Para fomentar a produção de medicamentos inovadores e o desenvolvimento de vacinas, o Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira, 15, uma parceria com a pasta equivalente de Cuba. As informações são do Poder 360.
O objetivo do trabalho conjunto, de acordo com a ministra, Nísia Trindade, é combinar a inovação do país caribenho no setor da saúde, com a capacidade de produção em escala que o Brasil pode oferecer.
Entre os principais alvos estão os tratamentos para doenças como:
- Alzheimer
- Diabetes
- Gastrite
Produção de medicamentos inovadores na sala de aula
Enquanto a Saúde fomenta a fabricação de medicamentos inovadores com a ajuda de players internacionais, o tema também dá às caras nas salas de aula. A UFRJ fez um jogo que tem a indústria como seu tema principal.
O projeto digital tem como objetivo ensinar a população jovem sobre como os remédios são criados e veio após um “irmão mais velho” em tabuleiro.
A ideia inicial partiu de François Noël, professor do Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ). O docente, que já usava um jogo similar importado, notou uma defasagem no conteúdo e uma oportunidade de inovar.
Nöel buscou a ajuda de outro professor, Geraldo Xexéo, do laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes). Juntos, eles desenvolveram um jogo de tabuleiro sobre a fabricação dos medicamentos.
Lançada em 2021, a brincadeira séria foi usada pelos estudantes de pós-graduação em farmacologia da universidade, mas não parou por aí.