fbpx
O maior canal de informação do setor

Testes positivos da covid-19 têm leve recuo

245

Número de testes cai novamente

O mês de janeiro terminou com recorde absoluto de testes positivos da Covid-19 nas farmácias brasileiras. Mas a última semana trouxe um alento ao apresentar o primeiro recuo no número de casos desde o fim de novembro.

Segundo os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o volume de testagens chegou a 636.746 no período de 24 a 30 de janeiro, contra 740.707 da semana anterior. Do total de atendimentos, 269.245 (42,28%) pacientes tiveram resultado positivo. No intervalo entre os dias 17 e 23, foram confirmados 319.574 diagnósticos (43,19%).

A pesquisa leva em consideração os exames realizados em 4.722 estabelecimentos em 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal. “Essa redução pode representar um sinal de esperança, mas ainda estamos distantes do controle efetivo da pandemia. Afinal, seguimos acima do índice de 40% de positivados”, alerta Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Como parâmetro, a última queda nos casos ocorreu entre 22 e 28 de novembro. Na época, o contingente de infectados chegava a 8.169, o equivalente a 9,38% do total de testes. “Os casos cresceram quase sete vezes em janeiro na comparação com dezembro, que por sua vez viu o número de positivados triplicar em relação a novembro”, acrescenta Barreto.

Testes positivos da covid-19 têm leve recuo

No acumulado desde abril de 2020, as farmácias computam 15.256.611 testagens realizadas, com 3.437.002 diagnósticos de Covid-19 (22,53%) e 11.819.609 resultados negativos (77,47%).

Preços dos testes mantidos

Alvo de questionamentos da opinião pública e também de órgãos como o Procon, o aumento de preços dos testes não é uma realidade nas 26 redes associadas à Abrafarma. “Fizemos um levantamento com as empresas e algumas até reduziram o custo desde o ano passado, mantendo-os até hoje. Os preços são os mesmos há muitos meses. Acreditamos que esse é um compromisso importante que devemos manter com a população nesse momento, apesar da pressão de custos vinda de vários fornecedores”, finaliza Barreto.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/com-iccor-torrent-amplia-portfolio/

Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Você pode gostar também

Esse site utiliza cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Mas você pode optar por recusar o acesso. Aceitar Consulte mais informação