O aumento gradativo da publicidade online vem se tornando uma realidade cada vez mais frequente entre as PMEs. De acordo com levantamento inédito do Sebrae, quase metade dos empreendedores (48%) afirma que já pagou para fazer propaganda nas redes sociais ou em outros canais da internet.
A 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios revela que as micro e pequenas empresas (MPEs) são as que mais investem nesse tipo de divulgação – 59%. O estudo indica ainda que a proporção de negócios de menor porte que vende por meio de ferramentas digitais se mantém na casa dos 70%, analisando-se as três últimas edições do estudo.
Nesta edição mais recente, que entrevistou donos de pequenos negócios de todo o país no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024, o setor de saúde é um dos que lidera o ranking das atividades que mais injetam recursos em propaganda online.
Outro recorte importante mostra que a energia dos empreendedores está aplicada em um ambiente virtual em particular – o das redes sociais. Destaca-se o Instagram, que, com 60% da preferência dos entrevistados, ultrapassou o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para 34%.
O WhatsApp ainda é o favorito dos empresários, com 81% de votos na pesquisa. Cada entrevistado podia indicar mais de um canal que utiliza. “Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte considerável dos empresários”, explica Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.
“As plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras online e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos”, complementa.
Como melhorar as vendas com publicidade online
Para melhorar ainda mais a projeção do pequeno negócio por meio da publicidade online, o Sebrae orienta investir em presença estratégica nas redes sociais, reforçar a logística das entregas e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas de marketing, gestão e vendas.
Confira os principais dados 9ª edição da Pesquisa Pulso
- 48% dos pequenos negócios (micro e pequenas empresas + MEI) já pagaram para fazer propaganda nas redes sociais ou na internet
- 59% das micro e pequenas empresas investem recursos em divulgação online
- 70% dos pequenos negócios vendem utilizando um ou mais tipos de ferramenta digital
- WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os principais canais utilizados pelos empreendedores