Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Pesquisa indica avanço da publicidade online nas PMEs

Sebrae aponta que o Instagram vem desbancando Facebook como rede preferencial para alavancar as vendas

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

PUBLICIDADE ONLINESebrae, redes sociais, orientação empresarial
Foto: Freepik

O aumento gradativo da publicidade online vem se tornando uma realidade cada vez mais frequente entre as PMEs. De acordo com levantamento inédito do Sebrae, quase metade dos empreendedores (48%) afirma que já pagou para fazer propaganda nas redes sociais ou em outros canais da internet.

A 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios revela que as micro e pequenas empresas (MPEs) são as que mais investem nesse tipo de divulgação – 59%. O estudo indica ainda que a proporção de negócios de menor porte que vende por meio de ferramentas digitais se mantém na casa dos 70%, analisando-se as três últimas edições do estudo.

 

Qual sua estratégia para vender mais na loja física?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Nesta edição mais recente, que entrevistou donos de pequenos negócios de todo o país no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024, o setor de saúde é um dos que lidera o ranking das atividades que mais injetam recursos em propaganda online.

Outro recorte importante mostra que a energia dos empreendedores está aplicada em um ambiente virtual em particular – o das redes sociais. Destaca-se o Instagram, que, com 60% da preferência dos entrevistados, ultrapassou o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para 34%.

O WhatsApp ainda é o favorito dos empresários, com 81% de votos na pesquisa. Cada entrevistado podia indicar mais de um canal que utiliza. “Percebemos que o legado da pandemia é a digitalização das empresas. O Instagram aumentou a sua participação no e-commerce nos últimos três anos, passando na frente do Facebook, que detinha uma parte considerável dos empresários”, explica Kennyston Lago, analista de Pesquisa e Gestão do Conhecimento do Sebrae.

“As plataformas digitais são um vasto campo de oportunidades. O avanço da tecnologia, o aumento da confiança do consumidor nas compras online e o crescimento de soluções financeiras acessíveis impulsionarão ainda mais esse setor nos próximos anos”, complementa.

Como melhorar as vendas com publicidade online

Para melhorar ainda mais a projeção do pequeno negócio por meio da publicidade online, o Sebrae orienta investir em presença estratégica nas redes sociais, reforçar a logística das entregas e manter-se sempre atualizado em relação às melhores práticas de marketing, gestão e vendas.

Confira os principais dados 9ª edição da Pesquisa Pulso

  • 48% dos pequenos negócios (micro e pequenas empresas + MEI) já pagaram para fazer propaganda nas redes sociais ou na internet
  • 59% das micro e pequenas empresas investem recursos em divulgação online
  • 70% dos pequenos negócios vendem utilizando um ou mais tipos de ferramenta digital
  • WhatsApp (81%), Instagram (60%) e Facebook (34%) são os principais canais utilizados pelos empreendedores

Notícias Relacionadas