pela gestão e expansão da operação. Antes, trabalhou por 15 anos na RD Saúde, liderando setores como varejo, e-commerce e logística.

Formado em economia, o executivo tem ainda dois MBAs – um em economia e gestão empresarial, e outro em gestão estratégica e econômica de negócios. Também cursou especializações internacionais em instituições como a Universidade de Cambrige e ISE Business School.

Experiência está em linha com objetivos da rede

A experiência de Moraes em expansão é uma peça estratégica para o momento da Farma Conde, que aposta no regime de licenciamento de marca para ganhar corpo no varejo farmacêutico.

Em 2024, as adesões a esse formato triplicaram, o que levou à geração de mais de 3 mil empregos diretos. A integração de lojas a esse ecossistema foi determinante para que a varejista superasse a meta de alcançar 500 unidades. No fim do ano passado, inclusive, a Farma Conde atingiu um importante marco ao ocupar 100% das cidades da faixa litorânea de São Paulo.

Em entrevista ao Panorama Farmacêutico no início do mês de março, o head de operações e expansão de franquias, Éder Luz, revelou que a companhia trabalha com a projeção de alcançar 250 unidades licenciadas até o fim do ano. “Nosso objetivo é ajudar o empreendedor independente e reverter as estatísticas alarmantes sobre o fechamento de farmácias no país”, reforça.

Receita da Biomm atinge patamar recorde de R$ 40 milhões

Receita da Biomm
Na comparação anual, o aumento foi de 21%, refletindo o crescimento das vendas / Foto: Divulgação

A receita da Biomm referente ao 4T24 foi a melhor de sua história. A biofarmacêutica registrou R$ 40 milhões líquidos, o dobro do conquistado no trimestre anterior.

Na comparação anual, a companhia também tem motivos para comemorar. Com avanço de 21%, o indicador passou dos R$ 118,2 milhões registrados em 2023 para R$ 142,9 milhões no último ano.

“Em 2024, a presença e participação da companhia no mercado biofarmacêutico brasileiro evidenciam ganhos expressivos de market share nas áreas de diabetes, oncologia e trombose”, comemora o CEO, Heraldo Marchezini.

Em 2024, foram investidos R$ 102,4 milhões em ativos fixos entre edificações, instalações, máquinas e equipamentos de processamento de dados e software, e R$ 19,3 milhões em ativo imobilizado ou intangível.

Receita da Biomm cresceu, mas lucro não acompanhou 

Apesar da receita recorde, o lucro da Biomm não refletiu o bom desempenho. Após positivar em R$ 3,3 milhões no 3T24, os ganhos caíram para -R$ 2,9 milhões no último trimestre do ano.

O consolidado bruto para o ano foi de R$ 17,9 milhões, o que representa uma queda de 23% do registrado em 2023. Segundo a biofarmacêutica, as variações se devem ao mix de vendas, que sofreu com a queda na comercialização de produtos de maior valor agregado.

As despesas operacionais apresentaram um leve recuo entre trimestres, de R$ 22 milhões para R$ 21,3 milhões. Já na comparação anual, a tendência de alta também foi pequena, de R$ 95,8 milhões para R$ 99,1 milhões (avanço de 3%). Um dos principais motivos para esse aumento foi o crescimento da equipe devido ao início da operação da fábrica em Nova Lima (MG).

Com a redução do lucro bruto e o aumento de despesas referentes a gastos ainda pré-operacionais incorridos no ano de 2024, o Ebitda fechou negativo. No trimestre, R$ 22,1 milhões negativos, e no ano R$ 69,3 milhões negativos.

Ao final do último ano, o saldo da dívida a ser quitado até o fim de 2025 era de R$ 45,7 milhões, enquanto o caixa e aplicações financeiras registrou R$ 152,7 milhões.

Os benefícios do trade marketing nas farmácias

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trade marketing nas farmácias
Foto: Divulgação

O trade marketing nas farmácias vem despontando como estratégia determinante para se diferenciar perante a concorrência. A competição acirrada exige não somente a adaptação às necessidades dos consumidores, mas também um posicionamento mais assertivo para gerar resultados financeiros sustentáveis.

Em muitos lugares por onde passo, percebo que os gestores do varejo farmacêutico enfrentam um desafio constante – a dificuldade de otimizar o espaço físico de forma a maximizar a exposição de produtos e, ao mesmo tempo, garantir um bom retorno financeiro.

Nesse contexto, o trade marketing possibilita aprimorar o uso de espaços extras no ponto de venda, como balcões de atendimento, pontas de gôndola, cestões no autosserviço e check-outs. Com isso, as farmácias aumentam suas vendas e também agregam valor à jornada de compra do cliente, tornando a experiência mais satisfatória e fluida.

Trade marketing nas farmácias combina parceria e rentabilidade

O trade marketing nas farmácias vai além da simples organização dos produtos nas prateleiras. Trata-se da construção de uma sólida parceria entre a farmácia e a indústria, por meio da qual as empresas negociam de forma estratégica os pontos extras da loja, como as áreas de maior visibilidade, para posicionar produtos de alto potencial de venda. Esse processo de negociação permite que o varejo acesse verbas exclusivas disponibilizadas pelos fabricantes, uma fonte de investimento que, se não utilizada, representa uma oportunidade de lucro desperdiçada.

Esses recursos são fundamentais para financiar ações promocionais e de exposição. Ao implementar o trade marketing de forma eficaz, as farmácias podem maximizar o retorno desses investimentos, o que, no fim das contas, significa mais lucro e maior satisfação do consumidor. O uso adequado dessa verba é uma das formas mais eficazes de gerar ganhos adicionais para as lojas, especialmente em um cenário em que cada centavo conta para a saúde financeira do negócio.

Ao valorizar a exposição em pontos estratégicos, o trade marketing contribui diretamente para o aumento da cesta de compra. Quando os produtos estão melhor posicionados, o cliente tem mais facilidade para encontrá-los e, muitas vezes, acaba adquirindo outros itens, impulsionando o volume de vendas e aumentando a rentabilidade.

A solução da Febrafar: facilitação e eficiência no trade marketing

A importância do trade marketing é tão grande que, na Febrafar, temos ações específicas em relação ao tema, como parte do nosso papel de apoiar o associativismo. Por meio de negociações estratégicas com a indústria, a Febrafar otimiza a exposição de produtos nos pontos extras da farmácia, o que resulta em ampliação significativo nas vendas e valor agregado à experiência do consumidor.

A solução não se limita ao planejamento estratégico e também contempla a execução eficiente, garantindo que o varejo farmacêutico esteja sempre sintonizado com as melhores práticas de exposição de produtos. Isso democratiza o trade marketing, tornando-o acessível mesmo para as redes menores ou PDVs independentes.

O impacto do trade marketing nas vendas e parcerias

A implementação do trade marketing não traz apenas ganhos financeiros imediatos, mas também fortalece a parceria com a indústria. Essa colaboração beneficia todos os envolvidos. Os varejistas incrementam vendas e rentabilidade. A indústria tem seus produtos expostos de forma eficiente e visível, enquanto o consumidor encontra produtos relevantes e com boa apresentação.

Além disso, ao adotar práticas de trade marketing, a farmácia também melhora sua imagem no mercado, mostrando-se mais organizada e profissional. Isso aumenta a confiança do consumidor e a percepção de valor da marca, o que pode resultar em alta no fluxo e na fidelização dos clientes.

Trata-se de uma oportunidade que não pode ser ignorada. As empresas que não utilizam as verbas de trade marketing estão deixando dinheiro na mesa. A falta de um planejamento eficaz e da utilização estratégica dos pontos de exposição pode significar a perda de vendas importantes, além de comprometer as parcerias com os fornecedores.

Libbs nacionaliza produção do contraceptivo Nextela

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Geraldo Martins, diretor de Negócios da Libbs / Foto: Ana Claudia Nagao

A Libbs deu início à comercialização do Nextela neste mês de março. Considerado o mais inovador contraceptivo oral combinado dos últimos 15 anos, o medicamento acaba de chegar às farmácias brasileiras e a expectativa é atender 41 mil pacientes já no primeiro ano.

A farmacêutica 100% brasileira adquiriu a tecnologia para a produção da pílula anticoncepcional do laboratório belga Mithra Pharmaceuticals. O lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira, dia 28, em São Paulo (SP), e contou com a cobertura do Panorama Farmacêutico.

“Já conseguimos distribuir para cerca de 80% da demanda esperada para o Nextela. O próximo passo é iniciar o trabalho de consultoria médica em abril”, ressalta Geraldo Martins, diretor do negócios da Libbs. Segundo ele, o laboratório conta com o respaldo de um grupo de 260 consultores médicos e 250 consultores de vendas que trabalharão com o medicamento.

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Geraldo Martins, diretor de negócios; Marcia Bueno, diretora de relações institucionais; Alcebiades Athayde Junior, presidente; Samanta Greghi, diretora de comunicação; Karla da Rosa, gerente de novos produtos; Juliana Brandão, coordenadora de relacionamento científico; Isabela Ayres, gerente de produto, Achilles Cruz, ginecologista e mastologista e consultor da Libbs; e Tiago Bernardi, gerente de novos produtos (Foto: Ana Claudia Nagao)

Nextela envolveu transferência de tecnologia

O Nextela começou a ser desenvolvido em 2009 e o estudo sobre sua molécula foi acompanhado de perto pela Libbs desde as fases iniciais. A farmacêutica foi uma das primeiras empresas do mundo a firmar parceria para o desenvolvimento do medicamento em 2017.

Após adiar o lançamento do produto em 2023, a companhia optou por internalizar a fabricação para ter maior controle sobre a cadeia produtiva e evitar riscos de desabastecimento. “Após a comercialização ser iniciada nos Estados Unidos e na Europa, percebemos que competiríamos com esses grandes mercados internacionais, o que poderia comprometer o abastecimento no Brasil”, avalia.

Com essa decisão, a companhia viabilizou a independência na produção e reduziu burocracias, assegurando mais agilidade na entrega do medicamento às farmácias.

Combinação inovadora

O Nextela combina o estrogênio idêntico ao natural estetrol (nunca comercializado nacionalmente) e a drospirenona. Os estudos prévios indicaram uma maior segurança para as pacientes devido ao mínimo impacto endócrino, metabólico e hemostático, sugerindo um provável menor risco de tromboembolismo venoso (TEV) em comparação com os demais contraceptivos orais combinados avaliados.

A nova pílula anticoncepcional foi aprovada pela Anvisa em 2023 e já está à venda em mais de 40 mercados, como Canadá, Estados Unidos, Austrália, Israel, Japão, Rússia e Taiwan.

Campanha da Farmarcas supera R$ 601 milhões em vendas

CAMPANHA DA FARMARCASFarmarcas, associativismo, varejo farmacêutico
Iniciativa gerou mais de 12,4 milhões de transações, segundo o diretor de comunicação Ângelo Vieira / Foto: Divulgação

A maior campanha da Farmarcas em nível nacional, intitulada Compra Bem que a Sorte Vem, movimentou mais de R$ 601 milhões, mobilizando em torno de 1.540 farmácias de 11 redes associadas. A edição de 2025 resultou em 12.408.567 transações, oriundas de 4.748.797 clientes.

“Este é um exemplo claro de como o associativismo pode criar oportunidades para as farmácias independentes se destacarem. A união de forças por meio da Farmarcas permitiu que esses PDVs participassem de uma promoção em escala nacional, criando uma experiência única tanto para os consumidores como para os próprios estabelecimentos”, destaca o diretor de comunicação, Ângelo Vieira.

A divulgação dos premiados ocorreu neste sábado, dia 29, com participação do presidente Edison Tamascia e do gerente de marketing Guto Zavarelli. A vencedora foi uma cliente da Ultra Popular da cidade de Confresa, no Mato Grosso. Ela ganhou uma casa no valor de R$ 500 mil. O atendente da loja que efetuou a venda teve direito a uma bonificação de R$ 50 mil.

Campanha da Farmarcas impulsionou fidelização

Para a Farmarcas, campanhas como essa servem de motor para fidelizar o cliente, além de estimular a venda incremental entre os associados. Com tíquete médio de R$ 48,40, a promoção distribuiu mais de 85,9 milhões de números. “O resultado é o fortalecimento da marca das farmácias”, acrescenta Zavarelli.

Administradora chegou a R$ 9 bilhões de faturamento

A campanha da Farmarcas coroa um trimestre de resultados expressivos para a administradora. Em fevereiro, o grupo anunciou faturamento recorde de R$ 9 bilhões. Em comparação com o ano anterior, a companhia apresentou crescimento de 20,2% em 2024, contra 12,7% do mercado em geral.

Considerando a receita de todo o varejo farmacêutico nacional, 4,1% desse montante está nas mãos da Farmarcas. Atualmente, cerca de 1.700 PDVs estão sob o guarda-chuva da administradora.

Mercado de personal care movimenta quase R$ 39 bi

MERCADO DE PERSONAL CAREPersonal care, Consumer health, indústria farmacêutica, farmácias,
Estudo foi apresentado pela IQVIA durante o Abradilan Conexão Farma | Foto: Freepik

O mercado de personal care movimentou cifras superiores a R$ 38,9 bilhões nas farmácias brasileiras em 2024, um avanço de 13,1% sobre o ano anterior. O segmento já representa 35,9% do volume de vendas de produtos de consumer health. Os dados foram apresentados por Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de CH da IQVIA, durante o Abradilan Conexão Farma.

Entre as categorias de personal care mais promissoras, duas chamaram mais a atenção. Os itens voltados aos cuidados labiais tiveram como principal impulso o blockbuster Carmed, da Cimed. Os repelentes também apresentaram uma consistente evolução de 13.2%. Por outro lado, grandes cestas como cuidados da face, produtos para cabelos, desodorantes e cremes depilatórios, tiveram incremento abaixo da média.

“Ainda que constitua uma pequena parcela da cesta de personal care, a categoria de repelentes apresentou a segunda maior alta em 2024. A epidemia de dengue exerceu impacto significativo nas vendas”, afirma Danté. Já o mercado no qual está inserida a Carmed vem ganhando tração desde 2023, em função do sucesso de novos produtos. “Esse movimento se intensifica nas épocas mais frias, favorecendo o crescimento contínuo da categoria”, acrescenta.

Mercado de personal care nas mãos de poucos fabricantes

A pesquisa também indica uma excessiva concentração do bolo nas mãos de poucas fabricantes. As 20 maiores indústrias atuantes no segmento detêm 69% da receita.

As 20 maiores fabricantes de personal care
(em bilhões de R$ no ano passado)

208953p23059 30495 0934 50235 230450 e1743190806524

3059805 0349 3404523 45923´5 e1743191148843
Fonte: IQVIA

“A compra de produtos da categoria de personal care acontece principalmente no varejo alimentar, especialmente produtos de higiene pessoal. Ainda assim, são itens que impulsionam o fluxo de consumidores nas farmácias, tornando essas categorias um fator relevante para a recorrência de visitas e potencializando oportunidades de vendas”, finaliza Danté.