Considerada a Uber das farmácias, a norte-americana Capsule foi indicada pela Forbes uma das 25 startups com mais chances de chegar a US$ 1 bilhão em valor de mercado ainda neste ano. Fundada em 2016 por Eric Kinariwala (foto), ex-analista da Bain Capital, a empresa já recebeu de investidores aportes superiores a US$ 270 milhões.
Baseada em Nova York, a Capsule atende em média 60 mil pacientes por ano e conta com 260 colaboradores, sendo 31 farmacêuticos. Seu estoque reúne 5.100 medicamentos. A receita de vendas no ano passado ultrapassou US$ 100 milhões, o que representou 300% de crescimento, e a empresa já expandiu sua atuação para as cidades de Boston, Chicago e Minnesota.
O modelo disruptivo tem como diferencial a entrega de medicamentos diretamente na casa do paciente, em apenas duas horas. O aplicativo online facilita o gerenciamento e o preenchimento de prescrições, em um processo que leva menos de um minuto. Os farmacêuticos estão disponíveis para consulta 24 horas e os remédios são transportados por motos ou mesmo bicicletas.
O ingrediente-chave, além da entrega garantida, é a integração da plataforma entre médicos, seguradoras, farmacêuticos e fabricantes de medicamentos. Por meio de um software baseado em análise preditiva, ela estabelece os preços dos medicamentos e automatiza sistemas de pagamento e aplicação de cupons de descontos.
Com esse conceito, a startup ganha força na concorrência com players como CVS Health, Walgreens e PillPack. Esta última foi adquirida pela Amazon em 2018, por US$ 753 milhões. Nesse mesmo período, a Capsule era avaliada em apenas US$ 110 milhões. “Penso na Capsule como mais uma plataforma tecnológica do que uma loja”, afirmou Kinariwala.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/09/rcr-discute-como-extrair-valor-para-a-marca-com-a-logistica-reversa/