A Catarinense Pharma anunciou a promoção de Marieli Machado ao cargo de gerente de produto e trade marketing para os setores de marcas próprias e treinamento. A executiva chegou na empresa no início do ano passado, quando a companhia anunciou uma série de contratações, noticiadas pelo Panorama Farmacêutico.
Formada em comunicação social, publicidade e propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursou um MBA em marketing estratégico na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e uma especialização em marketing farmacêutico na Faculdade Oswaldo Cruz, além de mestrados em administração e gestão de negócios.
Tíquete médio dos golpes também cresceu – Foto: Canva
Um levantamento divulgado pela Equifax BoaVista revelou um aumento no número de tentativas de fraude no e-commerce brasileiro em 2024. A frequência da prática foi 3,5% maior do que a registrada no ano de 2023. As informações são do jornal Correio Braziliense.
O estudo contabilizou mais de 7,25 milhões de golpes em 2024 e 7 milhões em 2023. O tíquete médio das compras enganosas também cresceu, saltando de R$ 291,17 para R$ 343,90 (aumento de 18,1%).
Pesquisa detalha padrões de fraude no e-commerce
Ainda de acordo com a Equifax, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo são os principais focos dos golpistas, com 27,5% dos casos. Acre, Amapá e Roraima, no extremo oposto, registraram apenas 0,2% das ocorrências.
Em relação aos dias e horários com maior incidência, a sexta-feira ganha destaque com 15,1% dos casos. Já o domingo é considerado o mais tranquilo, com apenas 11,3%.
Seguindo uma lógica semelhante, a madrugada se mostrou o horário mais seguro para compras, mais especificamente às 4h da manhã. O momento de pico nos casos de fraude foi o início da tarde, por volta das 14h.
Os dados mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção.
“Isso reforça a importância de empresas com e-commerce investirem em tecnologia de monitoramento e prevenção, acompanhando o avanço das inovações dos próprios golpistas”, afirma Rogério Signorini, vice-presidente de Produtos e Pré-Vendas da companhia.
Ações subiram com possibilidade de negócio / Foto: Reprodução – Pure.News
Segundo um relatório do Yahoo Finance, o analista David Faber, da CNBC, voltou a acreditar em um acordo entre a Sycamore Partners e Walgreens. A mudança de posição do especialista animou o mercado. As informações são do Drug Store News.
Faber havia afirmado anteriormente que um negócio entre a empresa de private equity e a rede de farmácias estava “praticamente morto”. Mas, na última terça-feira, dia 18, ele voltou atrás e disse que havia a possibilidade de um acordo sair do papel. O mercado reagiu bem ao anúncio. As ações da varejista subiram 15% em Nova York e 4% no acumulado do ano até aqui.
Acordo entre Sycamore Partners e Walgreens prevê compra de operação internacional
A operação internacional da Walgreens foi o que chamou a atenção da Sycamore Partners. Os primeiros relatos de um “namoro” entre as partes surgiram no último mês de dezembro.
Segundo fontes da Bloomberg, em janeiro deste ano, a empresa de private equity estaria consultando companhias de crédito privado sobre a possibilidade de financiamentos de dívida, o que indicaria um avanço nas tratativas. Só que, há pouco menos de um mês, Faber jogou um balde de água fria no mercado, afirmando que o acordo estava “morto”.
Instabilidade na Bolsa seria motivo de “frente fria” na negociação
Quando Faber afirmou que o negócio estava “praticamente morto”, o Wall Street Journal classificou como principal complicação a instabilidade da Walgreens na bolsa de valores. “As ações da varejista despencaram em janeiro, disparando com lucros melhores do que o esperado e depois caindo com a notícia de um processo do Departamento de Justiça sobre o fornecimento de medicamentos opioides”, afirma o texto.
Oportunidades estão disponíveis em SP, MG, BA e ES – Foto: Canva
Um novo processo seletivo está disponibilizando 400 oportunidades para Jovem Aprendiz no Grupo DPSP. A rede, proprietária das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, conta com posições em quatro estados e não exige experiência prévia.
As oportunidades são dedicadas a jovens que estejam cursando ou tenham finalizado o ensino médio e estão divididas entre São Paulo (200), Minas Gerais (101), Bahia (72) e Espírito Santo (30).
“Contratar profissionais no início da carreira é abrir portas para o futuro, criando oportunidades e desenvolvendo talentos dentro da empresa. Aqui, eles ganham autonomia, aprendem com os melhores gestores e, ao final do programa, podem concorrer a vagas internas, garantindo a continuidade de sua trajetória no nosso time”, afirma Silvia Duarte, gerente executiva de RH do Grupo DPSP.
O tíquete médio das farmácias revela um consumidor ávido por vantagens, como descontos e facilidades no pagamento. Isso fica cada vez mais claro na comparação dos números de clientes fidelizados, que asseguraram alta de 13,5% no faturamento e 5,3% no tíquete médio
Fonte: Bnex Dados referentes ao primeiro semestre de 2024
Já entre os não fidelizados houve queda nesses dois índices – de 10,6% e 1,7%, respectivamente. O tíquete de médio de clientes fidelizados, que foi de R$ 67,42 em junho de 2024 é quase o dobro dos não fidelizados (R$ 36,38).
Fonte: Bnex
Confira a reportagem sobre o estudo da Bnex referente ao primeiro semestre de 2024: aqui
A Abradilan conta com 160 empresas associadas presentes em 25 estados mais o Distrito Federal. Com atuação nacional, as distribuidoras atendem 95% dos municípios brasileiros, com presença em 91% das farmácias.
A entidade tem market share de:
30,01% do mercado de distribuição em unidades
17,7% do mercado em CPP
48,9% do mercado de distribuição de genéricos e similares em unidades
44,8% do mercado de genéricos e similares em CPP
Fontes: Abradilan e IQVIA – Dados de dezembro de 2023
Três redes concentram 40% do fluxo de visitas aos hubs de saúde nas farmácias. A RD Saúde é a que mais se destaca ao apresentar percentual de 28%. A Pague Menos e o Grupo DPSP, têm 11% cada. No recorte regional, porém, redes locais e do associativismo conseguem dividir espaço com o grande varejo na demanda por assistência farmacêutica
Perfil da Amostra – Farmácias – por região 2024
Fonte: CVA SolutionsFonte: CVA Solutions
Percepção de valor dos clientes
Fonte: CVA Solutions
Confira a reportagem completa sobre o estudo da CVA Solutions: aqui
O Índice Stone mede a performance de diferentes setores do varejo e revela que a categoria de artigos farmacêuticos cresceu 2,2% em janeiro de 2025 e 3,9% no acumulado do ano. O segmento recupera parte das perdas de dezembro e segue sendo um dos setores de melhor performance do comércio varejista.
Fonte: Stone – janeiro de 2025Fonte: Stone – janeiro de 2025
Os medicamentos sustentam seu protagonismo no faturamento e na margem de lucro das farmácias. Nas maiores varejistas do país, cerca de 2/3 da lucratividade provém dessa categoria
Fonte: ProfferFonte: Proffer
Confira a reportagem com o estudo da Proffer sobre Margens do Varejo Farmacêutico – Novembro de 2024: aqui
Acesse o estudo Radar de Margens do Varejo Farmacêutico – Novembro de 2024 aqui
Levantamento de 2024 do Ifepec revela que o critério mais importante para 91% do público sênior ao escolher uma farmácia é o preço dos produtos. Apesar de 85,8% deles afirmarem que pesquisam preços em outros pontos de venda, a fidelidade aos estabelecimentos preferidos manteve-se forte
Fonte: Ifepec 2024
Confira a reportagem completa sobre o estudo do Ifepec relacionado ao perfil do público 50+: aqui