Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Quais as causas do derrame pleural?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

derrame pleuralO corpo produz líquido pleural em pequenas quantidades para lubrificar as superfícies da pleura, que é o tecido fino que reveste a cavidade torácica e envolve os pulmões. O derrame pleural é um acúmulo anormal e excessivo desse líquido.

Existem dois tipos de derrame pleural:

  • O derrame pleural transudativo é causado pelo vazamento de líquido no espaço pleural. Isso ocorre devido ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos ou a uma baixa contagem de proteínas no sangue. A insuficiência cardíaca é a causa mais comum.
  • O derrame exsudativo é causado por vasos sanguíneos ou vasos linfáticos bloqueados, inflamação, infecção, lesão pulmonar ou tumores.

Os fatores de risco para o derrame pleural podem incluir:

  • Fumo e ingestão de bebida alcoólica, pois podem causar doenças cardíacas, pulmonares e hepáticas, que podem levar ao derrame pleural
  • Histórico de qualquer contato com amianto

Sintomas

Os sintomas podem incluir:

Tratamento

A remoção do líquido (toracocentese) pode ser feita se houver muito líquido e estiver causando pressão no peito, falta de ar ou baixo nível de oxigênio. Isso permite que o pulmão se expanda, facilitando a respiração.

A causa do acúmulo de fluido também deve ser tratada:

  • Se for devido à insuficiência cardíaca, você pode receber diuréticos (pílulas de água) e outros medicamentos para tratar o problema.
  • Se for devido a uma infecção, serão administrados antibióticos. Às vezes, é necessário tratamento adicional.
  • Se for por motivo de câncer, doença hepática ou doença renal, o tratamento deve ser direcionado para essas condições.

Em pessoas com câncer ou infecção, o derrame geralmente é tratado com um tubo torácico para drenar o fluido e tratar sua causa.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress