Tendências e Notícias da Indústria Farmacêutica

Tecnologia surge como aliada para planejamento tributário

Sistemas dinamizam o acesso à informação e facilitam rotinas operacionais

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIOProcfit, orientação empresarial, regime tributário
Escolha do regime tributário adequado representa o primeiro passo, segundo especialista | Foto: Freepik

O ano começa e com ele vem a necessidade de pensar no planejamento tributário. Chegou a hora de analisar os números, estabelecer projeções e entender qual regime é o ideal para a sua farmácia. E a tecnologia desponta como recurso cada vez mais essencial neste processo.

 

Você acha agora em 2025 o varejo terá um desempenho melhor?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

“Hoje é praticamente impossível não contar com um sistema para fazer todo o controle fiscal de uma empresa”, afirma a gerente de controladoria da Procfit, Vania Araujo. A especialista também aproveitou para dar algumas dicas sobre como fazer seu planejamento e quais pontos levar em conta nesse trabalho.

Primeiro passo do planejamento tributário é determinar o regime

Para Vania, o planejamento tributário tem como ponto de partida a correta definição do regime mais adequado para seu negócio – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Cada um desses modelos apresenta regras e alíquotas próprias.

  • Simples Nacional: Tributação simplificada para microempresas e companhias de pequeno porte.
  • Lucro presumido: Simplifica a apuração do cálculo do IRPJ e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Se aplica apenas às empresas não obrigadas a adotar o lucro real
  • Lucro real: O imposto é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica

Planejamento tributário deve ser revisto periodicamente

A gerente destaca que o planejamento tributário não é uma tarefa a ser realizada apenas ao abrir sua primeira farmácia. “Ele surge no momento inicial, mas é eterno, demanda um acompanhamento constante”, explica.

Segundo a especialista, o ideal seria que o planejamento fosse refeito mensalmente, mas esse prazo pode ser alongado para maior comodidade da empresa. “ O ideal seria um controle mensal, mas o trimestral já possibilitará uma visão completa do negócio, sem defasagem”, sugere.

Automatização de processos aprimora controles

Mas como conseguir acessar as informações necessárias para refazer, se for preciso, seu planejamento tributário? É aí que a tecnologia mostra todo seu potencial. “Hoje, a automatização de processos já se faz presente mesmo nos pequenos negócios. E é ela que possibilita encontrar a informação de forma rápida e descomplicada”, afirma.

O uso de tecnologias integradas representa outro valor agregado para as rotinas da farmácia. “A Procfit conta com soluções do gênero, por meio de um sistema que parametriza os controles de compras, vendas, estoque, financeiro e contábil/tributário, otimizando tempo e trazendo os números de forma rápida e precisa. Dessa maneira transformamos números em relatórios gerenciais, facilitando as tomadas de decisões dos empresários”, ressalta.

Por último, Vania aponta que, na hora de se estabelecer o planejamento tributário, é preciso contar com o auxílio de um contador. “Trata-se de um profissional que poderá aconselhar e guiar o gestor para uma tomada de decisão mais racional”, finaliza.

Notícias Relacionadas