Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Medicamentos inovadores unem Brasil e Cuba

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

medicamentos inovadores
Foto: Canva

Para fomentar a produção de medicamentos inovadores e o desenvolvimento de vacinas, o Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira, 15, uma parceria com a pasta equivalente de Cuba. As informações são do Poder 360.

O objetivo do trabalho conjunto, de acordo com a ministra, Nísia Trindade, é combinar a inovação do país caribenho no setor da saúde, com a capacidade de produção em escala que o Brasil pode oferecer.

Entre os principais alvos estão os tratamentos para doenças como:

  • Alzheimer
  • Diabetes
  • Gastrite

Produção de medicamentos inovadores na sala de aula

Enquanto a Saúde fomenta a fabricação de medicamentos inovadores com a ajuda de players internacionais, o tema também dá às caras nas salas de aula. A UFRJ fez um jogo que tem a indústria como seu tema principal.

O projeto digital tem como objetivo ensinar a população jovem sobre como os remédios são criados e veio após um “irmão mais velho” em tabuleiro.

A ideia inicial partiu de François Noël, professor do Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ). O docente, que já usava um jogo similar importado, notou uma defasagem no conteúdo e uma oportunidade de inovar.

Nöel buscou a ajuda de outro professor, Geraldo Xexéo, do laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes). Juntos, eles desenvolveram um jogo de tabuleiro sobre a fabricação dos medicamentos.

Lançada em 2021, a brincadeira séria foi usada pelos estudantes de pós-graduação em farmacologia da universidade, mas não parou por aí.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress
error: O conteúdo está protegido !!