Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

SUS vai disponibilizar pomadas para tratar HPV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Medida para combater vírus que pode causar câncer no colo do útero começa a valer em 2019. A partir do ano que vem, o Sistema Único de Saúde (SUS) irá oferecer pomadas de podofilotoxina e imiquimode para o tratamento de verrugas nas genitálias e no ânus, uma das consequências da infecção pelo vírus HPV. Segundo o Ministério da Saúde, os medicamentos estarão disponíveis à população em até 180 dias.

Transmitido sexualmente, o papilomavírus humano pode causar até câncer de colo de útero — a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres no Brasil. Geralmente, o tipo de HPV que culmina o surgimento de verrugas não é cancerígeno. Esses condilomas acuminados não possuem padrão de aparecimento no corpo em relação à quantidade, tamanho e tipos. Embora sejam assintomáticas, podem causar coceira.

No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo projeto POP-Brasil —Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV, a prevalência estimada de HPV foi de 54,6%, sendo que 38,4% destes participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer.

A pesquisa foi realizada em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal com 7.586 pessoas entrevistadas, sendo que 2.669 foram analisadas para tipagem de HPV. O estudo foi feito com jovens de 16 a 25 anos, sendo 5.812 mulheres e 1.774 homens.

VACINA CONTRA HPV

A vacina de prevenção contra o vírus HPV é oferecida gratuitamente no SUS desde 2014 e protege de até 98% das verrugas genitais. O público alvo das três doses são meninas com idade entre 9 e 14 anos, meninos de 11 a 14 anos; pessoas portadoras de Aids, e também aquelas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos.

Fonte: O Globo


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/09/16/com-menos-recursos-que-o-brasil-israel-promove-revolucao-digital-na-saude/

 

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress