Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Ruptura e comunicação são os alvos das farmácias em 2022

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Ruptura e comunicação são os alvos das farmácias em 2022

Expansão de lojas ou ampliação do mix? Nada disso. A última enquete do Panorama Farmacêutico indica que as farmácias brasileiras estão olhando, literalmente, para dentro do negócio e investindo na gestão do estoque e na divulgação do portfólio já existente.

Dos 2.894 leitores que emitiram sua opinião, 1.207 (42%) informaram que a redução do nível de ruptura será a principal estratégia para dinamizar as vendas em 2022. Outros 28% (819) apostam no marketing e na comunicação para estimular as operações. Somente 17% (482) disseram que o esforço será direcionado para incrementar a oferta em loja, enquanto 13% (386) apostam na ampliação de PDVs.

Estoque na palma da mão

O varejo farmacêutico, aliás, vem se destacando no quesito ruptura. No ano passado, a ausência de produtos por má gestão comercial foi de apenas 4,05%. Como parâmetro, o percentual em supermercados chegou a 10,05%. Os dados são de uma pesquisa da Abrappe em parceria com a EY, que reuniu análise de 74 mil lojas.

“A pandemia foi um gatilho para transformar radicalmente o modelo de atuação das farmácias. A necessidade de atender mais clientes por diferentes canais e a mudança no perfil de compra, com foco em categorias como suplementos e vitaminas, levou o setor a apostar em novas tecnologias para controle de vencimento dos produtos”, contextualiza Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

Bem mais perto do consumidor

Com menos ruptura, o cliente pode ter a certeza de encontrar o que precisa no canal farma. Mas como realmente garantir que ele retorne em vez de partir para a concorrência? A resposta pode estar na comunicação combinada com a tecnologia.

“Quando toda a população foi privada da oportunidade de viajar, a força das lojas de bairro foi redescoberta e a proximidade com o consumidor tornou-se imperativa”, destaca Cassiano Maschio, diretor comercial da Inbenta. Para ele, o WhatsApp é uma das chaves para incentivar essa conexão com a comunidade. “É um meio que facilita o contato. Mais do que isso. Ele pode ajudar na resolução de todos os problemas sem a necessidade de um telefonema, e-mail ou baixar um aplicativo, num tempo em que espaço na memória do celular é ouro”, argumenta.

23

Nova enquete

Por meio da enquete que está no ar, queremos avaliar os impactos da ômicron para o regime de trabalho das empresas. O rápido avanço da variante e a explosão de casos da Covid-19 no Brasil religaram o sinal de alerta no setor e a retomada plena do modelo presencial fica ameaçada mais uma vez.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/equilibrio-vita-reforca-lancamentos/

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress