Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Após morte de bancária, Anvisa faz esclarecimentos sobre aplicação de PMMA

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Diante do caso da bancária que morreu após ser submetida a uma cirurgia para aplicação do polimetilmetacrilato (PMMA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez alguns esclarecimentos sobre as indicações da substância. O órgão é responsável pela avaliação de critérios como segurança, eficácia e qualidade dos produtos, antes que eles sejam liberados para venda e uso. Uma das aplicações do PMMA é na forma de gel para o preenchimento cutâneo de pequenas áreas do corpo e um exemplo de produtos que contêm essa substância é o Biossimetric, fabricado pela MTC Medical Comércio Indústria Importação e Exportação de Produtos Biomédicos Ltda.  A Anvisa autoriza sua aplicação, salientando que deve ser feita por um médico habilitado em casos de correção de lipodistrofia, configurada como alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo, e de correção volumétrica facial e corporal, que é uma forma de tratar alterações com o preenchimento em áreas afetadas por meio de bioplastia. Como a concentração de PMMA no produto varia de 5% a 30%, os limites de aplicação dependem da avaliação médica.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Morte após aplicação

No caso da bancária Lilian Calixto, a aplicação do produto foi feita nos glúteos, o que não é contraindicado. Mas o procedimento foi realizado no apartamento do médico Denis Furtado, o Dr. Bumbum. Com complicações graves, a mulher chegou a ser internada num hospital, mas não resistiu e morreu no último dia 15, horas depois de passar pela cirurgia.

Já o médico fugiu em um primeiro momento, porém, na última quinta-feira (19), ele foi detido. Dr. Bumbum vai responder pelos crimes de homicídio qualificado e associação criminosa. Além dele, sua mãe, a ex-médica Maria de Fátima, que ajudou no procedimento, e sua namorada, Renata Fernandes Cirne, que atuava como recepcionista do consultório na casa do médico, estão presas.

Fonte: VOZ DA BAHIA

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/15/profarma-specialty-busca-ampliacao-nas-regioes-norte-nordeste-e-sul/

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress