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Conheça 8 aplicações da visão computacional no varejo

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VISÃO COMPUTACIONAL NO VAREJOInteligência artificial, farmácia, PDV
Foto: Freepik

As potenciais aplicações da visão computacional no varejo estão revolucionando o setor, ao permitirem que as empresas reúnam insights valiosos, otimizem as operações e melhorem a satisfação do cliente. Trata-se de um campo da inteligência artificial (IA) que possibilita que computadores interpretem e entendam informações visuais assim como os humanos.

Essa tecnologia vem sendo explorada para analisar imagens e vídeos e tirar conclusões com base nos dados que eles contêm. No setor de varejo, assegura a detecção e o reconhecimento de objetos nas lojas, ajudando os varejistas a controlar os níveis de estoque, detectar quando os itens estão em falta e automatizar o processo de reposição.

Aplicações da visão computacional no varejo

Da otimização de imagem à análise do comportamento do cliente, do gerenciamento de espaço na prateleira à análise na loja, a utilização da visão computacional no varejo pode melhorar a experiência de compra das pessoas, ajudar a economizar custos e aumentar as receitas. Quando usada em escala, fornece vantagens competitivas e desempenha um papel essencial na estratégia de digitalização de longo prazo

Mapas de calor – Os mapas de calor permitem entender a funcionalidade das lojas e identificar o comportamento do cliente nelas. A tecnologia aproveita a imagem em tempo real para identificar movimentos e alocar cores relacionadas ao volume de tráfego para cada área do PDV. Dessa maneira, é possível testar novas estratégias de merchandising e mudanças na layoutização

Espelhos virtuais e mecanismos de recomendação – Espelhos virtuais podem se tornar o foco central da personalização e melhoria da experiência do cliente. Alimentados com câmeras de visão computacional e realidade aumentada, esses dispositivos podem exibir uma ampla gama de informações contextuais, melhorando a conexão com os consumidores

Análise de dados – Os aplicativos de análise de clientes baseados em sensores ou câmeras detectam o tráfego na loja e os padrões nos dados. Os varejistas podem concluir quais promoções geram engajamento e quais afastam os consumidores, impulsionando a criação de campanhas de marketing e mensagens personalizadas

Anúncio na loja – A visão computacional no varejo melhora o geofencing, permitindo que os varejistas reconheçam clientes específicos quando eles entram na loja e enviem descontos a eles. Além disso, os PDVs podem obter recomendações sobre quais itens comprar com base em seu histórico de compras anterior

Gestão de estoque – Ao automatizar as contagens de ciclo de inventário com visão computacional, a farmácia pode atualizar seu sistema de estoque em tempo real para desenvolver uma experiência de varejo omnicanal. O gerenciamento de estoque anda de mãos dadas com a previsão de demanda

Prevenção de perdas – A tecnologia de visão computacional essencialmente fornece ao computador “olhos” que atuam na prevenção de perdas. Ela usa algoritmos para observar comportamentos do consumidor. Uma das aplicações mais comuns é a detecção de condutas suspeitas relacionadas à fraude e roubo.

Análise de multidão – A visão computacional pode rastrear as jornadas do cliente por todo o PDV, calcular o tempo total gasto com cada produto e garantir que a loja siga todos os protocolos padronizados

Planogramas – Os sistemas de visão computacional podem analisar as prateleiras para identificar o posicionamento efetivo dos produtos e ver se eles estão fora de estoque ou fora de ordem. Isso economizaria muito tempo e esforço dos colaboradores

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