Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ranking premia maiores marcas do varejo farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ranking premia maiores marcas do varejo farmacêutico

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) realizou na última terça-feira, dia 18, a premiação das maiores marcas do varejo que compõem o Ranking Ibevar-FIA 2022, incluindo o setor farmacêutico.

O estudo listou 120 organizações com base nos dados de 2021, a partir de uma análise em quatro dimensões – tamanho, eficiência, crescimento e imagem, segundo a opinião dos consumidores e também dos colaboradores.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o faturamento nominal das 120 maiores empresas de varejo cresceu 12,8% no ano passado em relação a 2020. Já descontando variáveis como a inflação, isso representa uma expansão real de aproximadamente 4%.

“O varejo vem passando por grandes transformações e essa premiação é um estímulo para as empresas redobrarem esforços na busca por inovações e, assim, contribuírem para o protagonismo do setor”, destaca o presidente da FIA Business School, professor Roberto Sbragia.

Redes de farmácias entre as maiores marcas do varejo

O segmento de artigos farmacêuticos responde por 6,5% do total de faturamento das empresas listadas. Das dez redes de farmácias mais bem posicionadas no estudo, nove são associadas à Abrafarma. No setor farmácias e drogarias, a campeã foi a RaiaDrogasil, com faturamento de R$ 25,6 bilhões.

A rede recebeu o Prêmio Excelência em Varejo como uma das organizações varejistas mais eficientes na operação, levando em conta a produtividade conjunta das lojas e dos funcionários. A gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Mônica Moreira, recebeu a placa das mãos do presidente da FIA Business School.

“O prêmio é um reconhecimento muito importante e outorgado por uma instituição renomada de varejo, o que nos deixa muito orgulhosos e cientes de que estamos trilhando o caminho correto com nossos clientes e colaboradores”, afirma Mônica.

As mais admiradas pelos consumidores

Mais importante do que avaliar o faturamento, eficiência e crescimento das companhia é entender como elas são vistas por seus clientes e funcionários. E o ranking de 2022 elencou as varejistas mais admiradas pelos consumidores.

Na categoria Drogarias, a primeira colocada na percepção dos consumidores foi a Panvel. O coordenador de varejo SC/SP, Rafael Andrade do Nascimento, recebeu a placa de Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar. “Estamos construindo uma imagem de credibilidade perante os clientes, por meio de iniciativas como a adoção de marcas próprias, unindo excelência e acessibilidade”, argumenta Nascimento.

Já a rede mais bem posicionada em relação às perspectivas dos funcionários foi a Farmácia Indiana. “Em nosso banco estão retratados os comportamentos dos consumidores, a opinião dos colaboradores e dados coletados de fontes secundárias, o que dá um retrato abrangente das varejistas brasileiras. É importante destacar que as opiniões dos consumidores e dos colaboradores são espontâneas”, ressalta o presidente do Ibevar.

Redes de farmácias mais eficientes

O estudo também avaliou o crescimento e eficiência operacional das varejistas, com base na produtividade das lojas e dos funcionários. O grupo das redes mais eficientes foi designado com o índice 100. O segmento de drogarias e perfumarias integra RaiaDrogasil; Profarma, controladora da Rede d1000; e Nissei.

Grupo com eficiência igual a 100 RaiaDrogasil, Natura, Profarma, Nissei
Grupo com eficiência menor que 100 e maior ou igual a 80 Grupo Boticário
Grupo com eficiência menor que 60 e maior ou igual a 40 DPSP, Pague Menos
Grupo com eficiência menor que 40 Araujo, Clamed, Dimed, Extrafarma

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!