A adoção do conceito de varejo 4.0 vem se mostrando essencial na otimização de processos e da eficiência operacional, proporcionando uma experiência ainda melhor aos clientes em diversos segmentos, incluindo o setor farmacêutico. Para Oscar Basto Jr., diretor de Varejo e B2B2C da Interplayers, essa união entre os ambientes online e off-line pode fortalecer, sobretudo, a performance dos Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs).
“As inovações tecnológicas também ajudam a aumentar as vendas por meio de diversos canais, assegurando uma jornada de compra mais simples e satisfatória para o consumidor”, ressalta o executivo.
Varejo 4.0 pressupõe plena integração de canais de venda
Integrar diferentes canais de venda, como balcão, checkout, televendas e e-commerce, é fundamental para potencializar os resultados do varejo 4.0. Essa estratégia viabiliza uma gestão centralizada das vendas e maior acurácia no estoque. “Os sistemas unificados, inclusive, simplificam o processo de integração de novos colaboradores”, explica Basto Jr.
A automação de processos administrativos e operacionais também reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas e minimiza erros. “Utilizar tecnologias como Robotic Process Automation (RPA) pode liberar sua equipe para se concentrar em atividades que realmente agregam valor, como o atendimento ao cliente e a gestão estratégica da farmácia”, ressalta o diretor.
Ferramentas avançadas de análise e sistemas de gestão automatizados podem ainda prever demandas e reduzir desperdícios. “Essas tecnologias garantem que os produtos certos estejam sempre disponíveis para a população, aumentando a satisfação e fidelização”, acrescenta.
Melhoria na experiência do cliente
Uma boa experiência do cliente é essencial para qualquer negócio. Assim, programas de fidelização e adesão ao tratamento com utilização concentrada em sistemas digitais engajam os clientes com compras personalizadas.
A integração das plataformas no ponto de venda faz com que o balconista acesse rapidamente todas as ofertas disponíveis, sejam do tabloide, das campanhas da semana ou de convênios. É a certeza de que o atendente estará, realmente, disponibilizando a melhor opção, ampliando as chances de fidelização.
Serviços clínicos na farmácia
Com as funcionalidades do varejo 4.0, a farmácia ganha mais subsídios para garantir uma oferta vasta de serviços de assistência clínica, como exames rápidos e vacinação, o que pode transformar o PDV em um centro de saúde completo. “Além de aumentar a conveniência para os clientes, esses serviços criam novas fontes de receita e potencializam a imagem do estabelecimento como um parceiro de saúde confiável na comunidade”, finaliza o executivo.