Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Poucas farmácias adotam apps de entrega

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Poucas farmácias adotam apps de entregaQuando o assunto é a incorporação de plataformas de entrega, o varejo farmacêutico brasileiro manteve o freio de mão puxado mesmo com a pandemia. É o que sinalizou a última enquete do Panorama Farmacêutico, que mobilizou 2.998 leitores. Enquanto isso, os Estados Unidos viabilizam até vacinas em domicílio.

Do total de profissionais que se manifestaram, 2.242 (75%) afirmaram que a farmácia que gerenciam ou onde atuam simplesmente não conta com nenhuma solução do gênero. Outros 749 (25%) revelaram que existe uma plataforma, mas desenvolvida internamente. Somente seis leitores mencionaram a existência de uma parceiro externo, como Rappi e Uber.

O canal farma, no entanto, começa a ensaiar uma mudança desse cenário, embora o movimento seja restrito a grandes redes. O Rappi, por exemplo, implementou no ano passado uma tecnologia para intermediar a venda de medicamentos com receita digital, por meio de um projeto-piloto com a Drogaria Venancio no Rio de Janeiro e em Niterói.

A Raia Drogasil já havia lançado um aplicativo próprio em 2018, mas só em 2020 aderiu ao sistema do Rappi. E em abril do ano passado, farmácias passaram a fazer parte do catálogo de produtos disponibilizados pelo Uber Eats no Brasil, por meio de parceria com a Pague Menos.

Baixa adesão deve durar pouco

Mas para Marcela Garcia, head da Rappi para o mercado farmacêutico, essa baixa adesão deve ter duração curta. “O setor está reforçando só agora o investimento em comércio eletrônico, e com metas agressivas de vendas. Por essa razão, é normal que os aplicativos possam ser vistos como concorrentes. Mas, na prática, somos um canal agregador”, comenta.

A executiva também enxerga dificuldades iniciais com a integração tecnológica dos sistemas da farmácia e das plataformas, o que impede, em um primeiro momento, a incorporação de descontos da indústria. “Mas esse é um processo de transição natural. A realidade tende a ser diferente em pouco tempo”, complementa.

Startups de olho

O advento desses modelos vem estimulando startups a investir em um formato de marketplace, agregando diferentes farmácias ao seu ecossistema. É o caso da carioca Farmazon, serviço que direciona pedidos para PDVs parceiros por meio de geolocalização e viu sua base de clientes triplicar em 2020.

“Em um mercado em que o delivery, mesmo nas grandes redes de drogarias, costuma ser descentralizado, usamos a inteligência artificial para que o consumidor encontre o que precisa de forma simples e rápida. Nos comprometemos a entregar em menos de uma hora a lista de pedidos, mesmo que tenhamos que buscá-los em mais de um local”, destaca o CEO Rodrigo Robledo.

A FUI é uma das empresas que recebeu apoio da Farma Ventures e, em 2021, assinou contrato com a Farmácia Indiana. Agora, a meta é reforçar presença em farmácias regionais. “Além de auxiliar o varejo, mantemos um programa de capacitação dos entregadores conveniados, seguindo o modelo adotado pelo Uber”, explica o CEO André Justino.

Enquanto isso, EUA aceleram

Já o varejo farmacêutico norte-americano segue em ritmo acelerado. Nesta última semana, a Walgreens ampliou seu acordo de cooperação com a Uber. O serviço de entrega do Uber Eats passou a estar disponível em mais de 7.800 lojas nos Estados Unidos e deve, inclusive, se estender em poucos meses para Porto Rico.

O objetivo é, em até um ano, contar com mais de 20 mil produtos no sistema, entre itens de beleza, bem-estar e medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Como parte da estratégia de lançamento, as empresas estão oferecendo créditos de US$ 20 aos clientes que fizerem pedidos acima de US$ 30.

Desde o início do ano, a parceria contempla também agendamento de vacinas contra a Covid-19. Via Uber, os clientes informam seu CEP e selecionam os horários disponíveis para imunização na rede de farmácias, tendo a opção de reservar um motorista.

27.06

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/startups-levam-tecnologia-para-farmacias-com-apoio-da-farma-ventures/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress