Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Roche oferece testes da Covid-19 após negativa do SUS

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Roche lança kits para detecção do novo coronavírus

A Roche viu a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) emitir um parecer contrário à inclusão de seu medicamento contra a Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Em reação a essa negativa, a farmacêutica propôs disponibilizar gratuitamente à rede pública testes rápidos para detecção do coronavírus, o que facilitaria a logística de uso desse remédio. As informações são da Agência Estado.

O coquetel de anticorpos Regn-Cov2 recebeu a autorização da Anvisa para uso emergencial contra a Covid-19, sendo indicado para pacientes com quadros leves e moderados e com fator de risco para agravamento da doença. No entanto, a Conitec alegou que há dificuldades de aplicação do medicamento dentro do período indicado pelo fabricante, em até dez dias após o início dos sintomas. Além disso, o órgão entende que o nível de evidências sobre o desempenho da droga ainda é baixo.

Por essa razão, a Roche fez uma contraproposta para ofertar 600 mil testes de antígeno ao Ministério da Saúde. “Compreendemos o argumento de que o uso da medicação adiciona complexidade ao sistema de saúde, mas, frente ao benefício que ele traz para evitar internações, poderemos oferecer testes sem custo que podem detectar a doença em 30 minutos e facilitar esse uso”, afirmou Lenio Alvarenga, diretor de Acesso e Médico da Roche Farma Brasil.

O volume de 600 mil testes foi calculado com base em 150 mil doses do medicamento que seriam incorporadas em caso de parecer favorável da Conitec. Segundo Alvarenga, a previsão é de oferta de quatro testes para cada um positivo. Cada dose é suficiente para um paciente e a terapia exige apenas uma única aplicação por infusão. O custo unitário seria de R$ 6,9 mil, mas, segundo análise da Conitec, geraria uma economia anual de R$ 76 milhões ao SUS ao evitar custos maiores com hospitalizações.

O Ministério da Saúde foi questionado sobre a negociação com a Roche, mas não respondeu.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/10/plano-gratuito-da-clinicarx-viabiliza-servicos-clinicos-em-pequenas-farmacias/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress