O retorno dos consumidores ร s lojas fez o รญndice de perdas crescer em alguns setores do varejo, ainda que, no geral, tenha caรญdo no varejo brasileiro. O indicador foi para 1,21% em 2021, totalizando pouco mais de R$ 24 bilhรตes, como aponta a Associaรงรฃo Brasileira de Prevenรงรฃo de Perdas (Abrappe).
Em 2020, o รญndice havia sido de 1,33%, com perdas que somavam R$ 23,26 bi. Um ano antes, a mรฉdia foi de 1,36%.
No setor supermercadista, porรฉm, as perdas aumentaram de 2,10% para 2,15%. No varejo de artigos esportivos, saรญram de 0,99% para 1,12% e no de magazines, saltaram de 0,91% para 0,94%. Jรก no de eletromรณveis foram de 0,11% para 0,26%.
Os dados sรฃo da 5ยช Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Abrappe em parceria com a KPMG. Dos 12 segmentos, quatro (supermercados, esportes, magazines e eletromรณveis) registraram em 2021 um crescimento nos รญndices de perdas em comparaรงรฃo a 2020.
Nos varejos supermercadista, esportes e magazine, as perdas desconhecidas foram as principais responsรกveis pelo crescimento. “A perda desconhecida, principalmente furtos (externos e internos), foram o fator de maior contribuiรงรฃo para esse aumento, pois em 2020 tivemos controle de acesso de clientes em razรฃo das limitaรงรตes impostas pelas prefeituras locais por conta da pandemia. Em 2021 esse cenรกrio se normalizou ao longo do tempo, aumentando o risco de furtos nas lojas”, diz Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.
Na comparaรงรฃo dos 12 setores pesquisados, o de supermercados, com 2,15%, รฉ, de longe, aquele com os maiores รญndices de perdas do varejo. Desse total, 1,43% sรฃo oriundas de quebras operacionais e 0,72% de perdas desconhecidas, especialmente furtos.
“Porรฉm, as quebras operacionais geradas por produtos sem condiรงรฃo de vendas por vencimento, perecibilidade e desperdรญcio de alimentos, alรฉm de erros operacionais na gestรฃo de estoques, continuam sendo as principais causas das perdas no setor (66,51%)”, argumenta Santos.
O crescimento das perdas no setor de eletromรณveis รฉ decorrente, por sua vez, de quebras operacionais (avarias das peรงas, por exemplo) por conta das crescentes vendas pelo e-commerce.
Fonte: Diรกrio do Comรฉrcio