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9 dicas para potencializar vendas no Instagram

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9 dicas para potencializar vendas no Instagram

Desenvolver uma ferramenta de vendas no Instagram pode ser uma boa resolução de ano novo para impulsionar a operação de comércio eletrônico em sua farmácia.

Devido ao apelo visual, o Instagram é perfeito para deixar em evidência o portfólio. Os números também são animadores. No Brasil, a rede tem 64 milhões de usuários ativos. Pesquisa da Locowise apontou que 75% deles já visitaram a página de uma empresa a partir de um anúncio ou publicação na rede social. Além disso, o levantamento também mostrou que 60% dos entrevistados afirmam que aprendem sobre um produto na rede.

Thiago Távora, head de marketing e novos negócios da iSET, consultoria especializada na estruturação de lojas virtuais, enumerou nove dicas para explorar a rede social como plataforma comercial.

1 – Monte um perfil comercial. Siga o passo a passo:

– Cadastre-se em uma conta do Instagram e escolha um nome que represente claramente sua empresa

– Adicione uma foto de perfil

– Acesse as configurações do perfil

– Escolha “alternar para o perfil comercial”

– Em configurar “seu perfil comercial”, insira seus contatos empresariais

Quando se faz essa mudança, o empreendedor tem acesso a diversas métricas entre as quais:

Alcance: número de contas únicas que viram seu post

Impressões: total de views da postagem

Atividades de seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram por dia

Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A média considera replays de mais de três segundos

Cliques: número de usuários que acessaram o link da bio

Salvas: número de usuários que salvaram um post da empresa

Dados demográficos: gênero, idade, cidade e país de seus seguidores

2 – Biografia do perfil (descrição da marca): é a mais importante dica de sua loja virtual no Instagram. É um espaço pequeno que servirá para convencer sua audiência de que seu negócio é interessante

Além de uma descrição atrativa, coloque um link que conduzirá os usuários para o seu site, onde os internautas poderão ter mais informações. A biografia no seu perfil no Instagram é essencial, pois é a primeira informação que os usuários terão sobre sua empresa

3 – Foto de perfil: a imagem de perfil é extremamente importante para um negócio que está no Instagram. É por meio dela que os clientes vão associar e fazer referência à sua loja. Pode ser um logotipo da empresa ou uma foto da fachada ou interior do estabelecimento

4 – Use o recurso Instagram Shopping: maneira excelente de divulgar os produtos no Instagram. Isso é feito por meio da criação de um catálogo e é necessário seguir alguns requisitos. Um deles é ter um domínio (endereço eletrônico) em que pretende vender, como um ecommerce. O Instagram Shopping não permite que as vendas sejam feitas pela plataforma, mas direciona o potencial cliente para os sites em que os produtos são vendidos

5 – Criatividade nos conteúdos: o Instagram disponibiliza diferentes opções de conteúdo. Aproveite-os para divulgar produtos de forma criativa. Evite copiar e colar as imagens e os textos usados em seu site principal e tente inovar em conteúdos próprios para essa rede social

Fotos – Periodicamente poste fotos que façam parte do dia a dia de seus seguidores: montagens divertidas, comemorações em datas especiais, prazeres relacionados à família ou aos animais domésticos. O mais importante é que isso seja pensado de acordo como a identidade que o seu negócio deseja criar e não de forma aleatória e sem consistência. Evite cansar o usuário com postagens do mesmo tipo, pensando em vendas o tempo todo, sem a preocupação de cativar o cliente

Vídeos – Faça vídeos com bastante qualidade, conteúdo e informação sobre aquilo que deseja vender. Mas, lembre-se: eles devem ter, no máximo, um minuto de duração. Então encontre uma forma de colocar o maior número de informações possível nesse tempo. Insira no vídeo um título e adicione legendas

Nem sempre as pessoas estão com os fones plugados no smartphone ou em lugares em que possam ouvir o áudio do vídeo. Colocar uma legenda pode ajudar muito na hora de conversão daquele potencial cliente

Lives – Relacionadas aos vídeos, as lives são valiosas para a loja virtual no Instagram. Você já deve ter notado que sempre que alguém faz alguma live, o Instagram imediatamente envia uma notificação e este é um recurso do qual você pode tirar vantagem

Em uma live, seus seguidores podem interagir com você em tempo real, o que é ainda melhor que os vídeos para ofertar produtos. Não faça live apenas para anunciar um produto. Use-a também para sanar dúvidas pertinentes de seus clientes e compartilhar novidades de sua loja

Stories – São vídeos curtos com 15 segundos de duração e que ficam apenas 24 horas no ar. O Instagram introduziu a possibilidade de colocar links nos stories de perfis com mais de 10 mil seguidores, o famoso “arraste para cima”.

Se você não tem essa quantidade de seguidores, ainda assim pode usá-los. Muitos vendedores postam stories, mas colocam o “link na bio”, que nada mais é do que convidar o possível cliente a clicar no link que fica na descrição de seu perfil

6 – Faça parcerias com influenciadores: hoje em dia é muito comum procurarmos informações sobre o produto que queremos comprar na internet, principalmente no YouTube. Ali as pessoas fazem demonstrações dos mais variados produtos e os testam para tirar todas as dúvidas dos internautas

Os influenciadores atuam mais ou menos da mesma forma, mas com um apelo adicional. Se for alguém que seu público admire, como celebridades, aumenta a chance de o seguidor comprar seu produto. Busque influenciadores que tenham a ver com seu negócio e credibilidade para falar sobre determinado produto. Considere formar uma parceria para estimular vendas no seu e-commerce

7 – Ofertas, cupons e descontos: estudo da Iconosquare revelou que 41% dos usuários que seguem um negócio no Instagram o fazem por conta de brindes e descontos. E 70% deles já participaram de algum concurso dentro da plataforma. Dessa maneira, você pode criar posts com descontos promocionais para seus seguidores

8 – Instagram Ads: se você impulsiona palavras no Google Adwords e faz campanhas no Facebook Ads, saiba que o Instagram também conta com uma parte de anúncios patrocinados. Com o Instagram Ads, esses anúncios ganham visibilidade mais facilmente, em formato de fotos, vídeos e carrossel de imagens, que mesclam de duas a dez fotos

9 – Não deixe os seguidores sem resposta: interagir com seguidores faz com que seu negócio ganhe visibilidade, transmita confiança e conquiste o público

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